Idosos têm menor confiança no Pix e são maior alvo de golpes financeiros

Gente idosa não pertence a geração da internet, smartphone, engenharia social que cresce a cada instante, então acabam sendo alvos fáceis.

2 curtidas

Nenhuma confiança no Pix, mas 100% de confiança no Zap. Introduzir idosos a internet foi um erro.

6 curtidas

O dono da casa que moro não confia nem em transferência… Só dinheiro vivo.

1 curtida

Confiar eu acho que ele confia, ele tá é querendo é dibrar a Receita Federal mesmo.

4 curtidas

Esse é o caso de minha mãe e de minhas tias: nenhuma delas confia na internet pra muita coisa, minha tia vive quieta quando compro pela internet e quando uma compra dá problema (1 de 10, por exemplo) é só pra ela abrir a boca pra dizer que eu nunca devia ter feito nenhuma transação online.

Minha mãe é pior infelizmente, pois ela até compra pela internet (melhor, eu compro. ela vê o produto e pede pra eu verificar a loja e comprar), mas não confia de maneira alguma nem em ter app do banco instalado, e o único que ela confia é o nubank mas apenas como cartão de crédito, para outras funções não.

E aonde está a pior parte da minha mãe? ela sempre saca no banco 24h e faz sempre mais de 5 operações com cada uma levando acredito que 5 minutos para ser realizada e isso quando não ocorre nenhum imprevisto que roube mais tempo, e no início deste mês um homem a intimidou bem na frente do caixa e das câmeras do estabelecimento e fez ela dar a ele R$750,00 reais (de uma maneira que ela estivesse “emprestando” para ele), até este momento ela está tentado fazer algo mesmo tendo feito B.O, em outras vezes “colegas” de trabalho já tiraram entre R$100,00 e R$200,00 reais da bolsa dela enquanto ela ia ao banheiro e deixava a bolsa no escritório e nessa segunda situação também levaram a identidade dela (que não entendo o motivo mas ela deixou junto ao dinheiro neste dia), e a pior de todas foi quando o técnico da empresa de internet veio consertar os cabos e ela bobeou e largou quase R$300,00 reais à vista de todos (nem preciso dizer q o dinheiro sumiu).

Em todas as vezes eu morro falando, seco a garganta e fico rouco porque sempre insisto que ela deve passar para o banco digital e pagar as contas, boletos e pessoas por lá, tudo que ela me diz é “faz tu, eu não confio”, já recebeu pedido de pessoas que ela solicitou serviço para serem pagas por pix e ela sempre fecha a cara e aumenta o tom de voz (e faz a pessoa buscar pessoalmente com ela ou ela vai até a pessoa e paga). Eu fico triste e todo mês temo por ela porque também insiste em sacar o dinheiro dela sozinha pois com gente por perto “faz ela parecer que está gagá”. Ela tem 65 anos, eu gostaria muito que as empresas fizessem campanhas de insentivo ao uso de tecnologias mais recentes e até se possível agraciassem esse público inicialmente com pequenos prêmios ou descontos, sei la, e é só por isso que eu deixo esse relato, não aguento mais minha mãe passando por tanta insegurança todo mês por pura teimosia da idade.

1 curtida

Bom, ninguém é obrigado a usar ou confiar no Pix. A pessoa tem a opção de ir até um banco perder tempo pra resolver uma transferência, se assim ela quiser.

Sem dúvidas hahaha.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.