Imposto de Renda 2021 não exige instalação do Java para rodar no PC

Originally published at: Imposto de Renda 2021 não exige instalação do Java para rodar no PC – Aplicativos e Software – Tecnoblog

IRPF 2021 traz Java embutido no download para Windows, macOS e Linux; Receita Federal permite declarar via app no iOS e Android

Entrei na notícia todo feliz pensando: finalmente a RFB reescreveu o sistema em outra linguagem. Mas eles só empacotaram o JAVA dentro do instalador mesmo.

Enfim, facilita não ter que instalar o JRE à parte.

7 curtidas

Pra mim todo ano era um parto porque o instalador sempre dizia que a versão do java era incorreta, não importava que versão tivesse instalado, sempre tinha que apelar pra baixar o .jar direto pra conseguir rodar, pelo menos isso não me incomodo mais.

1 curtida

Aqui, além do problema de versão do java, as vezes o Java travava na transmissão.
Solução: Usar o OpenJDK do Linux que é parcialmente incompatível, MAS consegue transmitir sem travar.

Mudou p… nenhuma então. Isso é preguiça ou economia da Receita Federal? Não dá pra criar um programa que não precise do Java?

Não sei qual o pior, se é ter que instalar o Java Runtime para usar o IRPF, ou ter que instalar o maldito módulo Warsaw para acessar internet banking do Banco do Brasil e da Caixa.

1 curtida

Rapaz, e eu pensando que o software da receita finalmente era compatível com o openjdk. Sim, porque depois de anos e anos apanhando com a instalação do programa, eu fiz a instalação antes do openjdk. E até pensei em baixar a versão multiplataforma, para usar o terminal para iniciar o programa, como eu fazia antes. Mas aí eu pensei: como eu não tenho vergonha mesmo, porque não tentar de novo, né? Aquela coisa, o não eu já tenho. E fiquei surpreso em conseguir instalar sem problemas. No final das contas, não foi por causa do java que eu instalei. De qualquer forma, como tem que baixar o bendito programa todo ano, tá de boa. Parabéns à receita dessa vez.

1 curtida

Eu esperando a versão Web do IRPF: :skull:

O Warsaw, sem nenhuma sombra de dúvida. Essa praga é um verdadeiro malware. Até o nome é horroroso…

1 curtida

Pelo menos essa desgraça fica restrita ao sistema do imposto de renda…

Eu tenho uma instalação do Windows exclusivo para acessar o IB do BB por causa do Warsaw.
Taquei o dane-se mesmo, não vou ficar instalando esse negócio no sistema que eu uso diariamente.

2 curtidas

Pior que esse módulo se comporta como um rootkit mesmo. E isso porque era pior quando ainda era o Gbplugin, consumia bem mais recursos do sistema, hoje está bem melhor.

Idem. Instalei o Ubuntu (dual boot) em um laptop antigo e nele o câncer desse Warsaw, e no desktop que tem hardware pra isso, uso uma VM do Windows 10 Enterprise com aquele ativador KMS esperto.

1 curtida

Não entendo porque todo ano precisa de um novo programa, porque não é um único software e todo ano só alimenta os dados do ano anterior? ficaria até mais prático pois iria fazendo vários lançamentos no decorrer do ano, mas no Brasil a lei é complicar a vida do cidadão;

Putz. agora tu me lembrou o porque o vmware estava instalado no meu FX-6300…

Porque sempre estão adicionando novas coisas nele, e as vezes mudando algumas de lugar, se prestar atenção mesmo durante o período de envio da declaração o programa recebe correções, fazer um programa que abra todas as versões das declarações seria muito mais complicado e sujeito a bugs, uma função na declaração desse ano pode fazer com que pare de abrir as declarações de 2018 por exemplo.

1 curtida

pra mim tá dando erro justamente por causa do Java! Aparece uma mensagem de que tem atualização, quando termina a atualização, o programa apresenta um erro, fecha e aparece um errinho do java. já tentei de todas as formas e nada. "ps.: uso Mac

Todos os anos eu baixo o programa multiplataforma, mesmo utilizando Windows. Sempre descompacto para o diretório IRPF que está dentro do OneDrive. Todos os arquivos relacionados à declaração ficam ali, e eu tenho todos os programas para executar sempre que eu precisar, com os dados corretos.
Esse ano baixei a versão multiplataforma e não era compatível com o Java que eu tinha na minha máquina. Já desinstalei o Java, e agora tenho só o OpenJDK instalado (baixei e instalei a parte).
E não é que o programa do ano passado abre pelo OpenJDK também? :smiley:

Acho que os programas do governo funcionam a base de fita adesiva nos códigos.

Mais fácil o governo lança uma versão 100% web e descontinuar a versão java do que eles reescreverem o programa em outra linguagem desktop.

Estou com o mesmo problema e não consigo transmitir a declaração. Tenho Mac também. Alguém já conseguiu resolver?