Huawei passa Samsung e é maior fabricante de celulares do mundo

Originally published at: Huawei passa Samsung e é maior fabricante de celulares do mundo – Celular – Tecnoblog

Pandemia ajudou Huawei a superar Samsung no segundo trimestre de 2020 em vendas de smartphones

Eu já começo a acreditar que a linha S da Samsung vem a cada geração perdendo apelo, e seus usuários migrando a linhas mais intermediárias ou para Apple.

1 curtida

Competir com o mercado chinês é complicado ,neh? Cada vez mais os caras colocam em prática o nacionalismo e vão dar preferência aos produtos da casa. Pra Huawei tomar a liderança da Samsung de forma sólida,e não apenas pontual,é preciso uma penetração de mercado mais ampla,não apenas na China. Nesse aspecto a Samsung ainda tem vantagem e, melhorando a economia global, voltara a liderar.

Sair de uma linha S da Samsung para um intermédiario Samsung ,intermediário Apple ( o SE) ou até mesmo o iPhone 11 sem ser linha PRO seria tão sem sentido com base na relação custo x benefício ! Hahah! Não consigo imaginar isso vindo de quem é um consumidor antenado. Vc pode até questionar se de fato a linha S vem incrementando e se refinando a cada geração. Porem ela tem adjetivos suficientes pra segurar a maioria dos usuários que são “habitués” da linha em relação aos modelos intermediários da Samsung e os da Apple que eu citei.

Eu não falei do SE, disse que vem trocando por linhas mais acessíveis da própria samsung (ou outros) e da Apple, que não necessariamente mais baratos. Vejo essa tendência até na minha própria família! Todos saíram em alguma geração da linha S, hoje estão na Apple, Google Pixel, One Plus…mas saíram…Muitos não entendem, mas existe um mundo ai fora além da linha S, que a cada geração vem perdendo vendas.

Eu acho que a linha S é muito boa e tem uma ótima publicidade, mas à medida em que os high-end ficam mais caros e os de entrada mais competentes, a linha S parece menos interessante. Inclusive, acho o custo/benefício pior de todos, já que o suporte é curto e a desvalorização muito rápida.

O iPhone sempre terá o diferencial do iOS, goste ou não só roda nele, eu mesmo sai de um iPhone SE para um S10e e me arrependo pelo software. Trocaria fácil esse S10e por qualquer iPhone a venda atualmente. Se fosse para ficar no Android hoje, ficaria em um mid-end mesmo, vejo poucas vantagens em pagar o extra do high-end para o meu uso.

1 curtida

Exato, esse é o ponto. Nós somos a exceção. Mas o usuário leigo não sabe nem o que é um flagship. Sabe que Galaxy linha S e Note são as melhores, mas essa dedução é com base no preço e posicionamento de marca. Então ele esta nem aí se é exynos ou snapdragon, isso é algo que só a gente se importa.

Não acredito que alguém que tenha um Galaxy da linha S migre para algo inferior, muito menos um SE2 da Apple. A começar aqui no Brasil, quem tem dinheiro para ter um Galaxy ou Note, tem também para um iPhone 11 Pro Max.

A Samsung sempre vendeu menos flagship que a Apple, isso inclusive no Brasil. E na Europa, a huawei tem uma presença bem forte. Aqui na América do Sul mesmo, com exceção do Brasil, ela é top 2 em muitos países.

A Huawei é a número 1 da China, com mais de 46% de mercado, e o que torna isso mais relevante é que estamos falando de uma população de mais de 1.4BI de habitantes. É difícil competir com uma base tão grande e de consumidores vorazes.

1 curtida

Exato! O cenário mais provável é o leigo ir de intermédiario Premium da Samsung ao invés de um Premium que custe 300-400 a mais ,enquanto que o usuário mais experiente ,que utiliza o premium, difícilmente migrará para o intermediário premium com as atuais cotações. A situação que o colega acima colocou ela existe. Eu não nego isso. Porém acho que acontece em uma frequência que, por ora, não muda muito o panorama da Samsung no segmento premium aqui no Brasil.

O que talvez possa acontecer é alguém sair de uma parelho mais antigo da linha S (S6 ou S7, por exemplo) e ir pra algum intermediário atual ou algum da Apple que não seja o topo (não sei se o SE 2).
Mas sair de um S10 pra ir prum, sei lá, Oneplus Nord, eu também acho que seja pouco comum.

1 curtida

Não restam dúvidas quanto à usabilidade do sistema Apple. Eu vi esse SE de perto. Me deu agonia aquela tela minúscula e com uma resolução inferior ao meu S10. Eu não pegaria jamais. Gosto de editar foto! Mas isso é muito relativo, subjetivo,neh?

A situação que vc expõe de fato existe. Mas eu entendo que ainda não interfere no panorama geral dos aparelhos Premium da Samsung aqui no Brasil. Pelo menos não em relação aos usuários fieis a linha. Que são muitos.

1 curtida

Sim, aqui no Brasil eu até concordo! Eles trazem por um preço “razoável” tento em vista do preço internacional, além de cair o valor bem rápido pouco tempo depois…além de não ter muitos concorrentes de topo oficialmente por aqui.

O uso sim depende de cada, não estou falando que é melhor ou pior, apenas que o eco-sistema da Apple é um atrativo muito maior do que apenas o bom hardware da linha S. Eu não perderia quase nada indo para um Galaxy A51 por exemplo, se amanhã eu for comprar um Android não vejo tanto atrativo na linha S quanto anos atrás.

Mas acredito que para o grande público talvez não mude tanto, a publicidade é muito forte. Mas de qualquer forma, acho frágil essa vantagem comparada a da Apple, acho que a Huawei brigaria muito forte por esse segemento aqui no Brasil sem os problemas do Google Play.

Em parte você tem razão, eu que desde faz muitos anos sou cliente da série S e Note, não penso de momento trocar (S20 Ultra) de marca, mas o que passa é que eu noto muito pouca diferença entre um S8 Plus, S9 Plus, S10 Plus e S20 Plus ou Ultra. Sendo que o Android é desde o 8 muito parecido e o S9 Plus inclusive tem o mesmo que o meu S20 Ultra, eu entre ele e o Ultra só vejo diferença no tamanho e um pouco na qualidade da câmara. Mas no geral, se o meu S20 Ultra não tivesse ficado por 700€ por eu prolongar o contrato, eu nunca pagaria o valor dele total, já que eu fiquei comparando ele com o S9 Plus (aqui na Europa por 350€ você encontra um novo ou quase) e fiquei desapontado (a grande angular e o zoom são muito bons para mim)

Conclusão: eu acho que um cliente com o meu perfil não vai trocar de smartphone, ponto. Nem por novos S, Note ou iPhone, já que até surgir algo muito inovador, são tudo meros pequenos updates. A Huawei o que faz é oferecer algo similar a um preço mais baixo na China e aí está ganhando clientes. Por outro lado a Samsung e Apple pouco inovam, aí não perdem clientes mas não vendem porque entre um modelo de 2 anos e de 2020 quase não há diferença.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.