HD e Uso da SSD como armazenamento de dados

meu notebook é : HD 1 tera, core i7 - 6 gb de memória - se eu colocar uma unidade SSD de 120 gb… vai melhorar o desempenho… e meu HD vai continuar para armazenamento de dados?

Sim se você instalar o Windows no SSD (ou copiar a instalação que já está no HD).

Sim se você manter o HD no notebook.

Respondendo corretamente: Se você colocar não, ele vai ser apenas um disco vazio de 120gb que seu notebook terá. Você precisaria colocar o Windows no SSD, fazer seu Notebook bootar o Windows no SSD, e manter o HD dentro do notebook. Isso, claro, supondo que o seu notebook tenha um espaço para SSD que não necessite que você remova o HD, o que só é possível de saber com o modelo exato, visto que, existem muitos notebooks com as especificações que você demonstrou e que podem, ou não, ter tal espaço para SSD que nós chamamos de slot M.2

HD durar mais que 10 anos, Só via isso nos IDE s da vida… Os SATA muitas das vezes dão problemas nos 6 primeiros meses… Esses SSDs evitam até do sistema operacional estragar, por não darem falhas nas leituras, e ainda dura mais, bem. Mais que 10 anos em média, independente do tamanho que foi produzido…

Depende de N fatores… fonte porca é um deles. (Não adianta ser fonte com “watt real”, tem de ser fonte boa ou ao menos minimamente decente. Nada de SevenTeam, KCAS, AeroCool da vida)
Maluco economiza na fonte e depois não sabe porque o hardware morre precocemente… no caso de notebooks é ainda pior, porque tu não tem como escolher os circuitos da placa mãe do notebook… eu tinha um CCE Iron 345B que tinha um circuito defeituoso e vivia queimando HDs…

SSD dá falha de leitura com o tempo… e eles tem uma certa vida util.

Errado, SSD pode começar à dar problema em 6 meses se tu forçar bastante (ainda mais os de baixa capacidade chineses), mas se tu tiver um uso desktop normal ou mesmo gamer, eles duram bem mais…
Ps.: a vida útil de um SSD é medida em TBW (TeraByte Written, TeraBytes escritos)

Edit: Foi mal Centauro, sei lá como marcou resposta do teu post. hahaha

1 curtida

Tirando um pouco de lado o “mito do SSD morrer cedo”. Veja na SS do meu SSD o tempo que ele tem e o tempo previsto para ele atingir o máximo de escrita antes de morrer. Claro, uso ele só pra SO e programas, tudo que é escrito jogo em um HDD que está instalado.

EDIT: claro que alguma coisa é escrita no SSD, como o SWAP e cache de navegadores, por exemplo. Na SS não apareceu porque eu instalei o programa agora pra capturar essa imagem. E não, não compensa jogar isso pro HDD porque degrada bastante a performance. Inclusive eu já testei.

No caso, não é mito.
Eu me referia à alguns SSDs de 120GB do AliExpress. Tinha um tópico (acho que no Tom’s Hardware) com vários relatos de usuários sobre eles apresentando defeito super rápido quando o pessoal usava para jogo pesado. Mas agora não lembro a/as marca/s. Não cheguei a ler tudo, mas não lembro de ter visto marca famosa lá.

Isso tem com frequência quando a marca lança várias linhas. Crucial, por exemplo, que tem o melhor SSD SATA (MX 500) tem a linha BX, que é bem marromenos. O negócio é pesquisar bastante antes de decidir.

Mas hoje no mercado acredito que ninguém ultrapasse a Samsung em questão de qualidade e longevidade. Inclusive eles lançaram a linha QVO, que segundo eles é ultra durável. Claro, sacrificando performance pra isso.

Eu, particularmente, irei novamente de Samsung. Infelizmente não tem garantia no BR porque eles não distribuem oficialmente. Mas como não tenho absolutamente nada a reclamar…

Nem sabia que o BX300 era ruim, meu Crucial BX300 240GB tá firme e forte faz uns 2~3 anos. (24h/dia praticamente)

Mas provavelmente eu vá de Samsung na próxima vez, mas quando for comprar um que seja PCIe 4.0. hahaha

Ressucitaram o tópico depois de 25 dias e agora que eu vi que foi implícitamente dito que primeira minha resposta está incorreta. : -|

Enfim, longevidade de SSD, hoje em dia, é bem decente, ficando bem próximo ao dos HDD se comparados em condições iguais.
E da mesma forma que um HDD pode falhar nos primeiros seis meses de vida, um SSD também pode falhar nos primeiros seis meses de vida e, a essa altura do campeonato, já virou meio que loteria no caso das marcas mais renomadas.
Não a toa que muitas dessas marcas oferecem garantia (as vezes até internacional) de vários anos. E isso é um fator que eu considero importante quando vou escolher.

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Quais as melhores ou mais confiáveis marcas de SSDs?

Esse e o SanDisk da linha básica são sacanagem em questão desempenho. Ou vai com esse Crucial seu ou um Kingston A400 pra custo benefício.

E se for pra gastar mais, Samsung é uma das melhores opções mesmo.

Pra PCs antigos com sata 2 ainda ele serve muito bem, e comprei já pensando em usar ele por 2 ou 3 anos e já substituir quando fizesse upgrade no computador.

1 curtida

WD Green nem é tão ruim. Eu fiz a besteira de comprar um de 512GB m.2, só que padrão SATA. hahaha e até atende bem o uso dia-a-dia para quem não tá editando filmes e talz. Até para rodar Genshin tá com loadtime baixo (< 5s)

Paguei ~360 no de 480GB/512GB. Sei lá, uma pechincha levando em conta que era pandemia já.

Pois é, mas não acredito que tenha uma diferença ENORME de 500MBps pra 3500MBps e o custo quase triplica. :\

Se for 3500MBps tem sim.
Mas geralmente todos são rápidos igualmente em leitura, a escrita que difere bastante

Me referia no meu uso. Não faço uso de softwares que gravem dados gigantes. Claro que vai fazer uma senhora diferença para edição de vídeo e tals. hahaha

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.