Quem tem um backup só não tem nenhum.
Quem tem dois… tem um.
E eu que não tenho nenhum
Então você tem -1 backup
Mais meu HD é de 2013.
Comprei um SSD para o note e coloquei só o Windows e os programas para rodar nele, o HD ficou para guardar os arquivos.
Claramente não é da Seagate.
Pior que eu tenho em algum lugar um HD de 120GB da Hitachi que veio com meu notebook de 2007 que ainda funciona.
A noticia é mais grave do que parece, não se limita as músicas, e abre a nova era do esquecimento. Com cada vez mais produtos digitais, menos capacidade de conservar teremos, por que itens digitais requerem muitos mecanismo para continuarem funcionando… esse é um debate interessante no exterior, mas no Brasil, ele é irrisório.
lembrar que a Sony encerrou a produção de DVDs, e temos uma opção a menos de armazenamento físico.
Eu gosto da regra 3-2-1, pelo menos 3 cópias, em pelo menos 2 mídias diferentes, com pelo menos 1 cópia off-site.
Eu não boto a mão no fogo por fabricante de HD alguma. Tenho HDs dessa época da Seagate funcionando, assim como tenho experiência com HDs problemáticos de todas as outras fabricantes, menos a Quantum. Mas essa não sobreviveu pra contar história.
Excelente ponto. Eu diria que a cultura de preservação dos dados é muito pouco difundida. Conheço gente que morreu em milhares de reais com recuperação de dados porque tinha “toda a vida” em algum HD. E mesmo depois de passar por essa experiência, continua não cuidando dos dados. É triste, porque temos alternativas para armazenamento de dados de longa duração, como as fitas LTO, mas como só o pessoal do business que se importa com essas coisas, o custo é altíssimo, além do hardware nada prático e acessível para um cidadão comum, que precisa de tecnologias de nível mais enterprise como SCSI/SAS/FC. Se houvesse uma demanda maior por esse tipo de armazenamento, com certeza os custos seriam menores pelos ganhos de escala, é só pensar nas várias fabricas de fita cassete/VHS que fecharam e que poderiam ter sido facilmente convertidas para trabalhar com esse tipo de mídia.
Até fita estraga. Não sei se LTO é muito problemática por que foi pensada pra isso, mas quem nunca teve um VHS mofado em casa ou pior. E tem algumas fitas antigas que soltam a parte magnética, chamam de ‘sticky shed syndrome’
Que lástima! É a história da música se perdendo.
Quem tem 2, tem 1 e quem tem 1 não tem nenhum
Na minha visão duração de armazenamento é pura loteria. Não importa se é HDD ou SSD. Um HD WD começou a pipocar com menos de 2 anos de uso, enquanto um outo HD de notebook de 2013 está funcionando até hoje, ligando 1 vez por semana.
Eletrônicos foram feitos pra funcionar e não ficar encostados. E HDs não fogem da regra. Mas é triste e lamentável, estúdios com dinheiro sobrando não investirem em redundância de backup
Se não me engano uns anos atrás o Google soltou um paper falando que os HDs dos datacenters deles ficavam rodando o tempo todo por que causava menos danos que ficar parando eles.
Um conhecido meu uma vez me disse que era mais fácil recuperar documentos de 1000 anos que um disquete de 20~30 anos.
Infelizmente nada é eterno, nem aquela mídia de dvd M-Disc que prometia longa duração de dados vingou.
Tenho uns 10 hd antigo. É muito difícil hd da problema, pode dura uns 20 anos tranquilo. As vezes da problema de boot e vc usa pra guarda arquivo. Tem que ligar eles as vezes, ate um biólogo famoso usa Hd pois faz muitos videos.
Aqui eu aplico ela com HD/ssd de uso diario + HD de backUp + backUp em nuvem.
A formula de qual a ordem de uso varia um pouco conforme a pasta e uso dos documentos, hoje tenho usado sincronização em nuvem imediata para algumas pastas, só pela praticidade de recuperar algum arquivo em caso de problema, outras é backup offline mesmo.
Um software que gosto para sincronizar dados entre casas diferentes é o Syncthing, bom quando pode deixar um computador sempre ligado para receber os dados.
Mas guardar uma tecnologia relativamente frágil, por tantos anos, é extremamente burrice. E desde de quando, músicas no Streaming ou YouTube está em alta qualidade? Está compressada pro arquivo ficar leve até o talo, música em altíssima qualidade mesmo, só nos queridos e falecidos CDs…
Imagine quem guardou uma chave de cripto de 2008, lá nos primórdios e tá tentando resgatar a fortuna e o HDD bichado.