IBM anuncia primeiro processador de 2 nanômetros do mundo

Começou com processador de 10 micrômetros nos anos 80.
Nos anos 2000 já estava nos nanômetros.
E detalhe que em 2008 tinha a previão de que entre 16 e 11nm seria o ponto onde os fabricantes iriam ter de decidir se valeria a pena continuar o esforço de miniaturização porque não seria economicamente viável ou talvez fisicamente viável.

Mas o limite físico existe e eu imagino que os 2nm já esteja bem perto desse limite. Daí é ver se o grafeno ou algum outro material vai estar desenvolvido o suficiente para substituir o silício e continuar esse processo de miniaturização.

15 curtidas

50 bilhões de transistores em um wafer com tamanho aproximado ao de uma unha.

Fiquei olhando pra minha unha imaginando 50B de ‘pontos’ nela: :exploding_head:

11 curtidas

Quando eu estava na faculdade falavam que o limite seria 7nm. Agora já foi quebrado…

2 curtidas

Limite físico é o tamanho de um átomo de silício, 210 picometros, ou 0,21 nanômetros. Mas acredito que antes disso vão descobrir outro material pra usar nos processadores.

4 curtidas

Eu acho que o limite é um pouco acima do diâmetro do átomo de silício porque quanto mais próximo desse valor você chega, mais difícil fica para lidar com os efeitos quânticos e outras inferferências.
Fora que tem o limite do processo de fabricação também, mas isso talvez seja mais contornável.

3 curtidas

Isso é fisicamente possível? E o tunelamento quântico abaixo dos 5nm?

2 curtidas

Tecnologia em geral está avançando muito rápido! Fico surpreso com o anúncio do primeiro processador 2 nanômetros!

1 curtida

Jesus, só penso em uns 10 desses juntos fazendo um mega die com o triplo de poder de processamento que o processador mais poderoso hoje em dia pra pc. :heart_eyes: ( deixem eu sonhar!)

2 curtidas

Aguardando a Apple e Samsung chegarem nos 2 nanômetros em 2024 enquanto a Intel deve estar sofrendo nos 7 com um pouco de sorte.

4 curtidas

Como já mencionado, existem efeitos quânticos a partir de um certo ponto, nesse caso chamado de tunelamento quântico. Você pode saber sobre isso e um pouco mais nesse vídeo do Kurzgesagt (em inglês, com legendas).

3 curtidas

Olha, se não me engano, existem pesquisas de processadores feitos de grafeno, mas como tudo relacionado está só na promessa.

Processo de fabrico de 2nm da TSMC entra na fase de desenvolvimento

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.