Internet fixa está 70% mais rápida com expansão da fibra óptica no Brasil

Chile ganha do Brasil por causa de seu tamanho bem inferior em relação ao nosso. Então, é mais fácil e rápido fibrar esse país. Estou errado?

2 curtidas

Estou surpreso que o estado de Roraima possui a maior velocidade média depois do Distrito Federal :flushed: :flushed: :flushed: :flushed: :flushed:

“O Distrito Federal alcançou a velocidade média de banda larga fixa mais rápida entre os estados brasileiros com 75,71 Mbps durante o primeiro trimestre de 2021. Roraima ficou em segundo (60,72 Mbps) e São Paulo em terceiro (57,48 Mbps).”

Por que será? Tem algo a ver com os países vizinhos de fronteira (Venezuela e Guiana) ?

Onde moro só melhorou mesmo, comecei com discada, passei por wireless, adsl, finalmente cheguei no FTTC (com incríveis 6 Mb) e por fim FTTH, passa 5 operadoras aqui no poste, todas elas oferecem até 1 Gb por 150 mensais, mas dentro do meu orçamento, que é 100 por mês (sempre foi, todos os serviços citados nunca paguei mais do que isso) tenho 500 Mb que nem uso tudo, tirando alguns servidores parrudos ou torresmos populares 100 Mb é o suficiente pra não ter dor de cabeça. velocidade não é mais um problema com as fibras, as operadoras tem que se preocupar mais com latência e disponibilidade.

Acredito que seja mais por causa da concorrência, nesse cenário que aparecem 10 operadoras na cidade/bairro ou se oferece altas velocidades por preços populares ou perde cliente, participo de grupos de FTTH e é comum memes la de panfletos oferecendo a fibra, mais um x salada pra atrair o cleinte :sweat_smile: :sweat_smile:

1 curtida

A OI engoliu o mercado de RR com planos de 200Mbps e as outras cidades são tão pequenas que não vale a pena chegar.
image

4 curtidas

O bacana que a Vivo continua entregando IPv4 válido para o cliente mesmo no FTTH, enquanto as demais operadoras aplica o CGNAT. Já usei o plano fibra e gostei, ping baixo, e boa taxa de upload.

Isso é um ponto a favor do Chile, nosso território é grande. Concordo contigo.

Tem a ver com a média das conexões. Como São Paulo tem muita gente ainda com conexões xDSL da Vivo, eles acabam derrubando a média como um todo. Situação parecida com a minha: tenho fibra em casa, mas em uma velocidade de 30 de down e 15 de up, abaixo da média de Brasília, mas que não é a realidade da maioria aqui, que já está nessas velocidades acima dos 100 mega da Oi, Vivo, Claro, Tim e provedores regionais.

2 curtidas

Eu migrei para Vivo Fibra (fizeram a adaptação técnica no meu prédio há uns 20 dias atrás).

Até agora nada a reclamar e, inclusive, está mais rápido e com ping menor que a Claro/NET que eu usava antes.

1 curtida

Ping é bastante baixo… o único porém que a Vivo não deixa o cliente doméstico passar o equipamento para bridge. Mais como fornece IPv4 válido, pode fazer o redirecionamento de portas na ONT mesmo. Havendo necessidade de aumentar o alcance da rede Wireless só colocar um Acess Point na ponta, foi o que fiz com TP-Link C9.

Realmente não vi necessidade de passar o modem deles pra bridge. Pensei que era um modem bugado, mas não, está bem estável.

Realmente, da para notar que está aparecendo planos mais rápidos e baratos. Até mesmo onde moro, interior do Piauí, já tem panos de 1 giga por pouco mais de R$ 200 ou se preferir algo não tão overkill 400 megas custa apenas R$ 100. Tudo na fibra.

2 curtidas

“Vivo e Oi lideram índice de satisfação”! É brincadeira, só se for nos bairros nobres. Graças às operadoras regionais o Brasil está avançando nas velocidades, porque se dependêssemos dessas teles estaríamos no discado pagando muito caro. Elas oferecem preço, velocidade e suporte, coisas que essas teles nunca ofereceram de verdade. As teles ainda lideram o mercado pois muitos clientes se acomodaram, é a mesma situação do telefone fixo que não serve pra nada e impressiona ainda o número de clientes.

Ruim dessas operadoras nacionais vivo, claro, oi… é que os preços delas é tudo padronizado R$ 99,90 200 MEGA pra mim que sou um usuário comum nunca vou atingir essa velocidade, e olha que tenho Netflix cadê os planos de 100 MEGA, 50 MEGA não tem por isso ainda fico na operadora regional que posso negociar o valor e a velocidade.

O provedor local deu melhorada em seus planos fibra! 35MB 50 reais, por exemplo! Viva a concorrência!

Será que você não tá com um modelo antigo de HGU? Porque a Vivo Box que cederam quando eu fiz a assinatura (Askey RTF8115VW) tem a opção de colocar em modo bridge na própria interface de configurações, sem precisar recorrer a gambiarras, inclusive tá configurado dessa maneira aqui.

Outro modelo que costumam fornecer é o Mitrastar GPT-2741GNAC, que também tem a opção de modo bridge, mas nesse modelo tem que ser configurado pelo 192.168.15.1/padrao, se configurar pela interface da Vivo ele desativa a TV e o telefone (se fizer parte da sua assinatura). No Askey não tem esse problema…

1 curtida

Essa é a mágica do Livre Mercado e da concorrência! E tem gente que ainda é contra… já pensou se tivéssemos só um monopólio estatal para “fibrar” o país inteiro? Hehehehe

Mais tem operadora regional que não deixa nem acessar o modem para troca de DNS, e etc, a Sumicity é uma delas, e ainda empurra o CGNAT. A Oi e Vivo deixa o usuário acessar o equipamento, fornece IPv4 válido. Tem os prós e contras. Eu prefiro a liberdade de passar o equipamento para bridge, e colocar o roteador na ponta responsável pelo NAT.

1 curtida