iFood dobra taxas de entrega para alguns restaurantes

Originally published at: iFood dobra taxas de entrega para alguns restaurantes – Negócios – Tecnoblog

iFood muda taxa de entrega para restaurantes; delivery teve aumento na demanda durante quarentena do coronavírus (COVID-19)

Devidamente deletado.

2 curtidas

Justo ou não, fato é que uso muito pouco esses aplicativos, justamente por achar caras as taxas em relação ao preço do pedido.
Acabo pegando no local ou pedindo direto no restaurante, que costuma ter taxas melhores.

1 curtida

Não sei vocês, mas acho essas taxas de R$ 130/mês + 27% sobre pedido + 3,5% sobre o pagamento pelo app é absurdamente alta para estabelecimento/cliente. Numa compra de R$ 100 + 6,99 da entrega, R$ 33,16‬ é do iFood. Blz, eu sei, há o repasse do Motoboy, mas não encontrei um documento que detalhe o repasse, a unica informação que li é que o repasse é dinâmico e depende de algumas variáveis entre elas a nota do entregador, o que na minha opinião é justo.

Enfim, o ifood pega tanto do estabelecimento, quanto do cliente. Sim, há custos de infra, profissionais de T.I e etc… Trabalho com Cloud (IaaS) e não é tão custoso assim como falado por muitas empresas. Se seguir boas práticas, um escalonamento eficiente, o custo é bem baixo, ou seja, esse nem de longe é o motivo principal da cobrança dessas taxas que em minha opinião é massacrante ao pequeno e médio negócio… target desse tipo de serviço.

8 curtidas

Já estava usando pouco o iFood. Agora que vou usar menos ,mesmo. Alguns estabelecimentos dentro do meu bairro, distantes 2 km de mim , já cobram taxas de acima de R$ 8,00 ! Um completo absurdo.

Agora vejo com descrença medidas que visam beneficiar algum setor mas que ao mesmo tempo impactam de forma negativa os consumidores.

Creio que o Uber eats vai gostar disso. Já venho percebendo lá benefícios maiores para os clientes.

1 curtida

Eu acho absurdas as taxas de entrega desses aplicativos, mesmo antes da pandemia. Das raras vezes que faço pedido, geralmente só faço quando o frete é grátis ou tem um cupom com um bom desconto pra compensar. Pago no máximo 6 reais de frete, dinheiro não está fácil não pra ficar disperdiçando com frete abusivo.

Muita falta de noção o Ifood cobrar o mesmo valor ou até maior em relação a um frete de um produto que vem de São Paulo até o Nordeste, pra entregar uma marmita de restaurante que está a menos de 2km da minha casa. Se bobear esses aplicativos lucram mais com frete do que com o pedido em si.

1 curtida

Caraca… 27% da encomenda?! Por isso que é tão mais caro pedir pelo iFood… hahaha

4 curtidas

Detalhe: Frete grátis = frete incluso no pedido. (no preço dos produtos, as vezes fica mais caro que pagar o frete)

2 curtidas

Concordo que às vezes é malandragem, mas no Uber Eats é comum liberarem cupons de frete grátis, e em geral é grátis mesmo, pois o mesmo prato de um mesmo restaurante em outro serviço custa próximo, mesmo sem frete incluso. E pelo preço do prato dá pra ter uma noção se apenas embutiram o frete no preço no produto.

1 curtida

Eu prefiro pedir pelo Whats App da loja que pelo iFood, mas só quando os caras são rápidos. Já teve uma vez que se demorou quase uma hora para PEDIR um lanche - foi mais meia hora para chegar. A gente quer ajudar, mas o iFood é muito mais prático.

As lojas perceberam há algum tempo a praticidade do iFood e têm feito seus próprios apps de entrega, mas aí já é pedir demais.

2 curtidas

Sempre prefiro pedir direto do restaurante, mas o problema é não ter rastreamento (inclusive uma vez um entregador entrou numa rua paralela à que eu moro e se perdeu completamente), além disso, já tive um caso de restaurante que simplesmente perdeu meu pedido.

Pedi, passou 1 hora, mandei uma mensagem no whats para verificar e “aiiii, moço, desculpa! esqueci de anotar teu pedido”.

1 curtida

O “aí, moço, esqueci de anotar o pedido” pode acontecer realmente.
Mas os apps também te proporcionam coisas novas como roubo de pedido. Cliente e restaurante ficam no prejuízo.
Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.
Eu não uso apps de entrega pq acho caros na maioria das vezes. Mas por outro lado, a comodidade tem que ser valorizada. Ainda mais numa época em que as pessoas são anti-sociais e preferem conversar com um robô a tratar diretamente com outra pessoa.

1 curtida

Eu prefiro o Eats por ter cupons desconto até quando não preciso.

Não dar um posicionamento sobre o quanto esse aumento vai beneficiar os entregadores é absurdo. Ainda mais pros que vem de bicicleta.
Aqui em BH só tem MORRO, mesmo se for perto ele pode pegar um morrão de pagar promessa pra receber quanto? Eu já me sinto super culpado usando a plataforma, quem diria agora sabendo dos 27% cobrado mais a taxa de compra do app mais a mensalidade.
Não reclamo mais dos preços caros, ta justificado 5 reais num brigadeiro kkkkkkkkk

1 curtida

Nossa, bastante abusiva a taxa sobre o valor dos pedidos que o iFood cobra dos estabelecimentos, acredito que seja por esse motivo que muitas empresas relutam tanto em oferecer pedidos pela plataforma. Por isso está aparecendo tantos aplicativos alternativos, bem como aplicativo das próprias empresas.

Fato é que existem muitas vantagens para o consumidor, como poder comparar os estabelecimentos por nota, tempo de entrega, opiniões, poder reclamar se não houver a entrega, entre outros. Acredito também que o iFood tenha crescido tanto pelo peso da experiência de atendimento ruim em muitos estabelecimentos, em que fazer um pedido via Whatsapp por exemplo é bem demorado/ineficiente, ou por telefone em que não atendem pelo menos satisfatoriamente em alguns casos.

Kkkkk Agora também entendi o valor absurdo por alguns pedidos que não passam de 100 gramas.

Eu vou passar a tentar adotar o WhatsApp tbm. Adoro o iFoo pq sempre me dá descontos, além de me permitir comprar de restaurantes que eu nem sabia q exisitiam e não perco tempo pedindo cardápio por WhatsApp, perguntando se entregam etc.

É tudo bem instantâneo e rápido.

Pena q é um absurdo o valor q cobram.

Atualmente nas horas vaga e precisamente nesta pandemia trabalho com aplicativos ifood e rappi e a taxa de entrega ultimamente tem caído lá embaixo,muitas vezes a loja na qual vai ser retirado o pedido fica a uma distância de 3 km e sem contar com a demora pra retirar o pedido que chega a passar de 40 minutos,o entregador tem gastos com pacote de internet,combustível,troca de óleo e manutenção no final das contas o maior prejudicado no meu ponto de vista é o entregador

O que reparei é que aqui em Curitiba tínhamos 6 mercados que operavam com frete grátis pela plataforma, e agora tem coisa de umas 3 semanas que só vejo 2, os demais sequer aparecem abertos. Pelo jeito tá todo mundo debandando.