IBM busca programadores de COBOL após aumento de demanda

Originally published at: IBM busca programadores de COBOL após aumento de demanda – Aplicativos e Software – Tecnoblog

IBM explica que pandemia está levando a “sobrecargas” em sistemas baseados em COBOL

Eu ainda acho que esse aumento na demanda é porque programadores Cobol estão em grupo de risco. kkkkkkkk Em vias de extinção, querem repor aqueles que forem ceifados pelo coronavírus.

10 curtidas

O problema não é nem repor o mercado e sim quem vai sobreviver à empreitada de aprender a linguagem.

O problema não é aprender Cobol e sim o ambiente de mainframe, que é chato pra caramba. A linguagem é simples e muito fácil de programar (trabalhei com ela nas décadas de 8 e 90), porém a integração com mainframe e as ferramentas limitadas de debug que você encontra nas empresas é que dificultam tudo.

1 curtida

Eu programo, apenas, por hobby, não sou profissional mas tenho amigos programadores. No mundo da programação é assim, “esta linguagem não se usa mais”, “você tem que aprender Julia, Python já era”, “você ainda programa em Delphi?”, “ninguém programa mais em Java”! Dá vontade de falar “BEM FEITO!”

2 curtidas

Bradesco emocionadíssima com esse retorno ao COBOL. kkkkkkk

1 curtida

Bah tambem trabalhei com Cobol nessa epoca e dei curso… trabalhava com um SID5000 kkkkk

Isso mesmo, eu fui induzido a aprender o tal do C# depois o PHP. Pq ngm usava mais C nem java e etc kkkkkk

Trabalhei tb com Cobol nesta época, equipamentos Cobra Computadores … Cobol deu uma base boa de lógica e até hoje trago comigo muitas regras para criação tabelas/campos…

Eita! trabalhei um tempo nos computadores da Cobra nos anos 80, mas como “operador de CPD”. Programação mesmo, só em mainframe IBM e da Digital.

A gente brincava dizendo que os computadores da Cobra não tinham memória, só “uma vaga lembrança”.

Naquele ambiente o planejamento das tabelas era super importante, pois espaço em disco era algo muito limitado…