Importação de itens usados pelo eBay (leilão)

Boa tarde pessoal! tudo bem?

Queria uma ajuda em relação a uma situação.
Tenho procurado alguns notebooks em leilões de e-bay e encontrei alguns bem interessantes para dar lances. Já fiz algumas compras menores (normalmente memória e ssd) pra revenda e fui taxado somente uma vez mas nunca fiz uma compra grande.

Alguém já comprou em leilão e foi taxado? Como foi o processo e valor? Fico na dúvida porque existem alguns casos de notebooks usados e não sei se vão tentar aplicar taxação com base no valor novo e no brasil (e tenho procurado notebooks com marcas de uso talvez para dar bypass nisso)
Quem puder me ajudar, ficarei feliz rsrs

Edit1: Ah, acabei esquecendo

A questão do imposto que mencionei é porque sendo honesto, pela diferença de preço, ainda vale tomar uma pancada de imposto. Então meio que, tenha que declarar o item, as vezes ainda vale a pena (ou talvez declarar com o valor normalmente e enviar como outro chipset mais barato)

Tem alguns casos de notes que sai por R$3K (usado mas em ótima condição e ótimas avaliações e comprador) e comprando pelo brasil, sairia R$11K (novo) e por isso a pergunta. Se a taxação for em cima do valor declarado (3 mil), que fosse 100% de taxação, ainda sim sairia barato, sabe?

Mesmo que quem esteja vendendo isso seja uma pessoa física, pra conseguir a isenção do imposto é, no mínimo, demorada.

Agora, qual o meio que vão te enviar isso? FedEx, EMS, UPS, todos esses serviços prioritários vão cobrar um valor alto (mais seguro) e já embutir os 60% de impostos, sobre o valor do bem + frete.

De 3 mil, chuto que vá para uns 8 a 9 mil, pelo menos. Então se a intenção é trazer legalmente, pode acabar chegando no preço do novo e sem nenhuma garantia que o item está bom de fato.

Acho que ninguém vai conseguir te afirmar com propriedade sobre isso, até porque no BR sabemos que as leis tem vários pontos de interpretação e se vão te taxar ou não e sobre que valor vai depender única e exclusivamente da boa (ou má) vontade do fiscal da receita.

Resumindo: Nivele por cima, se ainda assim valer a pela abraça o risco.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.