Posso estar enganado mas lembro de já ter visto ideia semelhante antes. E que o projeto foi descontinuado.
A ideia existe e está mais viva do que nunca. https://frame.work/
Ahhh sabia! Bom saber que a ideia continua de pé.
Acho que me confundi com aquele projeto de celular modular do Google, esse sim foi de arrasta.
Esse sim, infelizmente não foi pra frente.
Também, das grandes, a única que, mesmo sem aderir ao projeto, “flertou” com a ideia de modularidade, foi a extinta LG Mobile, que tinha um LG G (não lembro se o G5 ou G6), que tinha a bateria removível pela parte inferior do aparelho; fora eles, o resto seguiu pelo caminho de aparelhos “unibody”!
Podiam começar o projeto tornando a tecla do Copilot um módulo opcional.
Falando sério agora, eu gosto pra caramba dos notebooks da Samsung porque eles facilitam muito o upgrade de RAM e HD separando os módulos com tampinhas dedicadas. Sempre me perguntei se tem algum tipo de patente envolvida pra essa prática não ter virado padrão de mercado.
Mas esse truque é velho, é só que nos últimos 10-15 anos tava na moda fazer notebook unibody com uma tampa só.
Qualquer ThinkPad dos anos 90 e 2000 tem isso.
Só tive meu primeiro notebook em 2014, então isso explica muita coisa
Nunca curti muito a ideia de realizar manutenção em notebook, ainda mais quando o equipamento é de terceiros. Dependendo da complexidade indico uma assistência.
Já o meu MacBook de uso pessoal eu realizo a manutenção, e por incrível que pareça é fácil. O acesso ao hardware é por tampa única parafusada no chassi, os cabos são resistentes e sai sem esforço utilizando um spudger ou chave Torx T3 e T5.
Era exatamente isso estava para colocar nos comentários. Esse padrão facilita acesso bateria, memórias, armazenamento e ainda pode trocar pasta térmica enquanto faz limpeza interna.