Acho que isso vai ser muito útil, principalmente para marcas, empresas ou famosos, já que os “haters” vão cada vez mais perdendo relevância nos comentários!!!
Isso deveria existir principalmente no conteúdo em sí, pois o que tem de vídeo de mentira e besteira só pro povo cair matando nos comentários, já que qualquer tipo de engajamento na plataforma tem o mesmo valor…
Por essas e outras deixei de gerar qualquer tipo de engajamento nessas plataformas, não curto nem comento mais em absolutamente nada.
Mas só de estar na plataforma, usando, vc está engajando de alguma forma, seja pulando um reel ou stories, rejeitando stories, assistindo completamente um reel de 3 minutos, pelo tempo que vc fica olhando uma foto, se da zoom nela, tudo tudo é contabilizado como engajamento. Eles querem saber o que vc gosta para entregar anunciantes para vc.
Exatamente. Assim como no YouTube, quando tiraram os dislikes e não da pra saber quando algum tutorial não é nada eficiente.
Facebook e Whatsapp tem um mecanismo de reação por emojis. Ao meu ver, é “melhor” que meras curtidas ou descurtidas, porque permite reagir melhor a determinados conteúdos.
Por exemplo, – e onde puras “curtidas” ou “descurtidas”, em suas formas binárias, são geralmente bizarras – uma publicação de uma notícia envolvendo alguma fatalidade (fictício: “Avião cai em creche, explode e leva a óbito 183 pessoas, incluindo 12 crianças”) muitas vezes é “curtida”.
Tipo… eu sei que a intenção da curtida está no curtir o ato de noticiar, e não no objeto da notícia, mas é bizarro ver postagem assim “com N curtidas”. Uma reação em específico (por exemplo, um “” ou “
” ou “
” como possibilidades de reação a quem se sentiu comovido pela fatalidade noticiada, seria “melhor” pra explicar o motivo das reações, embora ainda careça da riqueza de uma resposta textual.
Nos primórdios da Web, onde havíamos os Bulletin-Board Systems, se não me engano (posso estar errado), sequer existia esse lance de “curtida ou descurtida”. Eram interações textuais: uma pessoa publicava algo, outras pessoas publicavam respostas e/ou menções. Havia uma troca de ideias. Embora eu mesmo frequentemente uso o sistema de reações para “curtir” ou “descurtir” postagens, eu tenho ciência que só uma resposta textual promoveria uma real troca de ideias…
Mas aí os comentários e respostas nessas redes (como o Instagram) geralmente têm um limite de caracteres. Um comentário como esse meu jamais caberia por lá, já são mais de 1000 caracteres até o presente parágrafo, enquanto tais redes geralmente têm um limite pequeno de caracteres.
Penso que o ideal seria um limite grande de texto (e vontade das pessoas de ler, o que infelizmente está em falta hoje em dia pelo comodismo proporcionado pelo conteúdo multimídia), possibilidade de reação fuzzy (não algo binário como ou
) enquanto incentiva a redação de textos como publicações e comentários.
É algo infelizmente utópico, dado que as grandes plataformas estão todas determinadas a enfiar IA entre o usuário e a rede (o mesmo Instagram quer botar LLMs se passando por pessoas, permitir pessoas criarem “arquétipos virtuais” e, nisso tudo, jogando no lixo o “social” da “rede social”).
Dan, o YouTube tem o botão de ‘não gostei’, que é o mesmo que dislike, nos vídeos e nos comentários. O que o YouTube tirou foi o número de dislikes.
Diego, esse mecanismo também existe em alguns fórums, como o SkyscraperCity (SSC).
Boa. Desconhecia. Pelo pouco que olhei, os emojis presentes cobrem uma boa parte das necessidades de reação, interessante isso.
Mas até por ser um fórum, permite interação por texto. Não cheguei a testar publicação ali, mas o campo de texto é essencialmente “ilimitado” (isto é, não tem um maxLength
ou um corte a partir de um enésimo caractere, pelo menos no momento da edição). É assim que é o ideal.
Tens razão. Me expressei mal. Quis dizer mesmo o número de dislikes. Quando eu entrava num vídeo, e via a barra de dislikes muito maior, eu já ficava de orelha em pé. Principalmente os de tutoriais, onde essa barra denunciava se o tal tutorial valia a pena. Nos poupava muito tempo…
Sim o algorítimo consegue mensurar razoavelmente o interesse ou desinteresse só analizando esses dados, mas eu que não vou ajudar mais kkk
Aí ficam no vácuo, My InstaPro no smartphone e AdBlocker no PC.