[HELP] FGTS Caixa, golpe? ou uso indevido da Caixa?

Boa Tarde Amigos, venho compartilhar um caso que aconteceu ontem comigo e fiquei muito preocupado. Com a recente onda de dados vazados, me certifiquei de baixar o APP do FGTS e garantir o vinculo com o meu e-mail, para evitar possíveis tentativas de falha. Como ontem foi meu aniversario fui verificar se a opçao do SAQUE de aniversário estaria ativa, e para minha surpresa constava no Extrato 2 saques realizados com o COD 60,

image

, fiquei extremamente preocupado pois não me lembro de ter cadastrado conta bancaria alguma, pior ainda foi descobrir que o SAQUE tinha, sido feito para uma conta que eu nem tenho conforme anexo2.

image

Entrei em contato com a CAIXA e eles me informaram que realmente o COD 60 se tratava de Saque do FGTS de aniversário, e que para eu contestar eu teria que ir em uma gencia. PQP.

O mais estranho vem agora, no final da Tarde ao entrar no APP novamente ele me apareceu para cadastrar uma nova Conta.

image

e agora apareceram os valores retornados:

image

Claro que fiquei feliz, pois ou ou golpe deu erado, ou nem sequer foi uma tentativa de Golpe, mas por outro lado fiquei em alerta, pois tenho notificaçoes ativas para o APP e nunca recebi nenhum alerta de nada, o que será que a CAIXA faz com esse dinheiro que fica no aguardo para ser sacado alguns dias antes que de fato seja sacado? Ou realmente posso ter caido em algum golpe?

Abraços

2 curtidas

Se foi golpe, a pessoa tem alguns dados seus referentes a emprego.
Por causa do seu tópico eu instalei aqui o app e antes ele faz várias perguntas sobre qd comecei a trabalhar em tal lugar, nome da mãe, etc.

2 curtidas

Passo a acreditar que não foi tentativa de GOLPE, pois eu já tinha ele cadastrado, se alguém tentasse instalar com meus dados, iria acusar erro, pois já existiria o cadastro.
To pensando se não pode ser algo que a própria CAIXA faz, com o nosso dinheiro, enquanto não solicitamos esse Saque.

1 curtida

Uh… tem uma CC na segunda imagem.

todo banco usa nosso dinheiro enquanto estão na posse deles, o rendimento do FGTS por exemplo, vem desse uso do dinheiro.

creio não ter problema, pois como ele disse, essa conta não é dele

1 curtida

Sim, não tem problema, pois não faço ideia de quem é essa conta.
Conforme falado se eles usam dessa forma, não deveria aparecer na mesma operação de SAQUE com o mesmo cod inclusive de um processo realizado por alguém realmente.

O saque aniversario do FGTS foi uma modalidade que o governo criou ano passado para que todo mês do seu aniversário, seja possível retirar uma quantia para deposito em uma conta corrente (ou seja, um saque).

Se você não ativou o saque aniversário e não possui conta no Banco do Brasil, você foi vitima de fraude e deverá fazer os procedimentos que a Caixa Econômica Federal indicar, apesar do dinheiro ja ter retornado a conta do FGTS.

No caso, abri a pagina de TEV e preenchi os dados da conta e apareceu esse nome:

3 curtidas

Agência 7009 do BB é na USP em São Paulo.

Se a conta não é sua…:roll_eyes::roll_eyes::roll_eyes:

Tá parecendo que é (ou abriram no seu nome).

2 curtidas

talvez tenham aberto uma conta fácil no nome dele

2 curtidas

A parte da conta que não é sua é bem estranho mesmo.

Agora o saque no extrato do FGTS é normal. Eu mesmo já me assustei com isso, nunca entendi o porquê mas é como se a caixa transferisse do FGTS pra alguma outra conta e dessa conta pra sua conta corrente. Eu já vi meu extrato assim também e depois de um tempo o dinheiro veio pra mim mas surtei na epoca. Como você não solicitou o aniversário, eles podem ter feito o procedimento e depois ter desfeito

1 curtida

Bom saber.
Mas é uma bruta falha de interface com o usuário.
Qualquer um iria se assustar.

2 curtidas

Aconteceu algo similar comigo, mas não foi com esse código (COD 60), foi o COD 19E. Liguei para a Caixa e me falaram que esse código era referente à uma MP (Medida Provisória, que não lembro o número) que o governo federal sancionou que permitia a utilização do saldo do FGTS, e que automaticamente transferiu o valor (R$1.045,00) para uma conta da CAIXA TEM, e disse que não utilizou que o saldo voltaria para a conta do FGTS. Fui lá, tentei cadastrar no CAIXA TEM e não consegui, pois alguém já havia cadastrado antes. Voltei a ligar para a CAIXA e fui informado que eu deveria me deslocar para qualquer agência para eu fazer uma “contestação”.

Assim que pude me dirigi à uma agência da CAIXA, levando minha CTPS, RG e comprovante de residência. Expliquei minha situação e o funcionário abriu um processo para que a parte o setor interno lá deles possam analisar, me deu um prazo de 30 dias (estou aguardando).

O funcionário disse que houve dois pagamentos de boletos nessa conta da CAIXA TEM, perguntou se eu conhecia um nome lá de uma pessoa e disse que não.

Sugiro que todos acompanhem seu saldo do FGTS. Antes eu recebia um SMS, mas tinha perdido o número do celular antigo e esqueci de atualizar.

1 curtida

Vincular o caixa tem ao FGTS serviu só pra fazerem fraudes.

O que ocorreu de fato, foi uma tentativa de GOLPE onde os golpistas aproveitaram da facilidade de abrir conta pelo BANCO DO BRASIL através de um APP chamado BB Digital (APP tem reputação de 2.1 na appstore, para vocês terem uma ideia) e de posse de algumas informações minha, acessaram minha conta da CAIXA. (o que não entendi ainda como conseguiram realizar a tentativa de SAQUE, que mesmo não se concretizando foi um baita SUSTO. Depois de passar por muita espera e demora, falta de preparo do Banco do Brasil, consegue cancelar minha conta nesse APP.

O que eu aprendi, é sempre ficar ligado nas instituições que usam o meu CPF, consegui achar esse Site que explica como pode ser consultado a partir do próprio Banco Central, através do Registrato:
https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato

Materia: https://extra.globo.com/economia/vazamento-de-dados-veja-se-seu-cpf-foi-usado-para-abrir-contas-ou-fazer-emprestimos-24879612.html

O que é esse TEV? foi possível identificar o nome da conta?

TEV = transferencias entre contas do mesmo banco (dai só precisa de agencia e conta)
TED/DOC = transferencias para outro banco
Pix = o que os outros três fazem juntos mas de forma instantanea

2 curtidas

Isso aconteceu porque transferiram o seu dinheiro no APP CAIXA TEM, aconteceu comigo também! e fiquei muito preocupado, me deu um pouco de trabalho, instalar o APP CAIXA TEM, ter que ir até o banco CAIXA cadastrar o e-mail definitivo, senha e transferir o dinheiro! Esse CAIXA TEM foi pior coisa que se surgiu nós últimos tempos!

1 curtida

Muito cuidado com o golpe do “RAUL” estelionatários estão fazendo fortunas, eles ligam para a vítima com motivo de confirmar seu registro em nome do banco e tudo o que eles precisam é descobrir o seu nome completo e data de nascimento, com essa confirmação eles conseguem pela internet transferir o seu dinheiro! Detalhe jamais o banco liga para saber de dados cadastrais alheios, NÃO CONFIRME NADA! mesmo você desligando a ligação telefônica eles conseguem se manter conectados! Nunca confirme seus dados! Nome CPF e data nascimento!

O que você fez, quando descobriu?

O importante a fazer é seguir o recomendado, você não precisa confirmar nada, não há muito o que fazer nesses casos, na polícia existe uma equipe especializada só para lidar com estelionatários dessa natureza, eles são rastreados na escuta e seguem os passos até a confirmação final, voz de prisão, já foram presas muitas quadrilhas para este tipo de crime.