Intel promete US$ 20 bi em novas fábricas para voltar a ser líder em chips

2 curtidas

A Apple tem dinheiro de sobra pra construir fabricas próprias, não? Não é vantajoso pra ela? Gasto desnecessário?

100 Bilhões, nao sabia que a Intel tinha tudo isso em caixa não.

Não é lucrativo ter a própria fábrica de chips, mesmo com a quantidade de aparelhos que ela vende. A TSMC entrega tudo que a Apple precisa, substituir por uma infraestrutura própria só traria problemas. Não basta ter dinheiro, pessoal, matéria prima e equipamentos, se tudo isso não trabalhar em sintonia.

Basta ver o exemplo da Samsung que dispõem de uma unidade própria e os SoCs snapdragon produzidos por ela diferem em performance para os mesmos SoCs que a TSMC fabrica.

Com certeza já passou pela cabeça deles fabricar os iPhones, os chips e tudo mais, porém experiências prévias provaram que era inviável, não só financeiramente como pela mão se obra. Parte disso se deve ao Tim Cook na época em que ainda era chefe de operações.

6 curtidas

O problema é que concentrar tudo na TSMC tá trazendo só problema, vai chegar num ponto que não vai valer a pena mais.

3 curtidas

Provavelmente vai ter boa demanda as fábricas da Intel assim como as da TSMC em solo americano, justamente pela incerteza que vive a relação Taiwan/China.

E ela já anunciou que irá abrir para terceiros poderem comprar esse espaço ocioso. Que é uma jogada excelente para esse momento atual. Fora que manter a fábrica operando perto da capacidade total colabora para otimizar custos e maximizar lucro.

3 curtidas

O foco da empresa está em pesquisa e desenvolvimento de produtos, fabricar é uma tarefa extremamente complexa, por isso é muito mais fácil terceirizar e já receber seu produto pronto.

Uma desvantagem que eu enxergo na operação da Intel é justamente ser uma empresa americana, diferente de suas rivais asiáticas, operar nos EUA significa ter custos mais elevados, talvez isso possa dificultar um pouco para o setor de vendas.

1 curtida

Se for analisar o cunho financeiro sim, além de que uma ampliação das plantas da TSMC e Samsumg nos seus parques seriam o mais vantajoso. Mas temos que lembrar que os europeus e americanos abriram linhas bilionárias de crédito barato para levar unidades a seus territórios. E outro detalhe que acaba sendo estratégico é Taiwan…Imaginem se algum momento nesse ano a China resolve empreender a “retomada” do território que considera rebelde??? Apple, AMD, Nvidia e outras simplesmente não teriam opção fabril a médio prazo.

4 curtidas

Exatamente as tretas com a china e tal pode dar ruim para empresas americanas, agora seria um sonho uma empresa dessas nas terras brasileiras, uma TSMC OU intel / AMD fabricando chips.

E o BR é perfeito pra isso com o clima, água e recursos. Mesmo com toda a burocracia ainda seria infinitamente mais barato q abrir nos EUA.

Problema aí é que além do Brasil ser extremamente caro e sem tradição com esse tipo de área (afeta mão de obra), acaba não tendo poder pra puxar algo assim. Nos EUA e Europa em geral também os custos são altos, só que agora se compensa com as centenas de bilhões oferecidos pelos governos.

Infelizmente os governantes BR nao usam a cabeça. uma intel ou TSMC iria mudar o patamar do Brasil, fora que teríamos que atrair gente do exterior no inicio, mas poderíamos formar aqui a mão de obra necessária, seria um retorno absurdo a longo prazo.

Claro que usam, só que em benefício próprio. Como quererem arrancar quase 6 bilhões para fundo eleitoral.

Quem tem esse nível de qualificação já nem está mais no Brasil, e aliás, como você convence um profissional deste nível a vir para um país como o Brasil, que não oferece o mínimo, segurança. Fora questões básicas como logística e infraestrutura. Não dá pra fabricar uma mercadoria de alto nível e acabar com ela danificada em uma rodovia esburacada ou sendo alvo de roubo de carga.

Também gostaria de ver nosso país investir mais em tecnologia de alto nível, só que para isso acontecer precisa vir de base. Um exemplo é o que os Emirados Árabes Unidos fez com o programa espacial deles, gastaram bilhões nisso do zero, para qualificar e engajar a nova geração e resolver um problema de perspectiva de futuro. E já estão colhendo resultados, conseguiram aumentar significativamente o número de jovens estudantes e formandos nas áreas de ciências e o mais importante, reter esses indivíduos.

Exemplos como esse estão espalhado entre as grandes nações, os Estados Unidos usam as missões como forma de engajar jovens estudantes a se interessarem por ciência, é daí que saem os nomes dos rovers.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.