Palhaçada, tanto por parte do Ifood quanto do estabelecimento que usar essas artes.
A ideia da imagem, apesar de ilustrativa, é de passar a ideia do produto que você está pedindo, dessa forma voce vai ter pelo menos o visual aproximado do produto.
Agora além de nao ter a segurança do sabor, o produto vai ser gerado por IA, sendo completamente diferente do ofertado.
Parabéns pelo retrocesso.
Eu, como alguém que trabalha há mais de 10 anos com fotografia publicitária, e entre ela faço trabalhos no ramo de alimentos, afirmo que só atualizaram o método de conseguir as imagens.
Antes era “Fonte: Google Imagens”.
E o dono de estabelecimento só começa a entender que fazer isso é jogar contra o próprio negócio, quando os clientes começam a reclamar.
Mas antes dava pra ver quando era Google Imagens, pois geralmente tinham vários estilos de imagem retratando cada item do estabelecimento. O x-bacon tinha um ângulo e iluminação totalmente diferente do x-salada.
As vezes os hamburgueres tinham todos o mesmo estilo, pois eram tirados todos do mesmo site, mas quando chegava nas fotos de batata ou de alguns lanches mais diferentes, a foto mudava completamente.
Com IA vai dar pra gerar todos no mesmo estilo
Já trabalhei no marketing de uma empresa de alimentos. O que a gente achava pelo Google Street View de lojinha que usava foto nossa e tinha que pedir pro cara tirar, não tá no gibi. kkkk
A mesma coisa essas roupas superbaratas da Shopee/AliEx/ML/Shein. Todos os vendedores usam a mesma foto até quando o produto é de fábricas totalmente diferentes.
""
Inclusive foi assim que conheci minha mafav favorita. Uma loja do ML vendia umas porcaria de camisa v4g4bund, mas usa(va)m fotos de uma marca de alta qualidade que custa 180-300 cada.
Vi um comentário da loja verdadeira falando que estava usando as fotos deles sem autorização, aí foi pesquisar a loja de curiosidade e virou minha favorita.
O usuário mais atento sim, mas a grande maioria não consegue pegar a minúcia que aquela foto não é realmente do estabelecimento.
Acontece demais. Roupas eu não compro desses sites, mas outros itens sempre tento confirmar as informações no site do fabricante, porque não dá pra confiar no que colocam ali.
O pior é quando não dá nem pra saber se o produto é realmente daquele fabricante.
Quando eu ainda comprava no ifood passava reto de restaurante que claramente usava imagens stock ou de qualquer outro lugar menos ali, tipo essa aqui que já vi em uns 30 cardápios de pizza diferentes.
Agora gerado por IA é um nível acima de sacanagem, se a pessoa não se importa nem em como apresenta seu produto, como vou confiar na procedência dele?
Somos dois! Hoje em dia com os smartphones todo mundo tem uma câmera minimamente decente no bolso. É só preparar o prato, colocar em um lugar com uma iluminação boa, pegar o celular e tirar uma foto.
Pegar foto de produto no Google, ou pior ainda, gerar com AI, é o cúmulo da preguiça! E se a pessoa tem preguiça até de promover o próprio estabelecimento, não dá pra esperar que eles vão colocar muito empenho na preparação do alimento (ou até mesmo em manter a cozinha limpa)
considero palhacada, quando a comida chega, nada se parece, vao comecar as devolucoes e reclamacoes
É uma burr1ce sem tamanho fazer isso.. Eu passo longe de estabelecimentos que usam foto de alimentos gerada por IA ou “fake”, mostrando um produto que claramente não é o oferecido. Outra coisa que passo longe são de produtos sem peso aproximado. Mostra na foto uma fatia de torta gigante, aí a pessoa compra e chega uma amostra da fatia. Ridículo.