Silêncio amigos, a jovem senhora Intel está descobrindo que as pessoas estão trocando de PCs porque já estão velhos em vez de ser porque querem uma IA enfiada goela abaixo.
Agora só falta a Microsoft entender isso
IA é um recurso dispensável e que consome muitos recursos de um PC.
Se uma pessoa não usa o PC para jogos, ela não compra um PC voltado para a IA.
Acho q já deu de AI. Pelo menos essa loucura serviu pra implementarem NPUs nos nossos computadores. É uma funcionalidade legal de se ter e útil para muitas coisas além de AI
Não só pra jogos. Para quem mexe com programação, também. Eu, por exemplo, se tivesse grana tranquila, possivelmente compraria um PC com NPU e, usando esse chip, desenvolveria algo na área de Inteligência Artificial pra mim mesmo, talvez fazendo meu pequeno modelo de linguagem (Small Language Model, SLM) do zero, com a vantagem de ter meu próprio corpus de treinamento (isto é, usaria meus próprios textos para treinar a SLM, ao invés de ter que fazer crawling e/ou usar corpora alheio como fazem as desenvolvedoras de LLMs OpenAI/Anthropic/Google/Meta/DeepSeek/etc).
E os acionistas também, “às vezes o indivíduo acionista está louco na hype da IA”. Porque um dos principais fatores que estão levando à “IAficação de tudo” é a pressão de acionistas, que são muitas vezes indivíduos endinheirados e entediados. Assim, a IA virou a nova forma de “leilão de obra de arte” que serve pra lavar dinheiro e conseguir isenção de imposto, haja visto como coisas como OpenAI valem centenas de bilhões de dólares, quando na prática não valeriam nem um centavo sequer (tal como muitas obras de arte leiloadas por milionários/bilionários).
O problema é quando os acionistas finalmente enxergarem que, apesar da valorização artificial, o valor agregado é muito menor do que parece. Quando isso acontecer (e quase aconteceu com o fenômeno DeepSeek esses tempos atrás, mas conseguiram convencer os acionistas que a canoa furada não está furada), a Grande Depressão de 1929 vai ser brincadeira de criança perto da crise macroeconômica que se instaurará de vez. Os acionistas ficarão tranquilos (e isso inclui os CEOs), porque vão jogar a grana pro próximo “leilão de obra de arte sem ser leilão de obra de arte” disponível, mas a população infelizmente vai, mesmo quem nunca sequer interagiu com IA.
Por isso que sempre falo que, apesar de eu ser longe de ter um posicionamento radical que acha que bolsa de valores (e por tabela, o capitalismo) é um diabão na Terra, a sua existência sem limites anda sendo uma draga pra sociedade humana a médio prazo.
Não tem quase nada de software IA rodando localmente que traga vantagem econômica para o utilizador, então pra que vai comprar um processador com npu?
lembrar que boa parte das vendas dos notebook com IA, é por causa da autonomia de bateria, não pela IA propriamente dita.
Pouquíssimas pessoas usam. Eu utilizo bastante a Aprendizagem de Máquinas do Atlas.ti.
Vale lembrar que não é só processador: precisa de muita RAM.
Tem algumas vantagens. Aquele efeito de retirar ou borrar fundo em vídeo chamadas (muito comum no Meet), pode ser feito pela NPU e economizar um baita processamento na CPU, por exemplo.
E como ficam os acionistas?/s
E nem quem joga ta preocupado com processador de IA.
As vezes não, sempre. Vide declaração do CEO do Shopify semana passada. Lembra da moda “data driven” ou qualquer coisa assim?
É o q eu penso tbm. Quando se fala em usar IA acho que a grande maioria vai pensar em ChatGPT, então ngm ta nem aí pro q roda localmente.
Mas na prática, o que isso gera de benefício pro usuário? Pq uma chamada no Meet não é exatamente uma tarefa extremamente demandante e acho que esse alívio não vai ser mto sentido pelo usuário.
Economia de energia, por exemplo. Há outras situações que uma NPU também pode ser útil, como otimizar a qualidade de áudio de uma ligação em tempo real etc. Acho que há muita utilidade na prática.
Inclusive, me pergunto se apps como o TikTok ou Instagram usam NPU para aplicar efeitos e filtros ou colocam tudo na CPU mesmo haha
Talvez no iOS pq tem menos versões de sistema pra isso. No android acho bem improvável.
Na realidade isso era pra ser uma função da GPU. Todo smartphone tem GPU integrada, embora fraca comparada a uma GPU de computador (mesmo as igualmente integradas), mas que serve (ou deveria servir) para tais fins.
Por outro lado, processadores hoje em dia têm altas frequências (comparado a CPUs de antigamente) e abarcam paralelismo real através de múltiplos núcleos, então na prática acabam sendo capazes de lidar com alguma carga gráfica.
Acho que a economia de energia não é o suficiente para superar o valor extra investido na npu.
Eu jurava que esse tipo de coisa já era acelerado por GPU. Fora que GPU já é um negócio de computação paralela, só ver a grana que a Nvidia tá fazendo com os aceleradores pra “IA”.
No celular eu n sei dizer, mas no PC a função de borrar fundos nas videochamadas do Meet é totalmente feita via CPU mesmo.
Se vc usa o recurso de aprimoramento de câmera nativa do macOS (cujo o resultado será igual), é utilizado a NPU.