Intel aposta nos chips Lunar Lake para impedir avanço da AMD e Qualcomm

A Apple ainda continua alguns anos a frente, mas é inegável que a Maçã não é a única.
A briga ficará boa e a partir de agora, vamos ver quem vai sair na frente com a melhor tecnologia.

Um detalhe importante: esses novos chips para notebooks estão equipados com a memória ram já no chip, o modelo mais básico começa por 16 Gb de ram. Será o fim dos notebooks com 4Gb e 8Gb? Como não amar a concorrência.

4 Likes

Esse trecho aqui está equivocado: “Já as unidades E, de codinome Skymont, prometem consumir menos energia nessa mesma comparação, mas mantendo ou melhorando ligeiramente o seu desempenho geral”. Ganho de IPC dos novos núcleos de eficiência foi enorme (de +38 a +68%), ou seja, nada de ligeiramente, não!

O mesmo desempenho consumindo apenas 1/3 da energia ou até 68% mais desempenho na mesma potência/consumo (watts). E até 2x o desempenho consumindo um pouco a mais (estenderam a curva de potência):

Isso em Single Core/thread, já em Multi-core chega a 4x o desempenho:

2 Likes

na questão eficiência energética são realmente imbatíveis
Acho que essa pressa para lançar o M4 nos novos iPads foi para mostrar uma resposta antecipada para concorrência sobre NPU, ainda assim não conseguiram apresentar algo superior, 38 TOPs vs 45 TOPs. Imagino que o M5 vai vir para revolucionar

2 Likes

Pois é, estava vendo o video do Loop Infinito hoje, com a explicação técnica e mais densa sobre o novos chips da Intel e eles realmente fizeram um trabalho a frente do novo chip embacardo no iPad Pro.

A tentativa foi excelente (da Apple) mas a concorrência deu uma acordada pra vida.

Li rumores que este ano não vai ter hardware na WWDC e talvez justifique isso com os novos M4 que estão em desenvolvimento para apresentar ao mundo um chip pra brigar com os novos processadores da Qualcomm, AMD e Intel.

2 Likes

Ainda tem os M4 Pro e Max, podem ultrapassar esses numeros ai…

Até ontem ninguém tinha nenhum avanço ao nível ARM da apple, dai surge e vem com tudo a IA, surge projetos do nada em todos fabricantes kkkk.

1 Like

Então, mas a Apple tem sempre uma vantagem que pode usar: exclusividade temporária no processo de fabricação mais recente (nó) da TSMC. No momento só a Apple pode o usar o nó N3E, enquanto todas as outras só podem usar o N3B, sendo que o N3E é focado em eficiência (uns 10% a mais) que o N3B. Esses novos chips da Intel são feitos pela TSMC no N3E e no N6, ou seja, mesmo se a Intel tivesse uma arquitetura tão eficiente quanto os ARM da Apple, o simples uso de um nó menos eficiente já faria ela ficar 10-20% atrás em questão de consumo. E isso vale para todas as outras empresas. E sobre o M5: dificilmente vai ser uma revolução: os ganhos ano a ano estão diminuindo e o tempo para se lançar um novo nó aumentando. No quesito NPU no próximo ano Intel e AMD devem lançar chips com uns 100 tops na NPU + 100 no restante do chip, superando os 200 TOPs. A Apple teria que correr atrás do prejuízo com muita força.

2 Likes

Foi dada a largada… agora todos os avanços e esforços encontrarão eco nesse sentido. Uma das melhores notícias foi saber que acabarão com esses notebooks com 4 e 8Gb de RAM que são praticamente imprestáveis para a maioria das pessoas. Muitas compram e são obrigadas a fazerem upgrade nos primeiros dias de uso por praticamente o navegador ficar com mais da metade do uso da memória. Já vi algumas pessoas quebrarem seus equipamentos por não saberem fazer o upgrade.

1 Like

E o medo do PC virar uma plataforma onde a única peça que da para fazer upgrade é o storage?

Que porcaria é essa de vir com memoria chumbada no chip em PCS?

Tão loucos?

1 Like

É o que eu comentei no chat uns dias atrás, memória RAM soldada é um caminho sem volta e existem precedentes e motivos técnicos válidos para justificar essa transição…

2 Likes

Ocupa menos espaço, gasta menos energia, tem performance melhor e maior durabilidade.
Além disso impede que o consumidor faça upgrades, forçando a compra de um conjunto muito maior, gerando mais lucro pra empresa.
Ou seja, vários incetivos pras empresas empurrarem isso pro consumidor e pintar como algo bom pra ele (o que não é completamente errado, porque de fato tem vantagens, mas também tem desvantagens).

“Preciso de mais RAM, só que não dá pra fazer upgrade. É, o jeito vai ser comprar uma máquina nova.”

Daqui a uns dias PC vai ser que nem eletrodoméstico, você passa adiante ou joga fora quando não serve mais.

se desse pra trocar o chip, ainda poderia vale a pena.

Mas garanto que tudo vai vir chumbado na placa que só vai servir pra aquele chip, sem as vantagens de poder fazer upgrade pra uma nova geração.

Te amo AMD!

Problema é as vendas casadas, não vão vender i3 com 32gb de ram, vai ter de comprar um i7 que tem mais potencia do que a pessoa vai usar.

1 Like

Vai usar hoje, mas se vc comprar um i7 com 32GB de RAM hoje, ele vai te servi bem por uns 7 anos tranquilamente (se for notebook só trocar a bateria depois de uns 3,5/4 anos e tá suave). Nada melhor que comprar configuração em excesso hoje e ter tranquilidade no futuro, o preço a mais se paga com o tempo extra de uso.

Mas os AMD básicos da série 7000 estão vindo todos com RAM soldada, também.
Tem um monte de Lenovo ideapad 1, Acer Aspire 3 e Asus VivoBook M1502 com 4 ou 8 GB de RAM soldado.

1 Like

Meu notebook acer nitro 5 é soldado.
Mas eu tava só pensando em desktop