HDs com as músicas dos anos 90 estão parando de funcionar

1 Like

Quem tem um backup só não tem nenhum.

12 Likes

Quem tem dois… tem um.

10 Likes

E eu que não tenho nenhum :grimacing:

4 Likes

Então você tem -1 backup :laughing:

16 Likes

:joy:

Mais meu HD é de 2013.

Comprei um SSD para o note e coloquei só o Windows e os programas para rodar nele, o HD ficou para guardar os arquivos.

1 Like

Claramente não é da Seagate.

Pior que eu tenho em algum lugar um HD de 120GB da Hitachi que veio com meu notebook de 2007 que ainda funciona.

3 Likes

A noticia é mais grave do que parece, não se limita as músicas, e abre a nova era do esquecimento. Com cada vez mais produtos digitais, menos capacidade de conservar teremos, por que itens digitais requerem muitos mecanismo para continuarem funcionando… esse é um debate interessante no exterior, mas no Brasil, ele é irrisório.

9 Likes

lembrar que a Sony encerrou a produção de DVDs, e temos uma opção a menos de armazenamento físico.

3 Likes

Eu gosto da regra 3-2-1, pelo menos 3 cópias, em pelo menos 2 mídias diferentes, com pelo menos 1 cópia off-site.

Eu não boto a mão no fogo por fabricante de HD alguma. Tenho HDs dessa época da Seagate funcionando, assim como tenho experiência com HDs problemáticos de todas as outras fabricantes, menos a Quantum. Mas essa não sobreviveu pra contar história.

Excelente ponto. Eu diria que a cultura de preservação dos dados é muito pouco difundida. Conheço gente que morreu em milhares de reais com recuperação de dados porque tinha “toda a vida” em algum HD. E mesmo depois de passar por essa experiência, continua não cuidando dos dados. É triste, porque temos alternativas para armazenamento de dados de longa duração, como as fitas LTO, mas como só o pessoal do business que se importa com essas coisas, o custo é altíssimo, além do hardware nada prático e acessível para um cidadão comum, que precisa de tecnologias de nível mais enterprise como SCSI/SAS/FC. Se houvesse uma demanda maior por esse tipo de armazenamento, com certeza os custos seriam menores pelos ganhos de escala, é só pensar nas várias fabricas de fita cassete/VHS que fecharam e que poderiam ter sido facilmente convertidas para trabalhar com esse tipo de mídia.

8 Likes

Até fita estraga. Não sei se LTO é muito problemática por que foi pensada pra isso, mas quem nunca teve um VHS mofado em casa ou pior. E tem algumas fitas antigas que soltam a parte magnética, chamam de ‘sticky shed syndrome’

3 Likes

Que lástima! É a história da música se perdendo.
Quem tem 2, tem 1 e quem tem 1 não tem nenhum

1 Like

Na minha visão duração de armazenamento é pura loteria. Não importa se é HDD ou SSD. Um HD WD começou a pipocar com menos de 2 anos de uso, enquanto um outo HD de notebook de 2013 está funcionando até hoje, ligando 1 vez por semana.

Eletrônicos foram feitos pra funcionar e não ficar encostados. E HDs não fogem da regra. Mas é triste e lamentável, estúdios com dinheiro sobrando não investirem em redundância de backup

4 Likes

Se não me engano uns anos atrás o Google soltou um paper falando que os HDs dos datacenters deles ficavam rodando o tempo todo por que causava menos danos que ficar parando eles.

3 Likes

Um conhecido meu uma vez me disse que era mais fácil recuperar documentos de 1000 anos que um disquete de 20~30 anos.

Infelizmente nada é eterno, nem aquela mídia de dvd M-Disc que prometia longa duração de dados vingou.

1 Like

Tenho uns 10 hd antigo. É muito difícil hd da problema, pode dura uns 20 anos tranquilo. As vezes da problema de boot e vc usa pra guarda arquivo. Tem que ligar eles as vezes, ate um biólogo famoso usa Hd pois faz muitos videos.

Aqui eu aplico ela com HD/ssd de uso diario + HD de backUp + backUp em nuvem.

A formula de qual a ordem de uso varia um pouco conforme a pasta e uso dos documentos, hoje tenho usado sincronização em nuvem imediata para algumas pastas, só pela praticidade de recuperar algum arquivo em caso de problema, outras é backup offline mesmo.

Um software que gosto para sincronizar dados entre casas diferentes é o Syncthing, bom quando pode deixar um computador sempre ligado para receber os dados.

2 Likes

Mas guardar uma tecnologia relativamente frágil, por tantos anos, é extremamente burrice. E desde de quando, músicas no Streaming ou YouTube está em alta qualidade? Está compressada pro arquivo ficar leve até o talo, música em altíssima qualidade mesmo, só nos queridos e falecidos CDs…

1 Like

Imagine quem guardou uma chave de cripto de 2008, lá nos primórdios e tá tentando resgatar a fortuna e o HDD bichado.

2 Likes