Heavy users devem pagar mais pela Internet?

O que vocês pensam sobre isso?

Não vejo o porque, pois do mesmo jeito que existe usuário que vai usar muitos GB e as vezes até mesmo alguns TB, tambem existe aqueles usuários que só usam para whatsapp e facebook, oque acaba compensando.
Fora que a maioria das operadoras tem CDNs dos principais serviços, oque faz com que seus clientes saiam bem menos para a internet em si.

6 curtidas

O dia que mudarem a forma de contratar internet, e ela parar de ser vendida por velocidade e passar a ser vendida por GB de uso, garantindo velocidade mínima de 1 Gbps. Ao estilo de como pagamos por energia elétrica, água e gás central.

Até lá, acho que não importa quanto tu use, tu deve pagar o mesmo que os outros pela mesma velocidade, ninguém tá obrigando os provedores de internet a oferecerem velocidades cada vez maiores.

11 curtidas

Contra, vc contrata pela internet pelo plano e pela capacidade ofertada, ao contrário da água que é um recurso limitado e algumas regiões o sistema é feito pela gravidade, internet é matemática simples sempre estará limitado a velocidade contratada durante o mês e o que você usa.
E a operadora oferta planos maiores por puro marketing, tem se que lascar mesmo, esses dias aí começaram a oferecer plano de 1giga, para mostrar qual é a “melhor”

Pode parecer simplista demais, mas infraestrutura não é problema, já que boa parte da internet era feita nos bastidores antes de virar essa discussão, usuário somente passou a ter grande relevância depois do Netflix e YouTube bombar.
E mesmo com isso, a infraestrutura aguenta e continua sendo expandida, só não é mais rápido por que capacidade de produção de fibra óptica não é suficiente.

Problema mesmo é dinheiro para dividendos.

3 curtidas

Se fosse por GB de uso eu quebraria… teria ser 5TB por 50 reais. hahaha (e eu ainda pagaria 100~150/mes…)

2 curtidas

Não, próxima pergunta?

9 curtidas

Na minha opinião, de algum modo sim. A infra não é ilimitada.

4 curtidas

De certa forma isso já acontece, só que para uma operadora o heavy user não é o usuário doméstico. Por mais que determinadas pessoas façam mais uso da internet que outras, ainda estão dentro do que a operadora consegue atender.

O heavy user mesmo é quem precisa dessa internet extrema, e esse indivíduo não é mais considerado usuário doméstico, já que suas necessidades excedem o que uma pessoa comum espera da plano que contrata.

5 curtidas

Depende da definição de heavy user.
Acho que as operadoras deveriam punir quem usa a internet em dois ou mais endereços com um único ponto de acesso.
Acho que um uso de 3 TB mensal já seria mais do que suficiente para 95 % dos internautas numa velocidade média de 300 Mbps.
Acho que as operadoras poderiam lucrar mais ao incluir assinaturas de serviços de streaming em planos residenciais de internet ou vendê-las de modo isolado.
Com a popularização de velocidades acima de 500 Mbps de download, as operadoras poderiam vender bundles de serviços para lucrar mais.

2 curtidas

Vocês não estão levando em conta que 3 TB hoje não é o mesmo que três a cinco anos atrás, um filme não é mais 1,5 GB, já é mais de 10 GB,
3TB não é valor para dizer que alguém é heavy users

As tvs estão indo para 4k o padrão, e filme vem automático e aproveita o máximo para ter melhor experiência. YouTube é padrão na vidas das pessoas, Netflix, iptv legal e ilegal também são.
Fora quem joga, tem esse detalhe ainda. Os jogos estão indo para nuvem, mídia física não é mais a maioria. Tem call of duty como exemplo, teve uma atualização foi mais de 100GB, isto em um único jogo.

E isso tudo, é um usuário em uma casa, que em uma família pode ter 4 usuários em uma residência.

Posso estar errado.

Mas os heavy users estão diminuindo, não é mais como uns anos atrás que os arquivos eram pesados e a internet boa era 10MB, os usuários medianos estes que estão crescendo muito e deve ser a maior parte do mercado e cada vez mais consume dados. Streaming já é uma parte considerável da demanda de internet.

Heavy user de verdade consome 5TB, 10TB para cima

(5TB acredito que seja o mínimo)

4 curtidas

O heavy user de ontem é o usuário padrão de hoje.
E o heavy user de hoje vai ser o usuário padrão amanhã.

7 curtidas

1 único streaming 4k a míseros 15 mbps (Pq 4k de qualidade teria de ser uns 25 Mbps), rodando direto durante o mês todo da 5TB de dados. Numa casa de 4 pessoas, cada uma vendo 4 horas de vídeo 4k por dia (E não usando mais nada da internet), já da 3.4TB, estourando facil esse valor sugerido.

Ao meu ver, um uso normal vai até 2TB/mês para cada 100 mbps de internet, numa internet de 300, estamos falando de 6TB, numa de 500 já vai pra 10TB, ou não faz sentido contratar uma internet de maior velocidade e não poder usa ela quase nunca.

Teve uma vez que o Windows reportou 2.3TB em 30 dias… e eu usava 50mbps. (pode ter bugado, então sei lá.)

Tinha chutado 3 TB de dados como uma quantidade mensal de dados de um heavy user. Mas, depois dos comentários abaixo, eu percebi que a quantidade média de um heavy user seria bem maior do que isso.
Se levarmos em consideração vídeos em 4K, jogos AAA como Call of Duty, consoles e outros equipamentos conectados à internet em casa o consumo superaria fácil os 3 TB que coloquei.
Porém atualmente a franquia de dados não tem sido necessária na banda larga fixa brasileira devido à concorrência com pequenos provedores e o descaso dos grandes com cidades pequenas e bairros da periferia de cidades médias e grandes.
O 5G como banda larga fixa pode ampliar essa concorrência principalmente da parte dos grandes provedores do cartel de telecom.
Tanto que em países desenvolvidos onde há a aplicação das franquias de dados como os EUA, alguns provedores tem deixado de aplicar as franquias de dados por lá devido a planos 5G ilimitados.

Heavy user é quem precisa de mais estabilidade. E isso já existe de certa forma com redes empresariais

Acho bem desnecessário e também demonstração de falta de conhecimento do custo que os clientes geram por parte do provedor.

a infra vai ser diferente se eu usar 1TB ou 1 GB ?

O bom de provedor pequeno é que limitação realmente não existe, problema é a estabilidade.
Na época que tinha claro, cansei de chegar na metade do mês e ter a velocidade reduzida. Depois de um tempo você via que era por causa do torrent, era só usar o torrent que depois de algumas horas, já começava a ficar lento a internet.

Bom, acho que praticamente todos os usuários de uma comunidade de um blog de tecnologia serão contra isso, né? :sweat_smile:

Em um mundo de streaming barato (até de jogos) cobrar pelo consumo será um horror. Na minha humilde visão, as teles que estão oferecendo velocidades muito altas de internet que forem limitar a um numero de Tb/mes pode ser um tiro no pé. Só se o plano top não tiver limites. Mas aí entram as dores de cabeça de não ter disponibilidade na sua região, etc.

Eu li em algum lugar que uma empresa de internet sul coreana ia cobrar da netflix pelo uso excessivo da rede por causa daquela serie nova (round 6?).

Se tu usa 1TB, tu usa 1TB. Mas se tu usa 1GB, tem mais 999GB ou 1023GB livres pros outros. Mas no caso, é questão de limitação da infra. Se tu atola a rede, realidade em provedores menores, complica. hahaha