Internet via fibra ultrapassa cabo, cobre e rádio juntos no Brasil

2 curtidas

Uso fibra desde 2016, e o salto da DSL foi gigantesco.
Mas, como o RonDamon me informou em outro post, jamais imaginaria que os pequenos que estivessem ampliando tanto essa malha de fibra!

1 curtida

Estranho muito ler esse tipo de notícia. De todas as pessoas que conheço, só uma tem conexão por fibra. E eu conheço bastante gente.

Se fosse depender somente das grandes eu ainda estaria usando linha discada.

5 curtidas

Qual cidade/região do pais?
Por mais estranho que pareça, é mais fácil conseguir fibra em cidades pequenas a médias do que nas capitais, as redes nas cidades pequenas são mais novas e de fibra, enquanto que as das capitais são mais velhas e de cobre, com uma taxa de troca bem baixa.

Moro no interior do Paraná!
Meu município tem 7 mil habitantes!
Maior parte vive no interior! Sítios, chácaras.
Aqui tem 3 empresas de fibra! Todas na cidade claro.

2 curtidas

Pois então!

Se a massa da população está nas capitais e fibra é precário justamente nas regiões com mais concentração de população, como pode fibra ultrapassar cabo + rádio?

Estão computando quantidade de cidades com cobertura por fibra ou de instalações de link de internet?

Duvido que 10% do Rio de Janeiro tenha fibra.

Vamos tirar como exemplo a zona norte do Rio de Janeiro, onde resido. A regição concentra 42% da população da capital. Não há oferta de internet por fibra ótica aqui.

Se formos para a zona oeste, onde reside aproximadamente 40% da população, a coisa fica ainda pior.

Se olharmos para os bairros nobres da zona sul, há a opção em São Conrado que é onde mora o único morador do Rio que conheço com fibra em casa. Do Leme a Ipanema só há a Net/Claro (cabo coaxial) ou Velox da Oi (ADSL cabo cobre) com links de 300kbps.

Sou cético com relação a esse levantamento.

Tem que ver a metodologia que a Anatel usa pra coletar esses dados.

Dei uma olhada por cima no site deles e não achei nada sobre isso, mas eu chuto que eles basicamente pegam o que as próprias operadoras informam e consolidam esses dados.
Uma possibilidade é ter caído o número total de clientes na internet fixa, com uma queda maior entre os clientes que estavam nos cabos (que talvez migraram pro móvel só), alterando a proporção de clientes na fibra.
Pra ter certeza precisa ver os dados históricos também.

Se quiser dar uma olhada, o site é esse:
https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/acessos

Você pode verificar os dados no país a nível nacional, regional, estadual ou municipal.

1 curtida

Por aqui, só conheço duas pessoas que ainda possuem internet DSL, e as duas são idosos que não precisam de mais que 10Mbps.

Todo resto, só fibra.

2 curtidas

Também moro no interior do PR, e aqui praticamente todo mundo que conheço possui acesso via fibra em casa, com exceção de quem mora nas partes mais afastadas/zona rural, cujo acesso é por rádio.

2 curtidas

Eu uso rádio!

21,8%, pra ser mais exato e ainda está em queda.

No RJ a fibra perde até pra PacPon/Rede Metro/DSL.

A ANATEL coleta os dados através do sistema DICI. Todo mês o provedor precisa upar uma planilha CSV com as informações sobre sua rede, localidade e quantidade de clientes. Alguns provedores não informam a quantidade correta de clientes com objetivo de fugir da licença SCM, então a quantidade de pessoas com Fibra Óptica pode ser beeem maior.

1 curtida

Conforme o @Francisco nós trouxe os dados (valeu Francisco, me poucou o trabalho de procurar), o problema é o Rio de Janeiro, o resto do Brasil usa bastante fibra, se o teu círculo de conhecidos incluísse pessoas de outros estados tu veria isso.

Da pra teorizar sobre o pq disso, entre os itens eu colocaria rede existente velha (não vale a pena trocar ela se não tem concorrência), muitos prédios antigos que não tem capacidade de receber fibra sem reformas, e as Milícias/traficantes que devem complicar muito a vida dos provedores na periferia.

Acho isso meio equivocado, eu a quase dois anos adquiri a TIM LIVE 150M fibra porém no ato da instalação colocaram par transado de alumínio e falaram que a fibra é só até o poste e não chegava a velocidade contratada. Quando se liga para o tele atendimento lá está registrado como fibra e eu peco para vir a minha residência e confirmarem e me provarem que o cabo usado para interfone é realmente fibra ótica e se eles me provarem eu rasgo meu diploma de nível superior e minhas certificações

2 curtidas

Se não tá chegando a velocidade contratada então o técnico fez alguma gambiarra por preguiça de adaptar a instalação.

Manda umas fotos aí do teu equipamento, fiquei curioso pra saber o que a Tim tá usando nessas instalações.

1 curtida

Eu conheço bastante gente de São Paulo/SP, Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, Teresópolis/RJ, Volta Redonda/RJ, Resende/RJ, Curitiba/PR e João Pessoa/PB. São contatos de meu círculo profissional. Nenhum deles tem fibra. O único que eu conheço que tem fibra mora no Rio de Janeiro/RJ.

Sei que a informação parte da Anatel, mas ela é fornecida pelas operadoras e é nisso que eu não confio.

A TIM, por exemplo, disse que iria trocar meu link por fibra há um ano. Recebi até comunicado da empresa. Informação que foi amplamente noticiada e saiu até aqui no Tecnoblob. Segundo consta, em informação da TIM, todo o meu bairro já está coberto por fibra. Mas isso não é a realidade. Ninguém tem fibra, ainda. A única coisa que eles fizeram foi trocar o cabo de cobre por um de liga de alumínio para tentar reduzir os roubos de cabos.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.