Comprei um headphone Philips TAH1108BK/55 em dezembro de 2024. Um ótimo aparelho custo benefício, qualidade de som muito boa, e autonomia de bateria bastante longa.
Estava mega satisfeito até ele simplesmente parar de tocar no meu celular há 1 mês, mesmo conectado no bluetooth, e acreditem, com o aviso sonoro de conexão!!!
Ele funciona corretamente no notebook, tanto que as minhas reuniões de trabalho ocorrem tranquilamente com a qualidade sempre, menos pelo bluetooth do celular.
Eu tenho um Moto g42 com Android 12, e outros dispositivos bluetooth também funcionam, como por exemplo a minha caixa velhinha da JBL.
Eu já li e reli as configurações do meu celular e, sinceramente, eu não consigo entender o que está acontecendo.
Desconheço o Moto G42, mas talvez algo que já experienciei com meu Asus Zenfone possa ajudar.
O Zenfone possui três modos de perfil de áudio Bluetooth: HFP (Hands-free, exibido pelo Android como “Chamadas telefônicas” nas opções de uso do dispositivo conectado), A2DP (exibido pelo Android como “Áudio/Mídia” nas opções de uso do dispositivo) e um tal de “Qualcomm aptX”. Esse último, se existir no aparelho, quando ativado, tem maior prioridade perante o A2DP, e se o fone não entende esse protocolo, o resultado será ausência de som, porque o Android só vai enviar o áudio usando o aptX que o fone de ouvido não reconhece.
É possível verificar se há esse aptX na seguinte tela (Bluetooth > toque no item do seu headset conectado):
Alguma atualização do Android pode ter trazido o “Qualcomm aptX”, ou algum codec diferente.
Há, também, uma opção para definir quais codecs o stack de Bluetooth do Android deve utilizar, mas essa opção está escondida atrás do “Modo Desenvolvedor” que não é bom ativar se tiver apps de banco/governo (esses apps detectam o “Modo Desenvolvedor” e se recusam a funcionar enquanto o Modo Desenvolvedor não for desativado).