Intel monta primeira máquina para fabricar chips com menos de 2 nanômetros

1 curtida

Realmente espero que consigam, hoje é completamente arriscado (geopolítica) e caro (limites de produção) depender somente da TSMC para os projetos mais avançados.

7 curtidas

Parece que aquela enorme montanha de dinheiro que o governo dos EUA deu pra Intel está surtindo efeito.

3 curtidas

Os EUA estão tão cagados de medo que meteram a fábrica logo em Oregon pra não ter perigo.

5 curtidas

pagou a prioridade de ser a primeira da próxima geração

Nada como o livre mercado bancado a subsídios para o mercado dar certo!
Algo normal e comum nos países que querem crescer e se desenvolver no mundo

4 curtidas

As sanções à China impedindo a ASML de vender máquinas para eles também.

Viva o livre mercado!

5 curtidas

Como assim “livre mercado bancado a subsídios”? A frase dá a entender duas coisas:

  • o livre mercado não existe e a prova são os subisidios mencionados

  • o comentarista não entende quais são os setores estratégicos de um país.

Pegando o que você disse ao final, sim, o governo tem papel central no desenvolvimento do país. Mas neste caso dos EUA, especificamente o setor de desenvolvimento de chips e a indústria aérea, bem como outras, é de suma importância, pois podem podem se tornar um problema de soberania nacional, com o aumento das tensões entre países.

Agora, aquilo que não é estratégico em termos de soberania, tem mais é que ser livre mesmo.

Sei que os EUA sendo a “polícia do mundo” é algo incômodo e bizarro, mas eu prefiro a influência deles, do que as outras potências que se apresentam. Pois como seria um mundo dominado pela China, ou Rússia? Seria um mundo livre, ou seria um mundo onde os negócios seriam pautados pela ideologia nefasta desses lugares? O que impediria China, por exemplo, de condicionar ajuda é negócios em troca de governos que sejam como o dela, autocráticos? Você conseguiria usar a Internet livremente para expor seus pensamentos, num mundo onde essas outras potências tenham o domínio?

Não só geopolítica, mas também por que Taiwan é uma ilha com risco de terremotos, nem tanta água assim e com clima que também pode ser traiçoeiro.

Ironicamente, um lugar que não teria problema com isso é…o Brasil. Infelizmente a gente tem outros problemas que impedem uma fábrica de semicondutores de ponta existir por aqui.

2 curtidas

Resumindo pra vc o que ele disse

As outras coisas que vc falou não tem a haver com o ele falou, aí já é sobre geopolítica e cultura

Kkkkkkkk É até engracado pelo tanto ironia, aqui seria perfeito, mas a ironia faz dar errado

É só piada!
E sim eu entendo!
Se vc tiver tempo pode olhar o meus histórico de postagem aqui vai entender meu ponto de vista!

Mas não é!

Não tenho bola de cristal, futurologia é uma disciplina que não fiz

Nossa é exatamente isso que os EUA fazem! Não mudaria em nada!

Ninguém consegue fazer isso hoje em lugar algum do mundo!
É uma ilusão pensar que podem!

Nos eua por força de lei(aquela desculpa de sempre)
toda empresa precisa dar informações pro governo.

Tanto que o tiktok que não é americano querem fazer dele americano…
Ou você acha que é por segurança nacional kkkkkkk

1 curtida

Na verdade pouca coisa impede!
Temos mão de obra qualificada! Temos água, temos boa forma de escolar a produção!

Mas para instalar aqui vai precisar compartilhar conhecimento.
Isso ninguém quer! Se não acontece como com a Ford.

Fosse “só” isso, a gente seria um candidato fácil, sairia barato fazer transferência de tecnologia. Fabs são caras e demoradas de fazer, e a nossa economia e legislação não são estáveis o suficiente pra isso.

1 curtida

E a política também.

Desde 2008 quando a primeira crise começou com os bancos do EUA, já devemos estar na nossa quinta crise

Temos também o custo Brasil, que deve no mínimo triplicar os custos para produzir metade do que seria possível em outros lugares.
Ainda tem muitos problemas no Brasil (infraestrutura, logística, segurança, etc, etc, etc) pra fazer a conta fechar no azul.

Seria bacana se tentassem, seria melhor ainda se tivesse uma empresa nacional nesse ramo, porque potencial no país tem. Mas é aquiela coisa, aqui é o país do futuro. O futuro que nunca chega.

Custo brasil existe mais em importações. Fabricação nacional tem trilhões de subsídios/isenção em impostos. E a mão de obra BR é bem mais barata que a de Oregon/EUA, isso nem tem o que discutir.

1 curtida

Pra ser justo, praticamente todas as indústrias de semicondutores usam algum subsídio.

1 curtida

São chips, não importa onde no mundo seja produzido, vai ter comprador!
O erro do povo é pensar que estar na ponta da tecnologia é o mesmo que estar na base dela onde preço menor importa muito.

Chamo isso de mente de produto primário kkkkk
A embraer a Weg fazem seus produtos no Brasil e o mundo compra sem problemas.
Mesmo com todos os problemas de custo brasil logistica e infra…

Pq não fazem produtos primarios …

Temos, tanto de chips em si como de produção de maquinas de chips!

Embora eu concorde com você, nossa infra é ruim, logística ruim e o resto tbm!

Toda e 100% da industria de semicondutores no mundo é via subsídios/isenção em impostos