Intel quer tornar notebooks e miniPCs mais modulares para facilitar reparo

Posso estar enganado mas lembro de já ter visto ideia semelhante antes. E que o projeto foi descontinuado.

1 Like

A ideia existe e está mais viva do que nunca. https://frame.work/

7 Likes

Ahhh sabia! Bom saber que a ideia continua de pé.

Acho que me confundi com aquele projeto de celular modular do Google, esse sim foi de arrasta.

3 Likes

Esse sim, infelizmente não foi pra frente.
Também, das grandes, a única que, mesmo sem aderir ao projeto, “flertou” com a ideia de modularidade, foi a extinta LG Mobile, que tinha um LG G (não lembro se o G5 ou G6), que tinha a bateria removível pela parte inferior do aparelho; fora eles, o resto seguiu pelo caminho de aparelhos “unibody”!

4 Likes

Podiam começar o projeto tornando a tecla do Copilot um módulo opcional.

Falando sério agora, eu gosto pra caramba dos notebooks da Samsung porque eles facilitam muito o upgrade de RAM e HD separando os módulos com tampinhas dedicadas. Sempre me perguntei se tem algum tipo de patente envolvida pra essa prática não ter virado padrão de mercado.

1 Like

Mas esse truque é velho, é só que nos últimos 10-15 anos tava na moda fazer notebook unibody com uma tampa só.

Qualquer ThinkPad dos anos 90 e 2000 tem isso.

5 Likes

Só tive meu primeiro notebook em 2014, então isso explica muita coisa :sweat_smile:

2 Likes

Nunca curti muito a ideia de realizar manutenção em notebook, ainda mais quando o equipamento é de terceiros. Dependendo da complexidade indico uma assistência.

Já o meu MacBook de uso pessoal eu realizo a manutenção, e por incrível que pareça é fácil. O acesso ao hardware é por tampa única parafusada no chassi, os cabos são resistentes e sai sem esforço utilizando um spudger ou chave Torx T3 e T5.

Era exatamente isso estava para colocar nos comentários. Esse padrão facilita acesso bateria, memórias, armazenamento e ainda pode trocar pasta térmica enquanto faz limpeza interna.

1 Like