Intelbras aposta no 5G FWA e homologa novo modem no Brasil

WiMax ainda sobrevive ou é tecnologia enterrada? Lembro que ele fazia melhor que o GSM.

Qual das empresas será que vai conseguir entregar o modem externo mais barato?

Sobrevive por aparelhos, afaik. Acho que a maioria das redes migrou pra “WiMax 2” que é basicamente TD-LTE ou pra TD-LTE mesmo.

e eu esperando um roteador FTTR da intelbras , só a huawei que tem ( que eu saiba )

Huawei é só uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecom do mundo hahaha, mais fácil eles fazerem que os outros.

Qual seria a diferença técnica entre um roteador FTTR e um FTTH ?

Fiber to the Room. É aquele negócio que a Oi usa, com fibra “invisível”.

A minha duvida é o que muda entre um modem fiber to the Room e num fiber to que Home, eles me pareceram ser a mesma coisa os 2 tipos de modem, só mudando o processo de instalação.

marketing :sparkles:

1 Like

Felipe, o FTTR você conecta o roteador com o access point via fibra, e não via cabo RJ45,
E o access point que fica o WIFI, assim voce pode colocar o roteador num lugar ,e o WIFI no melhor lugar da casa
O cabo de fibra é mas fácil de passar , e pode usar a mesma infra da rede elétrica, facilita muito
O CAT6 tem velocidade de 1GB enquanto a fibra tem no minimo 10GB que melhora a velocidade na “rede interna”
pra mim o FTTR é uma otima solução,

Mas como exatamente funciona essa fibra entre um modem e outro? pois pelo que vi o roteador principal só tem 1 porta de fibra, o secundário recebe a fibra direto da rua também, não vem do primário.

E sempre se pode usar um conversor de mídia entre um roteador e outro onde for complicado passar um CAT6 e usar uma fibra.

Atualizei o post, descobri algumas informações novas.

1 Like

tem uma entrada da fibra de operadora,
E uma saída de fibra pra fazer um “varal” e o wifi a mesma coisa, tipo “varal”

1 Like

Quando a Oi lançou o serviço eu procurei fotos das conexões do modens e não achei, só achei um esquema de ligação que era diferente desse ai, sabe o modelo do modem ou onde tenha fotos de uma instalação desse tipo?

Edit: Achei um esquema mostrando as 2 portas de fibra do modem, agora só fiquei na duvida que protocolo ele usa naquela porta de rede, seria gpon também? já quero uma rede gpon pra chamar de minha dentro de casa, sem depender da operadora me oferecer isso.

veja este video

1 Like

Muito obrigado pelo vídeo, agora deu para ter uma visão do equipamentos, apesar de não entender nada que ele falava.