Intel revela GPU dedicada DG1 e detalhes sobre plataforma gráfica Xe

Originally published at: Intel revela GPU dedicada DG1 e detalhes sobre plataforma gráfica Xe – Computador – Tecnoblog

Intel anuncia plataforma gráfica Xe-LP, Xe-HP e Xe-HPC durante feira CES 2020; DG1 é GPU dedicada para desenvolvedores

Não será GPU dedicada separada do processador?? Não entendi bem…

Aparentemente, placa de vídeo normal ou coisa do genero… a Intel tentando reinventar a roda.

Uh… essa parte não me entusiasmou muito não…

Uh… tipo. A Intel está lançando uma placa de vídeo com uma ventoinha? O que eu perdi? No que isso se difere de uma VGA normal?

É um primeiro passo. A Intel é líder em GPUs integradas: praticamente todo processador Intel Core i3 a i9 desde 2010 inclui uma GPU e a empresa é líder em CPUs (leia-se APUs) desktop.

Ao elaborar uma placa de vídeo e seu respectivo software dedicado, os desenvolvedores de games e outros aplicativos podem tirar melhor proveito do hardware. Hardware esse cuja versão mais básica já está presente em inúmeros desktops.

Não acho que a Intel vá concorrer logo de cara contra nVidia e Radeon Technologies Group nas placas de vídeo gamers. A intenção aqui é estabelecer alicerce para talvez fazer isso a longo prazo, leia-se uma década.

2 curtidas

A ideia dessa gpu é ajudar os devs fazerem os apps funcionarem corretamente, a Intel disse que é só uma versão de engenharia e que no futuro atualizações vão melhorar o desempenho, mas o que foi mostrado pelo Steve do Gamer Nexus não anima muito. Mas espero que pelo menos no mercado low-end tenhamos em breve mais de 2 opções.

Basicamente é uma nova gpu integrada ao processador.

Laguna ce ainda tá vivo… hahaha

Sei lá, acho que nuns 5 anos eles já concorrerão com as placas mid-end.

AMD RYZEN APU !!! Creio que são as melhores

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.