Investidor pede que Intel reaja a concorrentes como Apple e AMD

Originally published at: Investidor pede que Intel reaja a concorrentes como Apple e AMD – Negócios – Tecnoblog

Após queda em ações, Third Point sugere que Intel considere desmembrar suas operações para terceirizar a produção de chips

N consigo ver muito futuro pra Intel. Com o avançado do ARM a Intel até tentou algo fajuto, mas desistiu logo de cara e ficou por isso mesmo.

Intel ainda irá durar muito tempo, mas diria que ela só tende a cair daqui pra frente se ela n reagir (e olha q tem mais de 1 década que o ARM começou a ganhar força, Intel ainda tem tempo).

4 curtidas

Sugaram todo o lucro e não investiram o suficiente em pesquisa, agora estão colhendo os resultados, todo empresa precisa se manter investindo em renovação ou perde mercado.

Vai precisar buscar a vendas das fábricas, e em último caso, talvez até uma desastivação das mesmas de forma gradual. Buscar uma “solução” para as fábricas (continuando com elas) só vai sangrar o que resta de capacidade financeira da empresa, além da evolução de litografia. O grande problema a dessa estratégia?? Nesse momento TSSMC e Global F não têm capacidade de absorver de forma relevante a fabricação de Chips Intel…Essa decisão deveria ter sido tomada há pelo menos 2 anos atrás…

Acho que estavam se referindo a abrir as fábricas para terceiros, e a intel passar a desempenhar o papel de uma TSMC.

Cada vez que se avança na litografia, é preciso adaptar as fábricas aos novos maquinários. Que são extremamente complexos (de produção limitada), levam meses para serem montados e estarem operantes.

A exemplo da TSMC, já em fevereiro começam a migrar suas linhas de produção para os novos SoCs da Apple, enquanto a outra parte fica responsável das gerações anteriores. Pra ter uma noção, a Apple já reservou a capacidade inicial toda da TSMC, em litografia de 3nm.

Se a intel quiser entrar nesse ramo, vai precisar evoluir muito, porque no próprio ela já está defasada, imagina alcançar quem já está na liderança de outra arquitetura.

O erro foi lá no passado, quando abandonaram a divisão de processadores mobile. Se tivessem feito a virada para ARM naquela época, hoje teriam condições de converter essa divisão para o mercado de PC.

2 curtidas

O grande problema para migrar suas fábricas para terceiros também (em litografia atualizada) é capital, Tanto TSMC quanto GlobalFoundries são empresas bem capitalizadas, com acesso a Bilhões e evolução constante, coisa que a Intel no momento não detêm. Além da questão que você apontou, começar uma conversão agora, mesmo que com capital garantido, levaria pelo menos 4 anos entre início do projeto, testes e viabilidade dos primeiros lotes comerciais.
Eu pelo menos vejo que a Intel e AMD não focam e nunca focaram em ARM por não ver futuro (para elas) na arquitetura, afinal é questão de pouco tempo os grandes integradores deterem projetos próprios de ARM, terceirizando a produção. Microsoft, Google, Amazon, Apple, Samsung…todas em menor ou maior grau já tem ou iniciaram projetos próprios, que num futuro próximo vão deixar a própria Qualcomm numa situação tão delicada com a da Intel. Eu pelo menos não vejo futuro para a Intel, pelo menos com a atual direção da empresa, justamente por não ter se adiantado a todos esses problemas apontados, vem perdendo mercado de forma avassaladora no X86 para a AMD.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.