Instalando Linux para a minha avó

Coé pessoal! Estou fazendo a instalação do Clear Linux para minha avó. Ela está reclamando da velocidade do Windows, ela precisa fazer uma prova para a faculdade e precisa levar o notebook.

Quero dar a melhor experiencia linux para a minha avó, mas quero deixar o sistema igual ao Windows 11, o sistema que ela usava antes.

Alguém sabe algum tema e qual a interface mais rápida para ela?


Edit: E se há alguma forma de remover a senha de logon, preciso de ajuda para isso.

3 curtidas

Por que não instalar o Windows 10?

No Gnome basta ativar o “Início automático de sessão” em Configurações > Usuários
Obs: O Chrome começa a pedir a senha do usuário quando ativa essa opção

Captura de tela de 2022-06-28 19-32-01

2 curtidas

Porque o Windows 11 foi instalado pelo mesmo motivo de o Linux estar sendo instalado agora. Ela comprou um Notebook Celeron, ela só vai navegar.


Certo, no caso vou remover o Gnome e talvez instalar o XFCE para então instalar um tema Win11-like


Mas acredito que após esta configuração tudo vai estar certinho.

Da uma olhada no Zorin OS é muito parecido com o Windows

A senha da para tirar no momento da instalação

Recomendo deixar pelo menos para instalação de programas

2 curtidas

Linux não faz milagre kkkk
Já tentou aumentar a RAM? Tem SSD? Nem um i3 de 2Gen trava com Windows 10, imagino que um Celeron de nova geração seja equivalente a um i3 antigo.

3 curtidas

Lol, uso Celeron para desenvolver aplicativos também.


Eu sei, ela deve ter feito algo ai. Linux vai impedir de ela instalar algo por engano também.

Se ela só vai navegar, melhor instalar uma bloqueador de anúncios também, traz bem mais segurança

1 curtida

Tu precisa escolher: Ou o mais leve possivel ou o mais parecido com o WIndows.

O mais leve seria algum como o Lubuntu, mas não é nada parecido. O Zorin é mais parecido, porém mais pesado. Se tiver ao menos 4GB de RAM, e SSD, deve funcionar de forma aceitável.

Tem o Linux Mint também.

2 curtidas

Quero deixar o mais parecido com o Windows primeiro. Depois penso em performance.

Ela tem 4GB ram sim, mas HDD.


Farei isso

Esse é o problema

2 curtidas

Veesh… Olha o Q4OS Linux então.

1 curtida

HDD e celeron, melhor não pegar com interface gnome e Kde, esses são mais pesados.

Melhor o Lubuntu e o mint como o keaton falou

2 curtidas

O Clear Linux deu problema no WiFi, então reinstalei com o Lubuntu.

Vou tentar ver se fica igual o Windows 11.

Nem perde o tempo. Vai de Windowsfx 11… hahaha achei que tu queria parecida ao Windows 10.

https://windowsfx.org/

Ela acabou se acostumando com o Win11 com a update. Mas ela reclamou da velocidade: “ficou pior que antes”.

Eu errei o nome da distro, era Windowsfx 11. hahaha

ah, ele é uma modificação do Windows ou é uma distro do Linux?

Não existem modificações legais do Windows.
É uma distro brasileira* baseada no linuxfx.
*não lembro se era brasileira, mas tenho impressão que era sim.

Mds finalmente achei um linux pago!

mas e se eu instalar o anbox e o wine no linuxfx pega o mesmo que a versão paga, né?