Intel Core de 11ª geração para desktops chega em 2021

Originally published at: Intel Core de 11ª geração para desktops chega em 2021 – Computador – Tecnoblog

Pertencentes à família Rocket Lake, processadores Core de 11ª geração para desktops foram confirmados pela Intel

1 curtida

Esses Rocket lake-S vão continuar a ser em 14nm++++++, ao menos é isso que outros sites internacionais andam noticiando dos vazamentos.

A intel, tera mesmo que se mexer, agora com o Apple indo pra ARM.
Porem ainda vender processadores celeron ou I3, acho desnecessario, alem de ter dezenas de modelos de processadores, isto confundi o “afegão médio”

E como andam o Meltdown, Spectre e cia?
A Intel vai resolver esses problemas mudando a arquitetura ou ainda não?

Os dados técnicos já estão disponíveis há um bom tempo no ark intel com, podiam ter pesquisado pra fazer essa matéria. Os processadores serão de 10nm e trazem bastante recursos novos.

10nm. Não sei qual tá sendo a dificuldade em entrar no site da intel e consultar a ficha técnica…

Acabei de olhar e não tem nenhum de 11ª pra desktop, só os mobile (Tiger Lake), os de 11ª geração para desktop vão se chamar Rocket lake e são em 14nm, só a 12ª geração é que vai ser em 10nm. Ps: nem faria sentido a Intel colocar descrição de modelos que ela nem lançou ainda.

Link do intel ark: Intel® Product Specifications

Essa imagem vazada mostra bem isso, olha na última coluna “RKL” em 14nm. Créditos: techpowerup

i7-1185GRE
i5-1145GRE
i3-1115GRE

Todos são Embedded, 10nm, lançado esse quadrimestre (Q3’20). Consulta feita no site da Intel. Não sei se estamos acessando o mesmo site, mas por lá todos que foram lançados em Q3’20, em 11th generation para i7, i5 e i3, são de 10nm. Apenas alguns i3 aparecem como “anunciados” e não como “lançados”.

O que falta é marcas como a HP, Dell, Lenovo, etc. colocaram as mãos nesses processadores pra colocarem em produtos próprios, que acredito que seja o que querem dizer com “chega em 2021”, mas eles já estão disponíveis.

Os processadores pra desktop tem o Vertical segment como “Desktop”.
Ex:

Os que são Embedded não são pra desktop. Esse i7-1185GRE, por exemplo:

diz que é da linha Tiger Lake, que é 11ª geração da linha de processadores mobile ou pra laptop.
A 11ª geração da linha de desktops vai se chamar Rocket Lake (como é mencionado no texto).

1 curtida

Eu achei que tava meio apressado esse lançamento, já que a 10ª geração acabou de ser lançada, talvez uma resposta assustada ao Zen 3. Mas aí eu fui checar a cadência de lançamentos dos flagships da Intel e, bem, digamos que não é muito consistente:

Ou seja, normal até lançar tão rápido, o que demorou mesmo foi o update da 9ª pra 10ª geração.

1 curtida

Esses embarcados não são de desktop. Na Europa e nos EUA já tem os tiger lake, mas eles são de notebook.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.