Intel, Nvidia e TSMC alertam: escassez de chips não acabará tão cedo

Originally published at: Intel, Nvidia e TSMC alertam: escassez de chips não acabará tão cedo – Negócios – Tecnoblog

Escassez global de chips virou problema crônico: Intel, Nvidia e TSMC sugerem normalização em 2022 ou, ainda, 2023

E a situação pode até piorar! Existem fatores climáticos e geopolíticos capazes de atrasar ou até inviabilizar as unidades da TSMC em Taiwan, que tornariam em uma situação de paralisação Apple, Nvidia, Qualcomm e AMD (entre outras) empresas sem produtos.

2 curtidas

Lembro que, no fim dos anos 90, começo dos anos 2000, tinha uma PENCA de fabricantes de chips, em tudo que é lugar.

Resolveram economizar uns centavos por unidade, concentrando tudo em apenas um local, e deu no que deu…

2 curtidas

O bom é que quando normalizar já estarão lançando a série 4000 de GPUs. Quem comprou as 3000 hoje se lascou.

1 curtida

Considerando que a previsão é normalizar em um ou dois anos, não sei se eu diria que não esperar esse tempo todo é “se lascar”.

Só se pagaram o MSRP, o que é difícil. Vi uns fóruns gringos e ngm tá querendo pagar preços de scalper/superfaturados. Quem pegou a preço correto pegou, quem não pegou vai ter q esperar tanto que as 4000 estarão lançando.

Sim, tem o ganho de escala. Mas acho até que foi principalmente a guerra dos nanômetros que mais concentrou tudo…A miniaturização ficou extremamente técnica e cada vez mais cara, tirando players do mercado ou os jogando a produção de SoCs mais simples. E é isso, qualquer problema com a produção concentrada em praticamente um fornecedor, pode simplesmente levar as gigantes a uma situação apocalíptica.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.