Intel vai aposentar chipsets série 300 dos processadores Coffee Lake

Originally published at: Intel vai aposentar chipsets série 300 dos processadores Coffee Lake – Computador – Tecnoblog

Com fim da série 300, placas-mãe com chipsets como Intel Z370 e B365 serão descontinuadas gradativamente

Nada de exatamente novo. A cada geração praticamente a Intel lança um chipset novo. E mesmo os que ela garante que vai ter compatibilidade com uma futura geração a quantidade de lançamentos é minúscula.

Exemplo aqui: tenho um i5-4460 (4a. geração, codinome Haswell) com chipset H97, que é compatível com os Intel de 5a. geração, codinome Broadwell. Foram lançados apenas 6 chips para o socket 1150 da 5a. geração e todos eles OEM, que não são vendidos diretamente ao consumidor exceto em alguns marketplaces.

Enquanto do lado da AMD eles estão garantindo longevidade de pelo menos 3 anos pro chipset com, no máximo, update de BIOS.

E pra ajudar a Apple pulou fora da Intel, o que na questão financeira não é quase nada mas na questão impacto pra marca é mais um baque, ainda mais com os M1 que são superiores.

É, a Intel precisa urgentemente voltar pra prancheta e criar algo de fato novo com urgência. Porque ficar reciclando a mesma arquitetura desde a 6a. geração e a cada uma delas praticamente introduzindo socket e chipset novo dificulta a vida em um mercado que, além de estar migrando pra smartphone e tablet, está cada vez mais adiando upgrades.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.