Invasão de Lives - Discursos de Ódio

Fala, pessoal! Nas últimas semanas conhecidos meus passaram por situações complicadas em suas lives.
Uma das mesas, de um evento de saúde, estava com a pauta o racismo e foi invadida com xingamentos e discurso de ódio.

E ontem, na escola que dou aula, a live também foi invadida. Durante a semana houve um evento sobre educação anti-racista e ontem a pauta era um papo filosófico.

Foi da mesma forma.

Nas duas situações, o Google Meet estava sendo utilizado. Na primeira inclusive, não foi possível excluir as pessoas que invadiram, tendo que ser remarcada a reunião. Na de ontem teve que ser remarcada também.

Pergunto à vocês:
O que faz ser tão “fácil” esta invasão?
Vocês já passaram por algo assim ultimamente?

Em relação aos discursos de ódio, percebemos que não é coincidência. Várias matérias relacionadas à isso também em outras cidades.

No projeto de extensão que eu participo, divulgamos o evento, mas enviamos os links de maneira privada a cada participante, pra evitar esse tipo de situação.

5 Curtidas

Como passaram os links pra reunião?

2 Curtidas

Pois é. A escola faz isso também. Na reunião remarcada foi enviado um novo link e um pedido para que os responsáveis logassem com o nome do aluno para um controle das pessoas que entram.

2 Curtidas

Tenta utilizar algum site de eventos para cadastrar e enviar o link por lá, é bem mais seguro e você tem um maior controle sobre os participantes. Tu denunciou esses infelizes pra PF?

Não esqueça de seguir a LGPD no tratamento dos dados.

2 Curtidas

Excelente ideia a do site de evento!
A escola está tomando as medidas e tentando entender como os invasores tiveram acesso ao link.

Grato!

Já vi uns youtubers fazendo vídeos de “invasões” em aulas online. Muita falta do que fazer.
Tenho uma amiga que faz parte de um coletivo lésbico e esse coletivo organizou uma “festa online” logo no início da quarentena pelo Zoom. Entrou um cara com a câmera aberta se masturbando. Nojento.

Eu sou professora, tenho a listagem das minhas turmas e peço pros meus alunos logarem no Zoom com o nome e sobrenome, além de colocar senha na sala. Já dei algumas aulas abertas, mas fiz cadastro de todos os interessados, pedi pra logarem também com nome e sobrenome e todos que entravam tinham que ligar a câmera. Se não liga, não fica na sala. Até agora tem dado certo, mas acho que não tem uma medida que torne 100% seguro fazer eventos online.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.