HMD abandona de vez venda de smartphones com marca Nokia

Não sei que vício é esse que a galera tem em querer reviver coisas antigas, só pela nostalgia. Devia ter deixado a Nokia morta desde o Windows Phone e pronto.

5 Likes

Concordo… infelizmente a Nokia teve seu fim… e isso deveria ter sido deixado na nostalgia daqueles que tiveram equipamentos da marca e sabiam da sua qualidade. Essa tentativa frustrada de reviver a marca só a deixou num esquecimento desrespeitoso dos últimos produtos criados pela HMD.

1 Like

Como diz os sábios: Tudo tem um começo, meio e fim. E tá tudo bem assim.

Nokia já era apenas um nome, igual a Motorola e tantas outras. Hoje não são nem a sombra do que foram um dia.

Agora a Nokia pode descansar em paz, eu acho.

#RIP

4 Likes

Nokia voltando pro mercado que dá dinheiro… o de equipamentos de rede profissionais.

1 Like

Chega ao fim uma grande empresa de celulares. Descanse em paz Nokia 2100.

1 Like

Voltando de onde nunca se foram, haha

3 Likes

Pra contextualizar meu comentário: antes de Android, eu tinha Windows Phone. Só fui pro Android depois que o WhatsApp encerrou suporte em 31 de Dezembro de 2019 (e como eu sou compelido a usar WhatsApp, tive que buscar uma alternativa para mantê-lo). Na época, adquiri um Asus Zenfone Max Pro M1. Excelente aparelho, rápido, praticamente sem bloatware, experiência positiva com Android através dele… até a bateria começar a viciar e inchar. Adquiri então um Nokia 5.4, que desde então tem sido meu smartphone do dia-a-dia.

Fui de Asus e de Nokia porque não me apraza essas marcas populares (Samsung, Motorola, LG, etc), talvez só Xiaomi e olhe lá (nunca tive um Xiaomi, talvez seja o meu próximo).

Uma das minhas críticas à essas marcas populares é que vêm todas entupidas de bloatwares, longe demais de um Android stock. Esses dias configurei um Motorola pro meu pai e me estressei nas quase 2 horas que gastei pra configurar tudo: anúncio de Play Store, na launcher, do Moto-Sei-Lá-O-Que, infinitas atualizações, encheção pra que eu instalasse um chip SIM, app instalando do nada sem minha permissão, etc. Não lembro de ter tido o mesmo problema e estresse nem com o Asus Zenfone, nem com meu Nokia atual.

Só que a “Nokia” de hoje (HMD) não é a Nokia de antigamente, isso é fato. Quer dizer, um dia desses meu smartphone caiu no chão, inicialmente deu um bug na câmera, dei umas batidas e voltou a funcionar e funciona até hoje, algo típico de Nokia (resiliência). Mas é meio lento, às vezes trava e até reinicia sozinho se estiver rodando algo pesado. Em comparação, meu Zenfone só vi engasgar, às vezes, como TikTok, mas até ali era geralmente fluido.

Em resumo: não é top de linha, mas os “Nokias” da HMD, dentro da minha experiência pessoal com um atualmente, é o mais próximo do Android stock e é relativamente resiliente. Único defeito que vejo nele, como mencionei, é desempenho, principalmente pra apps que exigem muito (TikTok, Firefox, etc…).

Também teve sim um fator de nostalgia quando fui de Nokia após a bateria do meu Zenfone inchar.

A nostalgia, por sua vez, tem um fator da experiência anterior positiva. Por exemplo: fui de Asus porque já tive anteriormente PC com placa-mãe da Asus, e na minha experiência foi um PC excelente, e isso se confirmou no smartphone que também foi (é, ainda funciona) um smartphone excelente.

Similarmente, fui de Nokia porque já tive Nokia na época do Windows Phone, e com eles tive experiência positiva (Windows Phone, que era baseado no Windows 8.1, apesar de ser Windows, foi bom em dispositivo móvel ao meu ver).

Mas também tem um segundo fator: porque era uma das “marcas alternativas” um pouco mais fáceis de se achar… Pra efeito de comparação, é praticamente impossível achar BlackBerry Android no mercado brasileiro, ou HTC, ou Huawei… importar um Librem Phone está fora de cogitação pelo preço e falta de suporte a apps bancários do Android.

Como pode notar, busco “terceiras vias”, busco as alternativas, as marcas que não fazem parte do multipólio (Samsung, LG, Motorola, até Xiaomi faz parte desse multipólio) da tecnologia. E Nokia faz parte dessa “terceira via”, assim como Asus, Huawei, BlackBerry e outras. É o outro fator que me levou à Nokia/HMD Android.

2 Likes

Queria muito testar um Nokia 9 PureView… Ou mesmo que este tivesse um sucessor à altura. Pena que não aconteceu. Gostava demais das tecnologias que a Nokia desenvolveu, principalmente a de gravação de áudio batizada mais tarde de Ozo áudio. Gostaria muito que ela estivesse pelo menos presente nos flagships atuais chineses. Atualmente fui pro ecossistema Huawei

2 Likes

Ainda tenho o meu aqui como celular backup para bancos e login do google. A bateria também danificou e coloquei 2 celulas de bateria de notebook com uma placa externa para carregamento. (relaxem! eu manjo das eletronicas!)

Foi um baita telefone!

5 Likes

Eu também já tive um celular da marca Nokia com Windows Phone, entre agosto e dezembro de 2019.

2 Likes

Eu fico impressionado… um dos maiores erros da Microsoft foi ter descontinuado o Windows Phone… era tão rápido, tão leve… tão direto. Até a minha mãe conseguia utilizar o sistema sem nenhuma dificuldade…
Parece que o único acerto de fato da Microsoft foi a Azure… um produto que a cada ano tem ganhado um percentual a mais de mercado.

3 Likes

50% culpa da MS e 50% culpa do mercado.

2 Likes

uma pena, assim como a BlackBerry se foi…!!!

2 Likes

Que venha o próximo: Motorola. É terrível o quanto a Lenovo mancha a história dessa marca. Que matem de vez.

2 Likes