"Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto" - O que significa?

Olá pessoal
Efetuei uma compra de um produto que vem de fora do Brasil e já se encontra em Curitiba. Só que quando vou rastrear no site dos Correios aparece a seguinte mensagem: “Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto.”
Gostaria de saber o que significa isso exatamente?

image

Por enquanto, nada. Mas se você for taxado, você precisa se cadastrar no Minhas Importações dos Correios pra pagar o imposto diretamente pelo site. Caso contrário, a encomenda fica retida.

4 curtidas

Eu recomendo fazer cadastro nos correios. Uma vez comprei uma placa GSM e tive que pagar taxa de entrega.
Sei que o serviço desaponta, mas é muito mais barato do que optar por outras transportadoras.

2 curtidas

Mas não é obrigatório que toda encomenda de fora tenha um CPF atrelado, mesmo se não for pagar imposto ou taxas?

2 curtidas

É obrigatório para toda transportadora. Aqui dentro inclusive precisa de nota fiscal.
Os correios foram os ultimos a exigir isso. Lembra como o pessoal reclamou na época?

1 curtida

Que você precisa botar seu CPF. Comprei uma vez uma coisa no aliexpress que não era de uma loja grande/famosa e eles esqueceram, acabou que voltou pra eles porque eu não consultei no rastreamento que era pra pôr a tempo.

1 curtida

Internacional, não. Esses dias mesmo recebi uma encomenda da Europa que não tinha nenhum documento meu. Não foi taxada e passou normal sem eu ter que vincular no Minhas Importações. Mas quando é taxado, você é obrigado a cadastrar a encomenda no portal com seu CPF e efetuar o pagamento por lá mesmo pra liberar para entrega.

Porém o ideal é já cadastrar a encomenda no Minhas Importações logo pra evitar dores de cabeça.

1 curtida

E como faz pra receber encomenda do exterior sem pagar a taxa de R$15 dos Correios?
Eu achava que essa taxa era cobrado de todos os pacotes vindo do exterior?

Se for Prime Importação (código de rastreio iniciado em L) não há cobrança dos 15 reais.
Mas comprando do Aliexpress, por exemplo, você do vai saber quando receber o código

1 curtida

O ruim disso é ter que ficar monitorando o site dos correios esperando o momento pra vincular o CPF pois não dá pra fazer no ato da compra, no aliexpress, por exemplo, tem que esperar até o correio do brasil reconhecer a encomenda, o que leva cerca de uma semana… no início desse processo já tive encomenda devolvida por desconhecimento meu.

Sobre a taxa de R$15 digo que raramente fui taxado, alias me lembro disso apenas uma das quase uma dezena de compras que fiz de fora… e olha que o tamanho do pacote da compra acho que não influenciou (garfo de carbono para bicicleta uma das vezes).

Acho que a taxação é mais voltada aos eletro-eletronicos mesmo, que foi o grande boom das compras e tem alto valor agregado.

Recomendo usar o aplicativo Parcels para receber notificações. Ele mostra inclusive as movimentações na China. Pelo menos ajuda a lembrar

1 curtida

Tem que aguardar a atualização do status da entrega no site dos Correios , mas recomendo cadastrar no portal pois o serviço do correios.

Cara, nesse mesmo site de rastreamento, me mostra se fui taxado ou não?

Sim. Inclusive, quando você é taxado, tem que fazer o pagamento (por boleto ou cartão) pelo próprio site mesmo. Eles não mandam mais a encomenda até a agência pra você pagar lá. Ficam esperando você pagar online e aí segue pra entrega normalmente.

1 curtida

Preencher o CPF no Minhas Importações.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.