Interpretar dados de trace route

Pessoal, estou com o seguinte problema na minha conexão: apenas um site (e conjunto de serviços hospedados dentro do tjdft.jus.br) apresentam lentidão intensa apenas na minha conexão de fibra (provedor Open Internet). Testei com a internet do celular (VIVO 4G) e os serviços funcionam perfeitamente. Todo o restante navega normalmente com a conexão de fibra ou 4g da vivo. O que poderia ser? Fiz aquele Tracert (na fibra e no 4g) e esses são os resultados:

Fibra

Vivo 4G

Meio longa a explicação.

Dá uma lida nesse artigo: How to Read a Traceroute – InMotion Hosting Support Center

O resumo, na base do chutometro do relato que você deu, seria que a rota entre o seu ISP e o TJDFT é ruim e causa essa lentidão.

Pela imagem, demora cinco hops (que aparecem com timeout) pra chegar na rede da Algar e depos na rede do TJDFT.

A Vivo aparenta ter uma rota melhor, por isso funciona melhor.

Se de fato for isso, infelizmente não tem muito o que fazer no curto prazo a não ser trocar de provedor na sua conexão doméstica.

Será que não resolveria se usasse um VPN (dependendo dos dados que vão ser usados, pode não ser uma boa idéia) ou trocasse o DNS por outro? (Quad9, OpenDNS, Google DNS, Cloudflare, etc)

VPN resolve mas eu considero como um paliativo, a não ser que o OP esteja disposto a pagar uma VPN e sempre usar ela pra acessar o TJDFT.

DNS eu não sei se vai resolver alguma coisa nesse caso, mas não custa tentar mudar.

Feedback: entrei em contato com o provedor que resolveu tudo no mesmo dia à noite (vantagens de provedor pequeno que você trata tudo diretamente). Já tinha feito a troca de DNS, atualização de firmware do roteador (Intelbras 300N), reset de conexão. Daí encaminharam para a área de rede, que respondeu ao chamado dizendo que fizeram uma “manobra na rede”. Seja lá o que isso signifique, voltou a funcionar perfeitamente o que eu acessava antes (trabalho). O resultado do Trace Rote aparentemente não mostrou mudança (ou mostrou?):

Coisado, deve ser algum link que estava congestionado então.

Pelo menos resolveu :smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.