Huawei no Brasil: afinal, os celulares rodam qual sistema operacional?

Primeiro - bizarro pensar que a empresa líder na instalação global em torres de transmissão 5G, não pode por 5G em seus produtos…

Segundo - falaram da ausência notável do Google Pay, mas o @thassius esqueceu de sondar sobre outra questão importante: não falaram do Android Auto né. Ele não roda pelo GBOX, e nada do Huawei HiCar no Brasil…

12 Likes

É impressionante e lamentável um veículo de comunicação tão antigo ao citar os apps compatíveis com o so da huawei, só citar apps de massas e de público jovem e adolescente. Em momento algum desta raza matéria, não vi citarem sobre o gov.Br , carteira digital de trânsito, receita Federal etc. Parece que esquecem da vida adulta e se prendem a tik tok, snap chat etc. É lamentável, vou ter que ir buscar essas informações de outras fontes, pois essa está limitada a redes sociais e apps de massas.

10 Likes

São os aplicativos disponíveis na AppGallery. Em relação aos demais: nós ainda não estamos com unidades de teste dos novos aparelhos, então não temos como tratar disso no momento.

9 Likes

Não temos nenhuma novidade sobre o assunto, então é o que você mesmo já trouxe aqui nos comentários.

6 Likes

Tirando os entusiastas não consigo vislumbrar quem queira comprar esses aparelhos da Huawei. são caros e não tem 5G e nem pagamentos por aproximação. Apps da Meta e do Google somente por apk, e este último só com gambiarra. Aplicativos de banco não estão claros se vão funcionar.

8 Likes

Continuo a falar a mídia esta neste momento treinando o povo para um possível futuro estranho.

Me poupe não tem argumentos para usar um aparelho destes com 4G pior que ainda passam pano de forma sutil pela falta enquanto em outros caso até acusam de ser impossível em tempos atuais ainda ter aparelhos 4G.

O que $$$ não faz

Eu não usaria o termo torre por que geralmente se refere à estrutura física mesmo. Mas sim, é irônico demais.

E com esse preço acho que os únicos usuários no Brasil vão ser os executivos da Huawei…

2 Likes

O bagulho é baseado no android, então nem vejo motivo desses apps não funcionar.

Aplicativos de bancos, alguem sabe a situação?

Vdd, meio que seriam só as antenas e os receptores da torre, não a torre física mesmo, mas não sabia a melhor forma de comunicar, sem me estender :sweat_smile:

Né!..

Tbm acho, como eu disse, com o preço do Mate X6, mesmo quem quer um dobrável, tem no mínimo 3 opções melhores (Galaxy Z Fold, que com o modelo Z Fold7, promete / importa um Google Pixel 9 Pro Fold / pagar 3 mil a menor em um HONOR Magic V3, e levar de brinde o “smartwatch” e o fone TWS), sem se preocupar com as gambiarras do software da Huawei.

E o preço do Mate XT, como vc disse, só os executivos da marca, além dos artistas contratados da marca (tipo a Agatha Moreira), e uns desembargadores, que adoram uma licitação pra comprar dispositivos caríssimos kkkkkk

Tem que ter muita coragem pra subir no palco e anunciar um aparelho desse à imprensa por essa faixa de preço num país onde nem os mais endinheirados pagariam esse valor. A Apple deve olhar e dizer: Num é possível.
Espero que seja apenas uma jogada de marketing inicial pra ganhar holofotes e aí sim trazer aparelhos que condiz com a realidade do mercado brasileiro.

2 Likes

A solução do Micro G é a mesma solução pra usar o Youtube Revanced, irônico né?
Não sei como está a comunidade de custom pra esses aparelhos, mas se eu tivesse uma grana compraria pelo hardware e usar uma custom rom com Gapps pra poder usar os serviços do google.

Se esse sistema EMUI for como o Fire OS, tipo um fork do Android, não deve ter problema em instalar apks para uso geral. Tive um tablet da Amazon e tudo funcionava sem problema nenhum, dava até para instalar a play store em si.
Claro que por ser um tablet eu não testei apps de bancos, android auto, gov.br, isso aí precisa ser avaliado, mas tendo a acreditar na Huawei, eles estão presentes em vários países fora da China, se o sistema não funcionasse certamente não operariam nesses mercados.

4 Likes

O app é instalado através do APK, e não através da loja oficial do Google. Quando o app vem da loja oficial, ele é “assinado” pelo Google, uma maneira de garantir que o dispositivo é seguro e o app não será alterado.

Quando a instalação é feita através do APK (no caso da Huawei, mas isso também acontece se o dispositivo tiver o root ativado), o app não tem essa “assinatura” e ele não tem como saber se o dispositivo é seguro. Quando isso acontece muitos apps bloqueiam diversas features ou o app inteiro mesmo.

Um exemplo é o Netflix, sem essa assinatura o app não tem como saber se o dispositivo talvez esteja gravando a tela ou extraindo o arquivo do vídeo, e por isso sem essa assinatura o Netflix vai limitar a qualidade do vídeo em 320p.

Outro exemplo são os apps de banco, sem essa assinatura o app não tem como saber se o usuário vai talvez aplicar uma engenharia reversa e tentar mexer com o código do app, por isso esses apps bloqueiam a instalação.

Em resumo: instalar app e Android sem a Play Store é treta. Você vai ter problemas que nem imaginava que existissem.

Pensei a mesma coisa, R$ 22.999 pelo modelo mais barato é totalmente desconexo com a realidade do Brasil. Por esse preço você compra um iPhone e um iPad.

Do jeito que brasileiro compra as coisas por causa de marca e aparências, muito pouca gente vai pagar esse preço por um celular que ninguém nem conhece.

1 Like

Na minha opinião falando apenas sobre o 5G, aqui no BR é pura perfumaria. 5G só serve pra gastar bateria adoidado. Em velocidade, claro, é maior que o 4G, mas não faz taaaanta diferença na prática, e mesmo assim, com os planos do cartel de operadoras, é só pra gastar mais rápido os míseros gigas de dados que elas vendem. Isso sem contar que muitas operadoras tem aquele 5G meio fake…

Eu raramente uso dados móveis, mas quando uso, uso o 4G em preferência pra poupar a bateria gasta pelo 5G.

Sobre o preço, infelizmente já era a muito tempo a época de celulares asiáticos MUITO BONS com preços ótimos. Com a nossa carga tributária abusiva pra beneficiar ricos, empresas e políticos/militares e família, quando vem uma marca boa pra cá, vem sempre com custo estratosféricos.

3 Likes

E o povo ainda reclamava do Windows Phone e do Windows 10 Mobile, mas instalar por APK e pagar 30K sem 5G, perfeito! #tofora

2 Likes

App do Santander sei que consegue detectar se foi instalado por sideload e vai te barrar já aí.

1 Like