Intel faz acusações sobre desempenho do AMD Ryzen 4000 em notebooks

Originally published at: Intel faz acusações sobre desempenho do AMD Ryzen 4000 em notebooks – Computador – Tecnoblog

Intel sugere que AMD usa “truque” para chips Ryzen 4000 terem resultado melhor com bateria do que processadores Core

Quer dizer que a Intel fez uma apresentação pra mostrar que os AMD são melhores em alguns pontos??
Sinceramente eu dificilmente uso o notebook fora da tomada. Eu sempre utilizei ele como um aparelho com portabilidade, que pode ser levado para outros lugares facilmente, sempre tento mante-lo plugado na energia.

Pelo custo x beneficio dos AMD eu acho que vale muito a pena suportar esse “problema” que a Intel acusou… ainda mais tratando-se de chips com gráfico muito superiores.

12 curtidas

Vejo mais com uma característica de produto do que algo a fim de “trapacear” a concorrência. Se a fabricante consegue desligar ou mitigar o consumo (sem detrimento relevante do desempenho) com desligamentos em determinadas situações, vejo isso como positivo, e não o contrário! Inclusive a Intel deveria fazer o mesmo ao invés de tentar levar ao consumidor que isso seria algo negativo.

9 curtidas

A Intel tá perdida mesmo, na própria apresentação diz que a concorrência tem melhor duração de bateria sem prejudicar o desempenho. Quando começou a perder nas ferramentas de benchmark a Intel começou a dizer que o importante era o uso real, que aquilo não representava o uso normal, e agora nessa apresentação usa essas ferramentas para mostrar que faz pior. :man_facepalming:

6 curtidas

A Intel ta precisando disso aqui

5 curtidas

Intel :

"STOP THE COUNT! "

6 curtidas

Exato, parece mais uma característica do que uma artimanha da AMD. A verdade é que, se o usuário não percebe, então é um processo legítimo e eficiente. Tudo isso soou só como uma coletiva de imprensa para a Intel falar que está com dor no bumbum.

7 curtidas

Acredito que existam alguns trabalhos em que seja útil fazer o boost rápido, como compilação de código por exemplo, que é algo pesado mas relativamente rápido se for um projeto pequeno. Ou, mais simples até, abrir uma página web muito pesada.

Nesse cenário – talvez – você nunca use o processador direito, sempre perde esses 10 segundos enquanto com a Intel você está usando todo o poder de fogo desde o começo. Mas só imaginando, a Intel não deu nenhum caso prático para justificar esse argumento…inclusive a solução da AMD parece mais inteligente no geral.

4 curtidas

Intel raiz mesmo: quando tá levando uma surra da concorrente, acusa ela de tudo qto é maracutaia. Que preguicinha

4 curtidas

Depois de passar vergonha na CES 2020 comparando seus “novos” CPUs com a geração anterior dos Ryzen em notebooks (enquanto a AMD já comparava os Ryzen 4000 com os Core recém anunciados pela Intel), agora fazem questão de deixar visível seu desespero em uma apresentação onde apenas provaram que o concorrente é melhor. #ForçaIntel #Vem2024

1 curtida

Acho que pra quem vai fazer um projeto pesado usar o notebook na tomada já é um padrão, pq a maioria das pessoa sabe que o desempenho é maior, então esse recurso da AMD só vai ser uma desvantagem em cenários muito específicos e a diferença final deve ser o que? Uns 2s mais rápido talvez? Pouco relevante em qualquer coisa que leve mais que 20s para terminar.

Vejo como uma característica favorável e desejável pelos usuários do processador da AMD. Os engenheiros da Intel se esqueceram de prever os cenários de energia, e agora lamentam pela eficiência da concorrente AMD.

2 curtidas

Sinceramente essa posição de ataque atual do Intel passa uma sensação de desespero. A AMD vem crescendo de forma continua no mercado, tanto de laptops quanto desktops, só não cresceu mais por causa de disponibilidade dos processadores no mercado mobile (os Ryzen 4000 ainda não apareceram por aqui…) Agora em fevereiro ou março vamos ter os lançamentos dos Ryzen 5000 mobile e a AMD deve enfiar 19% de ganho de IPC neles também e bater a Intel em single core (em multi já ganha há umas duas gerações). Ai vamos ver como as coisas vão ficar complicadas para a Intel.

2 curtidas

Intel se manteve estagnada desde a 3-4ª geração sem grandes evoluções, se não fosse a AMD estaríamos comprando i7 quad-core até hoje!
AMD tb não é santa, mas Intel só está colhendo o que plantou com essa preguiça toda. A concorrente se esforçou, evoluiu e está surfando nessa fase de desenvolvimento que tende a perdurar por bastante tempo. Intel que se ligue! Tem seus fanboys que vão continuar comprando um processador mais caro que faz o mesmo ou pior que a concorrência em alguns segmentos, mas logo logo a galera se toca.

Eu concordo que, no contexto atual dos processadores x86, faz sentido você assumir que todo mundo estará conectado na tomada. Inclusive, é isso o que mais me deixa animado com os novos processadores da Apple, parece que os ARMs finalmente fornecem desempenho bom com menos consumo/calor. No cenário atual, nem notebooks com o limite de bateria permitido podem ser usados por horas sem preocupações se tiver um hardware mais parrudo.

Por outro lado, discordo que seja irrelevante esse cenário, especialmente para produtividade que talvez seja o uso mais comum para notebooks desligados da tomada. Foi o caso de uso em que eles mostraram o ganho:

Eu trabalho com análise de dados, normalmente usando Python. Boa parte do tempo eu estou escrevendo código e gerando gráficos, mas é intercalado por tarefas bem intensivas e curtas como agregações de dados (cruzamentos, agrupamentos, etc) e treinamento de modelos (regressão, árvores, etc).

São coisas que demoram entre 2-10 segundos mesmo, mas é justamente nesse tipo de pausa “média” no fluxo que atrapalha. Quando demora nessa faixa de segundos, é pouco tempo para fazer outra coisa e muito para ficar olhando para ela, então qualquer ganho aí é bem importante.

1 curtida

Sim, concordo que eu tenha generalizado e vc é um bom exemplo de usuário que seria impactado. Na verdade, como a Intel ainda tem o melhor desempenho em singles core ela parece ser mais indicada pra vc nesse momento. Agora veremos como vai ser a implementação da AMD no ano quem vem com os Ryzen 5000. E sobre a Apple e o M1, isso me deixa muito animado pra ver como Intel e AMD vão se mover para não ficaram para trás e perder mais mercado. Os próximos anos devem ser animados.

1 curtida

Não aprenderam nada quando a Intel tentou entrar no mundo mobile

Algo não está correto nestas colocações, a AMD desde 1992 sempre pegou fogo os processadores, sendo que isso é princípio claro de energia dispersada! Se está trabalhando frio não tem a mesma performance! Então, Intel ainda é o melhor produto!

E sobre a Apple e o M1, isso me deixa muito animado pra ver como Intel e AMD vão se mover para não ficaram para trás e perder mais mercado. Os próximos anos devem ser animados.

Acho que falando de notebooks, deve demorar para eles chegarem perto de algo no mesmo nível do M1 tão cedo. Os processadores da Intel/AMD estão em níveis parecidos em single-thread com M1 com uma litografia maior, mas a diferença no consumo de energia é muito alta ainda.

Meu medo é que seja impossível chegar nesse nível de performance/energia sem abandonar o X86, porque se depender da Microsoft…essa adaptação não ocorrerá nunca. Fora que a Qualcomm – que seria a principal concorrente em ARM – não tem nada que chega perto da Apple em processador.

1 curtida