Intel anuncia acordo para fabricar chips para a MediaTek

Eu gostaria que os chips da MediaTek fossem mais populares já que o Dimensity 9000 provou ser melhor do que o Gen 1, e com melhor consumo energético. A Qualcomm faz peso nas propagandas, como um diferencial, e a MediaTek poderia se tornar a AMD dos ARMs.

2 curtidas

MediaTek não é só chip pra smartphone. Mas a Qualcomm leva vantagem por oferecer mais e ter suporte menos desenrolado com os fabricantes e até mesmo com o público em geral. Tanto que as ROMs alternativas para smartphones na maioria esmagadora são para Snapdragon.

E curiosamente eles fabricam ótimos chips para roteadores que inclusive são facilmente suportados por ROMs alternativas, inclusive melhorando qualidade e estabilidade de sinal.

4 curtidas

Hiroshima e Nagazaki

1 curtida

E vale lembrar que os governos dos EUA, da UE e Japão andam bem preocupados com a dependência que eles e as empresas tem com a TSMC, que é taiwanesa e sempre tem o fantasma de uma hipotética invasão chinesa pairando no horizonte. As empresas que desenvolvem processadores terem um acordo com a Intel é até uma garantia caso esse cenário venha a acontecer.

1 curtida

Só espero que os MediaTeks não passem à consumir um 12900KF e perder pros outros que consomem 1/3…

Falando sério, a MediaTek deixou de ser uma UniSoc da vida e agora tá virando uma AMD… porém… falta bastante coisa. A MediaTek parece estar meio queimada com o pessoal por algum motivo.

1 curtida

A má fama vem principalmente dos SoCs para smartphone, somente com a linha Dimensity, ainda relativamente recente, é que a Mediatek começou a entregar chips a altura (as vezes até melhores) que a concorrência. Seguindo o seu comparativo, o Dimensity seria pra Mediatek o que o Ryzen foi pra AMD…

4 curtidas

Será? O Ryzen chegou chutando a falta de boa vontade da Intel em evoluir mais rápidamente… tanto que agora eles ainda estão correndo atrás… e já fazem uns bons anos.

1 curtida

Bom, no segmento high-end o Dimensity 9000 tem apresentado números de benchmark levemente melhores que o Snapdragon 8 Gen 1 e no geral é menos esquentado, então eu diria que sim. Alguns testes do Dimensity 9000+ já apareceram no Geekbench e mais uma vez eles superam levemente o recém anunciado Snapdragon 8+ Gen 1, então não estão de brincadeira.

Os poucos reviews de aparelhos com os SoCs Dimensity mais básicos que eu vi também foram super positivos e se saíram muito bem quando comparado com os Snapdragons equivalentes, bem diferente das linhas anteriores da Mediatek, que tinham desempenho fraco e gastavam muita bateria…

1 curtida

Po… vou começar à torcer pela MediaTek e que eles façam produtos mais entrada de mais desempenho também… pq tá dose os de entrada. hahaha

1 curtida