In Loco divulga mapa com índice de isolamento social no Brasil

Originally published at: In Loco divulga mapa com índice de isolamento social no Brasil – Brasil – Tecnoblog

In Loco auxilia prefeitura do Recife; empresa divulga dados de isolamento baseado na movimentação de celulares

Quando descobri essa empresa logo tratei de ir na página deles e retirar meu aparelho da lista. Eles dizem que não divulgam dados privados, mas e se ocorre um vazamento? Bizarro uma empresa com tantos usuários assim ser tão oculta

1 curtida

Empresas adoram encher a boca para falar que protegem a privacidade, aí descobrimos que usam um SDK que rastreia as pessoas…

1 curtida

Tarde demais, agora as próprias operadoras oferecem os dados ao governo.

Mas o Google, as operadoras… Pelo menos estamos conscientemente usando os serviços deles. Essa empresa brotou do nada pra usar dados dos usuários sem ser notada. É diferente, pelo menos pra mim.

Eu fiz estágio em uma das 4 principais operadoras do Brasil em 2016, na época dava pra saber em qual das antenas de todo o brasil um número estava conectado, com isso dava pra saber a localização do dono da linha. Não é uma localização exata como de um GPS, mas você consegue saber em qual parte de um bairro o usuário da linha está.
Porém, isso só funcionava no 2G e 3G, o 4G não tinha essa possibilidade. Mas para o aparelho sair do 4G e ir pro 3G/2G era só ligar pro número, pois o VOLTE ainda não estava habilitado na época.
E não dava pra saber exatamente onde um aparelho esteve nos dias anteriores, a menos que tivesse recebido/feito ligações ou SMS, aí ficava registrado em qual antena o usuário estava conectado.
Mas não sei se é assim até hoje e também não sei se isso era pra todos os casos, pois o que eu usei para isso era em uma rede com equipamentos Ericsson, se fosse Nokia ou Huawei talvez fosse diferente.

1 curtida

Do site da In Loco: “Com consentimento dos usuários, captamos dados…”

Consentimento (s.m): decisão favorável quanto a solicitação ou pedido; aprovação, anuência, aquiescência.

Seja qual for a definição de consentimento que a In Loco quis usar, certamente não é essa. Duvido muito que um alerta claro foi enviado para 60 milhões de aparelhos informando a presença do SDK da In Loco, os dados coletados e a opção de aceitar ou não o envio dessas informações. Se enviaram, esqueceram do meu celular.

Não, o usuário não consentiu ao instalar um app bancário, de operadora ou de loja. O consentimento existiu entre as duas empresas, para o usuário restou a coerção. Ele é obrigado a dar poderes dignos de investigação policial para empresas desconhecidas, só para poder fazer uma transferência sem ir à agência como um Neandertal.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.