IA deixará que todos sejam programadores, diz CEO da Nvidia

Legal, falaram a mesma coisa com as ferramentas low code 15 anos atrás.
Não sei a gana que esse pessoal tem de querer extinguir programadores, é impossível!

Afinal vc aceitaria ser operado por uma pessoa que não fez medicina se ela for auxiliada por IA?

1 curtida

A não ser que seja para programar equipamento de risco, sim. Oh as comparações kkkkk

1 curtida

Escrever código é só o 1%. Compreender o que está fazendo e resolver bugs são outros 500. E é nessa parte que está o grosso do trabalho. O mercado é grande e tem espaço para todos.

4 curtidas

como contador dou boas-vindas aos meus amigos programadores como a próxima profissão a morrer :slight_smile:

2 curtidas

Comparar com 15 anos atrás é muita inocência. As IAs atuais já estão surpreendendo, em menos de 2 anos já estarão ainda mais avançadas. Estão avançando décadas em poucos anos. Quem subestimar isso vai se lascar, e bem profundamente.

kkk e olha que essa era a profissão do futuro

Assisti um TED Talk em que um programador de IA fala que um computador com IA pode fazer tudo, ele cita diversas profissões até médicos, radiologistas entre outros (faz tempo que assisti) a única que ele disse estar salva era a dele e ele riu. Agora eu quero ver ele rir :joy: se isso realmente se concretizar.

“O futuro já passou a 20 anos, velhote.”

A OpenAI estava cozinhando esses produtos há quanto tempo? Parece que chegaram do nada revolucionando o mercado. Embora temha um marketing, parece trazer ferramentas muito promissoras.

Olha, eu vejo a IA assumindo a programação inteira com poucos cliques e comandos. Pode acontecer de nem ser necessário a figura humana na criação do código, apenas debug e olhe lá.

Excelente pro empresário e mal pro programador que pela 5000º vez vai ter que se reinventar

As ferramentas de IA tendem a trazer mais problemas no âmbito de desenvolvimento de software e DRM. Por um lado, elas auxiliam desenvolvedores e programadores na escrita de código, reduzindo o tempo de desenvolvimento. Por outro, vemos a questão dos direitos autorais, que já é um problema que tais ferramentas possuem. Se as IA públicas fornecessem códigos de ferramentas de DRM, crackers podem usar IA para crackers mais facilmente jogos e programas com DRM complexos.

mais fácil as IA respeitar DRM do que as pessoas

1 curtida

O negócio fazer bem assim!
Quero ver quando invetarem a tag
non-ai igual a nofollow. para os sites.

E se pegarem dados pra IA isso dar processo.

2 curtidas

Linguagem de programação mais usado em 2030… ChatGPT :sweat_smile:

2 curtidas

A comparação que fiz não tem nada a ver com IA, na época surgiram as primeiras ferramentas low code e muita empresa apostou na máxima: “todo mundo vai saber fazer sistema sem precisar programar”.
Colocaram as tais ferramentas e deram acesso ao time de negócios, no final quem não faliu teve que desembolsar muito dinheiro para ajustar os sistemas criados e/ou alterados no período.
Inocência é acreditar em profecias apocalipticas, todos tem que evoluir, mas virar esse drama que estão gritando por aí é insanidade.

Bem, tem 15 anos e nunca consegui testar uma plataforma low code. Mesmo quando usava ferramentas que faziam o código sozinho, tipo um Dreamweaver o que era gerado era tão bagunçado e cheio de coisas inúteis que preferia usar o Notepad.

Também não levava fé na Ai, mas já fiz alguns scripts para servidor auxilado por eles, gera um código simples e eficiente, apesar que as vezes tenho que corrigir, mas não porque a IA estava errada, e sim porque eu percebi que faltava coisas ou eu pedia algum código e depois eu mesmo via que não era aquilo que eu precisava, aliás bem frustante isso.

Querendo ou não é uma ferramenta que te auxilia bastante, se no futuro melhorem mais eles podem facilitar transição de tecnologias, tipo converter um programa em Delphi7 para um website e quem sabe até mesmo fazer um programa inteiro, e uma pessoa após testar o programa pode revisar digitando ou até falando para a IA o que ele percebeu de errado e inesperado.

2 curtidas

Acho graça de ver essa galera que pensa que IA é magia, no mundo realmente, quem coloca a mão na massa todo dia com isso, sabe como a salsicha é feita, agora CEO da Nvidia? A empresa que acabou de perder a mamata da mineração, sabe que a próxima teta é a corrida maluca em torno da IA, muito processamento, pouco resultado, o Gartner Hype Cycle raramente erra com adoção de novas tecnologias, achei que a IA ja estava na ascendente, mas pelo jeito ainda esta subindo

Todos já podem ser, só estudar programação uai

Vou falar como alguém que programa a 14 anos (oq n significa nada por si só), que tem usado o ChatGPT com certa frequência para aumentar minha produtividade e como entusiasta da tecnologia no geral que vem acompanhando empresas como Nvidia, Intel e AMD a bastante tempo.

Primeiro, o cara é o CEO da Nvidia, Nvidia qual tem investido em Inteligência Artificial a décadas já, e sempre foi a maior fornecedora de hardware nessa área e em HPC, obviamente ele quer vender o produto dele, IA é um mercado aonde a Nvidia pode fazer grandes lucros, quanto mais gente utilizar IA, mais hardware será necessário, mais a Nvidia irá vender, simples assim.

No final é tudo marketing, pode ser verdade no futuro? Pode, nada impede. Mas ele não está falando algo que ele tem certeza ou até mesmo alguma remota ideia de se é possível, mas sim o que ele quer que aconteça.

E sobre o ponto de se a I.A. (seja ChatGPT ou não) pode ou não substituir um programador: Impossível, no estado que está o máximo que ele substitui é um CEO que não sabe programar tentando programar. Vai ter que esperar no mínimo uns 10 anos de evolução para começar a avaliar essa possibilidade para os outros próximos anos.

Ainda falta muita coisa, por exemplo, a área de desenvolvimento de software evolui muito mais rápido do que é possível treinar essas IAs, a maioria das soluções que o ChatGPT me fornece são desatualizadas, mesmo com dados até 2021, e as vezes chega a certo ponto — o qual eu considero o maior problema — que o ChatGPT começa a inventar coisas que não existem, apesar da lógica fazer sentido.

E programar não é só escrever código e depurar, a maior parte do tempo a gente está arquitetando, discutindo, levantando requisitos, melhorando desempenho, resolvendo coisas que magicamente param de funcionar, e, principalmente, criando coisas totalmente novas, e apesar da IA poder criar algo do zero também, ela ainda não consegue identificar o que existe, ou seja, ela vai criar soluções na qual as funções e dependências que ela está querendo usar nem mesmo existem, enquanto um ser humano não vai fazer isso.

A IA vai estar sempre limitada ao que ela ingeriu, ela não consegue criar, por exemplo, um novo algoritmo de ordenação ou uma nova estrutura de dados altamente eficiente para um certo tipo de cenário, já que os estudos para descobrir isso ainda nem existiriam. Ou seja, a IA ainda não é capaz de criar nada que não tenha sido criado ou discutido por seres humanos antes, o máximo que ela consegue é pegar um monte de coisas e jogar em um texto de forma que faça sentido, mas que definitivamente não vai funcionar.

4 curtidas