Intel Core de 13ª geração terá até 24 núcleos e módulo opcional de IA

Alguns adendos: os 10% (ou 2 dígitos, segundo a Intel) se referem ai desempenho single core (um núcleo), isso se propaga nos núcleos e o desempenho multicore tem ganho maior, no caso a Intel vai aumentar a contagem de núcleos máxima de 16 para 24, o que proporciona uma ganho expressivo em multicores. Lembrando que o desempenho Single-core da 12ª geração é superior aos dos processadores M1 da Apple (mesmo que a eficiência seja menor). Um outro adendo importante, usar “nm” para definir desempenho de processador é um erro, até pq os processadores feitos em 5nm não são feito exatamente e nem completamente nesse tamanho (como vários artigos no Anandtech explicam bem). Um bom exemplo é o novo Snapdragon 8 Gen 1 feito em “4nm” da Samsung, mas que ainda está muito atrás do A15 da Apple em “5nm” da TSMC. Uma métrica mais realista para se medir o processo de produção é densidade de transistores. Por conta da nomenclatura “nm” ser muito mais marketing do que a escala real da litografia, a Intel refez suas escalas de divulgação.

Aqui nessa matéria falam os valores de densidade máxima de cada nó das fabricantes:

Intel May Renomee seu Nó de Processo de 7nm para 5nm para destacar a similaridade do processo EUV de 5nm da TSMC | Tempos de hardware (hardwaretimes.com)

(Em milhões de transistores por mm2):

  • TSMC 10nm: 52.5
  • TSMC N7: 91
  • TSMC N5: 171
  • TSMC N3: 290
  • Intel 14nm 37.5
  • Intel 10nm: 101
  • Intel 7nn: 200-250
1 curtida

O aumento de núcleos exige que cada núcleo consuma menos energia pra manter a dissipação térmica no mesmo patamar, esse é o grande gargalo da Intel hoje em dia, por isso ela consegue uma boa melhora no single core mas muitas vezes não tanto no multi core e apanha feio na eficiência energética.

1 curtida

Lembro que tinha alguém dizendo que a décima terceira geração seria muito mais rápida que os Ryzen 5xx0… a AMD deu um gostinho da série 6xx0 com 50% de boost… haha

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.