Intel Core de 12ª geração pode ter núcleos híbridos como nos ARM

Originally published at: Intel Core de 12ª geração pode ter núcleos híbridos como nos ARM – Computador – Tecnoblog

Processadores Intel Core de 12ª geração para desktops (Alder Lake-S) devem combinar núcleos potentes com econômicos

Intel = :turtle:

Bom, pelos rumores a Intel não vai lançar arquitetura nova de processadores pelo menos pelos próximos 2 anos. Vão continuar requentando o Skylake bugado com correção que prejudica o desempenho. Ainda bem que a AMD tem produto competente o suficiente e mais barato pra não ficarmos reféns do reino azul.

1 curtida

A Intel perdeu a mão feio!
Essa “novidade” não impressionam… o que me impressionou foi a falta de cuidado deles com os bugs Spectre e Meltdown, bem como a baixa qualidade dos processadores de 10ª geração, com litografia atrasada e nenhum suporte a memórias rápidas.

Só faltou dizer que o desempenho do i5-L16G7 consegue ser pior que de um i3 Sandy Bridge, de 2011…

Cara. Que absurdo… Ryzen 5 1600 AF consome 0.5W/core* em IDLE/tarefas basicas como navegação… E a intel vai re-inventar a roda x86-64.

Agora, fazer processadores mais eficientes a Intel não quer, né.

(*é o que o OpenHardwareMonitor reporta.)

Bom, não é exatamente não querer. A Intel está com problemas de baixíssima produtividade na litografia de 7nm e enquanto essa equação não fecha eles não tem muito o que fazer em matéria de evolução de arquitetura. Só que eles estão levando essa questão no “banho-maria” porque eles tem uma liderança confortável no mercado e mesmo requentando produto há anos não deixam de vender pra grandes integradores como a Dell.

Só que agora a AMD mostrou a que veio e mesmo os antigos parceiros que compravam exclusivamente da Intel (Dell novamente, por exemplo) estão vendo mais vantagem no concorrente, principalmente na questão preço.

E, de quebra, a AMD lançou a 4a. geração de processadores pra notebooks que dá uma bela surra na Intel. O negócio é tão absurdo que uma máquina de US$ 1.499 da AMD consegue bater com facilidade uma máquina de US$ 2.999 da Intel. Isso em uma carcaça normal, sem firulas de refrigeração absurdas e com direito a mais autonomia. E em tempos de home office cada vez mais em evidência, se a Intel não sair com algo de fato novo pra logo, a AMD vai começar a ameaçar a hegemonia de fato do gigante azul.

Ah, e não menos importante: a Intel perdeu a Apple. Não que seja uma baita parceria em questão financeira (Dell, de novo, consome bem mais da empresa azul) mas a Apple é uma marca que não pode ser ignorada.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.