Instalação Windows em PC velho

Oi!
Pediram pra eu instalar o Windows 10 em um PC bem antigo.
Baixei ele no site da Microsoft, direto com o assistente deles que já salvou no pen-drive.

Ao tentar dar o boot dá esse erro do print. O que pode ser?
Será que é melhor tentar instalar outra versão do Windows? Tipo o 7?

Geralmente esses PCs mais antigos não reconhecem pen-drive de boot.
Além disso, qual o ano desse pc?

2 curtidas

Não sei o ano. Mas o Windows nele é o XP.

Eu não recomendaria instalar o Windows 10 em pcs mais antigos, principalmente se tiver hd em vez de ssd…

2 curtidas

Qual é o processador deste computador?
Pelo que eu consigo extrair desta foto que tu mandou, é um PC sem USB3… deve ser da mesma época que do Athlon 64 X2 que eu instalei um SSD esses dias. (Se bem que dependendo, pode ser um Xeon do AliExpress. Vai saber)

Tu precisa fazer um disco de boot no estilo BIOS, não UEFI.

1 curtida

Achamos um CD de instalação aqui, aparentemente está indo.

Velho, esse PC tem SSD? É uma péssima idéia instalar Windows 10 em PC sem SSD. Ainda mais quando o HD é antigo… (tenho HD IDE com leitura/gravação de 4MBps…)

1 curtida

A ferramenta oficial da MS não é ideal. Use o Rufus e baixe a iso da MS. No Rufus tem que alterar de UEFI para Bios

Tenho um notebook antigo aqui, e mesmo usando o rufos não consegui fazer ele reconhecer, a solução foi usar o Serva para instalar via rede, por sinal virou meu método favorito de instalar OS.

Tem de fazer pendrive bootavel em BIOS, não UEFI.
As vezes no BIOS tu precisa forçar o pendrive a ser reconhecido como HD ou Drive optico.

2 curtidas

Talvez tenha sido isso, pq a parte de colocar para BIOS eu fiz. Mas depois disso nada de ser reconhecido, e pelo menos não consegui ver nenhuma opção no BIOS que fizesse ele reconhecer o pendrive como um HD.

Ali no master Disk diz ATA. O HD desse PC velho é IDE ou SATA? Se for SATA, vê na BIOS se tem a opção de setar o SATA Mode como AHCI. Se tiver, seleciona essa opção e salva.

Caso seja um HD IDE, vc tem que usar o Rufus ou algum SW semelhante e criar um pendrive bootável em MBR.

Mas é como a galera aqui já disse. Instalar Windows 10 em PC sem SSD é pedir pra sofrer. Ainda mais PC antigo.

1 curtida

Respondendo sua pergunta de forma direta, não foi reconhecido no pendrive o boot para iniciar a instalação. Agora vim relação ao windows 10 em PCs antigos, você poderia colocar aqui a configuração para o pessoal ajudar!

1 curtida

Emoji Think GIF

Funcionar, funciona. Mas vai ser lento que dói.

1 curtida

Infelizmente é verdade, usar o Windows 10 em HDD beira o masoquismo. Mas se não tiver jeito, usa o Rufus pra criar mídia bootável no modo MBR+BIOS e não GPT+UEFI.

1 curtida

Tu quer ver como doi? Pega um PC, enfia um HD 80GB PATA e instala o Windows 10 com 4GB de RAM.

1 curtida

Tipo a Multilaser e positivo botando Windows 10 em Notebook com 2 GB RAM e Celeron/Atom antigo… :joy:

2 curtidas

A instalação por si já é demoraaaaaaaaada

1 curtida

Se eu fosse vc eu colocaria um linux com skin de Windows 10, vai te dar menos dor de cabeça do que esse mesmo povo que pediu pra instalar irá reclamar que não tá servindo pra nada daqui alguns dias…