iFood domina o delivery no Brasil, mas restaurantes e rivais contam como vão reagir

1 curtida

Enquanto isso, o iFood aqui tá instalado só pra ocupar espaço (e mandar spam de notificação, se eu não tivesse desativado as notificações dele).

Em compensação, tenho que aturar o aiqfome fazendo piadinha nas notificações e dentro do app. Sério:

Um “efeito colateral” de terem sido comprados pelo Magazine Luiza é que…dá pra pedir delivery no app Magalu.

2 curtidas

A pergunta é: qual restaurante vai conseguir ter o volume de vendas que tem se abrir hoje, focar apenas em delivery e não depender do iFood ou de qualquer outra plataforma? “Ah, mas na plataforma concorrente é mais barato”. Bom, se você leu a reportagem viu que as plataformas concorrentes exigem mais tempo debruçado em cima delas pra que você tenha destaque.

E de mais a mais, eu tento sempre que possível pedir fora do iFood. Mas acontecem duas situações normalmente: ou a empresa não faz delivery por fora dela ou pedindo direto você não tem desconto. Então por mais que restaurantes reclamem, o modelo do iFood veio pra ficar. Se vai ter concorrente pra bater no futuro? Bom, o único quem aposto por hora é a 99.

8 curtidas

Lembro de uma epoca que pra pedir uma pizza tinha de ligar pro lugar, e nem cardápio online esses lugares tinham, o ifood ganhou força pq maioria dos lugares não tinham boas formas de atendimento ao cliente.

1 curtida

Esses problemas do ifood são bem antigos,
Tem até um problema que não está na matéria que o ifood informava que o restaurante que esta aberto encontra-se fechado, fazia isso por causa da alta demanda.

1 curtida

99Food é HORRÍVEL. Fiz dois pedidos pra experimentar e os dois nunca chegaram. O primeiro era num dia chuvoso então relevei, mas o segundo eu pedi num dia suave e nada. Eu nem sei como esse app está funcionando ainda na minha cidade dessa maneira. Se eles pretendem conquistar “pelas beradas”, estão errando muito.

1 curtida

O iFood se tornou o “Instagram” do delivery. E como tal, sair dele é mais caro do que criar um sistema próprio como diz na reportagem. Não adianta. Quem vai comprar no balcão nao se importa, mas na hora de pedir pra entrega a coisa muda.
O sistema esta tão enraizado que sai “mais barato” conviver com suas mazelas.

1 curtida

Monopólios/oligopólios nunca prestam.

Minha mãe tem um restaurante e é um absurdo como o Portal do Parceiro e o Gestor de Pedidos são uma completa porcaria que não justificam em nada a taxa abusiva de 26,5% + R$ 130 fixo que a empresa cobra do restaurante. Precisam melhorar muito pra ficarem medíocres.

Sem contar que o cardápio é extremamente engessado e exige malabarismo pra vc conseguir criar as oferta e combinações que deseja. Ele se limite ao básico, ao beabá, limitando sua criatividade e torrando sua paciência.

E sem contar também que do nada produtos ficam indisponíveis no cardápio sem vc pedir e vc tem que ir lá e ativar novamente, é bug em cima de bug.

PS: nunca testamos Uber Eats nem 99 food, aqui é uma opinião apenas sobre o iFood mesmo.

Sobre a popularidade, imagino que conseguiram implantar a marca na cabeça de todos, dos mais jovens aos mais velhos. Até o próprio nome é fancy, iFood lembra iPhone. Além de que, como a própria Uber disse ao se retirar do mercado, provavelmente adotam práticas anticompetitivas para monopolizar.

1 curtida

Esse filtro de barro é simplesmente HORROROSO

1 curtida

E sim, é o botão de filtrar do app…

1 curtida

O Ifood a meu ver funciona tanto como uma plataforma de entregas quanto uma grande vitrine de divulgação. Os dois combinados acabam gerando esse grande volume de vendas. Relativo a ser uma plataforma de entregas, a gente vê que tem várias alternativas por aí, que foram citadas na matéria inclusive. Agora quanto a divulgação, eu vejo que cada vez mais o Instagram vem sendo uma ferramenta útil pra isso, venho conhecendo vários restaurantes por lá, seja por propagandas do próprio app, seja por perfis que fazem recomendações de comidas e lojas.

Na minha região, muitos restaurantes já criaram seus próprios apps para tentar fugir do iFood. Eles oferecem preços melhores e prioridade na entrega. Não sei se pode ser uma alternativa que compense, mas é um começo.

Excelente matéria!

1 curtida

Eu já tentei usar Rappi e Uber Eats, mas o iFood conseguia ser melhor e mais barato, além de ter mais opções para pedidos com VR.
O Rappi parece valer mais a pena pra quem assina o Prime, mas não é meu caso, pois uso pouco.

Boa demais a matéria.

Eu tenho procurado pedir menos delivery de modo geral, e com isso tenho usado bem menos o iFood. Ficou para situações pais específicas. Além de motivos pessoais – diminuir os gastos, cozinhar mais em casa e tal --, a situação dos entregadores pesou bastante nessa decisão. Inclusive o iFood anunciou algumas mudanças recentes nessa frente: iFood dá aumento a entregadores e prevê ganho de R$ 3 mil mensais por 8h ao dia – Tecnoblog

E, sendo honesto, as outras opções que tentei fora do iFood resultaram quase sempre em experiências ruins. Tempo grande de espera, preços mais altos. Ultimamente tem sido mais interessante pedir por Whatsapp – e nessa os restaurantes não precisam largar uma porcentagem alta da venda na mão do intermediário.

4 curtidas

Eu duvido que uma dessas opções “boazinhas” que querem ser concorrentes do ifood quando (se) chegarem em um patamar para realmente competir com o “vilão” não terão suas tarifas e taxas tão ruins quanto. Pois é fato, sempre aparece uma opção que cobra menos mas assim que pegam relevância a coisa muda e começam a cobrar muito mais. Ou seja se destronarem o ifood os outros serão tão ruins quanto (muito provavelmente) Não estou defendendo o ifood, acho um absurdo as taxas, a mediocridade que pagam os entregadores fora outras questões. Mas não existe esse papo de empresa boazinha, eles querem uma coisa, dinheiro.

Uma vez resolvi pedir pelo whatsapp de um restaurante que peço muito pelo ifood, o atendimento foi deplorável, e pasmem, o preço foi mais caro.

E um último ponto, não quero instalar um app para cada restaurante que peço, essa mania de qualquer coisinha virar app já deu.

2 curtidas

Aqui na minha cidade tem o Robin Food (tem esse nome porque dá cashback em todos os pedidos). Não sei se compete de igual com o iFood, mas tem alguns restaurantes que eu só encontro nele (por outro lado, alguns só tem no iFood). Todo pedido tem um cashback que não expira e que pode ser usado em qualquer outro pedido. Boa parte dos restaurantes também tem cashback especial (já vi até de 40%), mas nesse caso é exluviso para usar nesses restaurantes e costuma ter prazo. Os preços costumam ser iguais ou mais baratos, então compensa muito.

É uma questão muito delicada e que não existe uma cura.

A taxa é absurdamente cara para o comerciante? É. Mas se o cara abriu agora e não está no Ifood ele não existe, simples assim.

Depois que o restaurante cresce e começa a ter nome pode até pensar em usar uma plataforma própria, mas no início para todos e para muitos pequenos é um caro que sai barato.

Marketing é caro, sistema é caro, pessoas (entregador) é caro.

Imagina um lanche da esquina que faz 10-15 vendas pelo Ifood por dia, nunca pra ele vai compensar contratar um motoboy particular.

CLT tem um peso 10x maior que as taxas extorsivas do Ifood, se o seu motoboy se acidentar no trabalho então prepara o bolso…

Não defendo o Ifood de forma alguma, Ifood só é bom para o consumidor (e que nunca teve problemas com a plataforma, porque ai sim vão conhecer o verdadeiro Ifood), a empresa é tão desprezível com seus clientes/colaboradores que sequer tem um TELEFONE de SAC, que eu saiba isso vai até contra a lei mas como bem sabemos lei no BR é só para os pequenos.

1 curtida

Excelente matéria, parabéns Giovanni. Nessas horas que que a gente constata que o CADE serve para tudo, menos para garantir defesa econômica. Na minha opinião era pra proibir os acordos de exclusividade com os restaurantes antes da decisão também, e não só depois. Uma coisa é ser líder do setor unicamente pelo mérito, outra é fazer essas exigências anticompetitivas.

A Intel por muitos anos fez o mesmo, ao proibir que grandes OEMs como Dell e HP montassem computadores com processadores da AMD, sua única concorrente. Se não me engano, ela teve que pagar uma multa milionária nos EUA por causa dessa prática.

3 curtidas

So sei que a na realidade de onde eu vivo (uma capital do sudeste), pedir direto no restaurante costuma sair mais caro que pedir no ifood, principalmente quando se tem cupom.

Ifood: preço menor e entrega grátis.
Restaurante: preço maior e cobram entrega.

Agora comer no local que costuma ser mais barato. Isso quando o restaurante não te joga na fila do delivery mesmo você estando lá para comer no local.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.