ID Estudantil: carteirinha não pode mais ser emitida pelo MEC

Originally published at: ID Estudantil: carteirinha não pode mais ser emitida pelo MEC – Brasil – Tecnoblog

Segundo o Ministério da Educação, mais de 325 mil estudantes pediram a carteirinha digital

Esse ministro é uma vergonha. Gastou dinheiro num sistema que não sabia sequer se seria aprovado. Vão querer colocar a culpa no Congresso, claro. Porque tudo que dá errado é sempre culpa do Congresso. Cadê a articulação política desse cara? Cadê a proposta do FUNDEB? Cadê a própria educação em si? Incompetente total

13 curtidas

E bora colocar estudantes para sustentar viagens do pessoal da UNE…

2 curtidas

Vamos fazer as contas.

R$12.600.000,00 ÷ 325.000 = R$38,77

Saiu mais caro pro contribuinte que a carteirinha da UNE que custa R$35,00, com a desvantagem de não possuir documento físico.

10 curtidas

E a carteirinha da UNE é o próprio estudante que paga, e tem retorno! Isso foi uma brincadeira que vai custar aos pagadores de impostos e vai gerar um custo em dobro, pois terão que arcar com uma carteira física de toda forma.

9 curtidas

???Não viaja.

Tive que rir do retorno da carteirinha da UNE, tem que viajar muito na maionese para pensar assim.
A carteirinha digital é uma coisa boa, a prova de fraude já que se voce chegar em qualquer guiché da Une com um carimbo qualquer tu faz a carteirinha. A meia é o preço da inteira e quem paga inteira da 100% de lucro para o evento e assim segue o baile… se só quem tem direito realmente usasse a inteira baixava de preço.

1 curtida

A culpa é do ministro por que ele não foi “pedir bença” pro Congresso? Aff, cada bobagem…

1 curtida

35? o preço é 15 reais, se me lembro bem. sei pq ano passado eu fiz parte do meu centro acadêmico e vendemos nossas carteirinhas pelo preço tabelado (com autorização da UNE: pois é, o lucro não é só pra ela visto que ela permite que CA’s vendam suas próprias e gerem receita também).

1 curtida

a carteirinha é um cartão em PVC (parece um cartão de crédito) que é feito em uma gráfica específica com autorização da UNE e tem vários dispositivos antifraude, inclusive QRCode pra verificar a autenticidade no sistema da UNE.

pare de espalhar inverdades por aí.

1 curtida

muita gente falando sobre o que não sabe (mas acha que sabe pq leu no zap), complicado.

2 curtidas

Cara que doideira, num tópico galera defende que tudo tem que ser pelo governo, que o serpro não pode ser privatizado porque os dados são sensíveis, ai no outro não tem que ser pelo governo, tem que ser um agente de fora que tem que fazer e cada um tem que pagar pelo seu. Não to entendendo nada hehehe.

1 curtida

Único lugar que produz material com dispositivos antifraude que eu confio é a Casa da Moeda. De resto, qualquer mortal pode ter acesso aos mesmos “dispositivos” que a UNE tem pagando o preço certo.

E a carteirinha da UNE tem que ser renovada anualmente. Ou seja, tenho que pagar R$ 35 todo ano pra ter “direito” a algo que não vale de mais nada hoje em dia. Quer dizer, vale pra sustentar a parasitagem. De certo a UNE sobreviveria se emitisse uma carteirinha com validade ad-eternum.

1 curtida

Função legislativa é do Congresso, sempre foi, então sim. MP é temporária e SEMPRE tem risco de não passar a tempo. Então colocar em funcionamento algo com risco de cair meses depois, com um gasto desse tamanho, só tem um nome: irresponsabilidade.

6 curtidas

O Plano Real, que deu origem à nossa moeda, foi irresponsabilidade então? Ele surgiu de uma… Medida Provisória. Próximo argumento, por favor.

2 curtidas

Não é benção, é regime de governança. Se está na Constituição desse país que o Congresso tem que aprovar e há uma chance de não ser aprovado (e sempre há), você não gasta 12 MILHÕES de reais antecipadamente.

Existe um programa chamado PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola. Em 22 anos de vida foi a primeira vez que esse dinheiro sequer apareceu nas escolas. E olha que é uma quantia relativamente pequena: gira em torno de 10 mil reais por escola POR ANO. E não se viu um centavo disso.

Pra ficar só no exemplo do que você chama de bobagem: essa lei do PDDE está aprovada desde 1997, e ele não executou. Tem 1 bilhão devolvido da Petrobras em caixa (receita extraordinária) e não executou.

Aí gasta 12 milhões com algo que não estava consolidado e você vem falar em benção? E a culpa é do Congresso??

Seja menos, meu caro

4 curtidas

Menos… o que? Menos informado? O congresso atual em boa parte se (re)elegeu prometendo flores e amor pro executivo. Na prática? Isso é só UMA das provas de que o congresso não tá nem aí pro povo (que por sinal ele representa). Deixar a MP perder a validade prejudicou a quem? Ao governo ou ao povo?

Quanto ao PDDE: você se informou melhor a respeito? Sabe por que de fato o repasse não ocorreu?

“Gastar 12 milhões não, INVESTIR”. O projeto não é algo que vai se perder no limbo do tempo, como obra que os governos anteriores deixaram aos milhares abandonadas e que não podem ser recuperadas, e que por sinal representaram quase trilhão de reais desperdiçados. O governo pode muito bem editar outra MP no ano que vem e até lá ter o congresso mais alinhado em interesses.

E é verdade: a culpa não é do congresso. A culpa é quem exerce o direito de votar (mentira, obrigação). Como eu não voto mais faz tempo, então essa culpa eu não carrego.

1 curtida

Sinceramente, até gostaria de comentar o assunto aqui, mas acho que não vai adiantar.

@mobilon sinceramente, acho que acabou a discussão aqui… Tá saindo já do âmbito do assunto e indo a cunho político, infelizmente falando, mesmo que o assunto tenha relação a política… :x

1 curtida

Essa não é a conta correta…

Esse foi o custo por carteirinha considerando apenas os 3 meses da validade da MP. Se a medida virasse lei, esse custo seria diluído ao longo dos anos. Então se em apenas 3 meses o custo já igualou ao atual das carteirinhas físicas, isso significa que o resultado final com certeza seria muito mais em conta do que o formato atual.

A estimativa do governo era de 58 milhões de carteiras (segundo a matéria). Não dá muito pra confiar em estimativas de nenhum governo, mas sei lá, se 10% disso se concretizasse, o custo por carteirinha já cairia para menos de R$2,20.

Infelizmente a MP não passou e existem muitas questões políticas envolvidas, pelas quais acho que não vale a pena a gente ficar brigando aqui.

Agora é torcer para que o congresso envie o seu próprio projeto.

6 curtidas