HarmonyOS: o sistema operacional que assusta

É um sistema novo e talvez seja mais econômico em recursos que o Android.

Além disso, pode ser que eles usem os apks somente a primeiro momento e vá capando as funcionalidades a medida q o sistema possa se popularizar.

Eu não sei, mas coloco muita espectativa. O Android já deu… Tá uma bagunça, pesada e mal otimizada.

1 curtida

E fiscalização de personalidade contribui para o quê?

1 curtida

Faço das palavras do @Keaton as minhas

Sabe o pior pra mim @Douglas_Knevitz, não foi nem o fracasso do WP (que sofria com a resistência do Google em por seus apps e dar suporte), o pior pra mim foi o fracasso do Blackberry 10 (QNX), que tinha suporte as soluções do Google, e fracassou pq na época ninguém quis tentar se habituar ao inovador sistema de navegação por gestos dele, mesmo gestos que hoje em dia foram copiados quase que integralmente pelo Android e iOS kkkkk.

1 curtida

Se bem que a MS também teve sua parcela de culpa na morte do WP.

Mas faz falta uma terceira via de verdade nos smartphones.
Por mais que exista alternativas como o PureOS e o KaiOS, não são concorrentes de relevância.

4 curtidas

Qualquer sistema que tenha de abraçar todo o legado do Android e rodar em um monte de celulares vai ser igualmente pesado, IOS só é leve pq roda em poucas variações de hardware.

2 curtidas

Falando em concorrente irrelevante, tem um smartphone que roda Linux. Se eu lembrar o nome, eu posto.
A idéia é bem interessante, já a execução…

É o Librem.

https://puri.sm/products/librem-5/

1 curtida

Na Índia é muito forte, mais de 250 milhares de celulares vendidos por ano lá, ainda são feature phones.

3 curtidas

Não necessariamente. O Windows Phone estava aí pra provar o contrário.

Mesmo em aparelhos com hardwares bem fracos, tinha desempenho superior a qualquer Android da época.

Mas se parar pra pensar não é um concorrente ao duopólio do Android, afinal, o KaiOS pertence ao Google (a diferença é só a base do software, que troca o AOSP do Google, pelo B2G da Mozzilla).

1 curtida

Da onde saiu essa informação?
No Wikipedia diz que o KaiOS é desenvolvido pela KaiOS Technologies Inc., que é uma empresa de Hong Kong.
O Google investiu no KaiOS, mas não acho que isso o torne dono do sistema.

2 curtidas

Você se refere aos drivers e/ou capacidade de suportar APK? O Android não comporta todos os drivers em seu kernel, cada compilação X para celular Y é única na questão dos drivers (mas nada impede que metam um monte de drivers, como ocorre no Android X86).

Agora se estiver falando do suporte a APK, Windows Phone, Tizen, aquele SO da Blackberry, Sailfish OS e Fuchsia tinham/tem JVM pro APK e não eram/são pesados. Tem uma diferença enorme de desempenho entre rodar alguns programas na JVM pro Android completo com quase todo o userspace rodando nela.

1 curtida

A questão é que o android é um sistema extremamente intrincado, só de tirar os apps do google de um celular muita coisa já quebra, pra manter a compatibilidade de todos os programas atuais o novo sistema tem de abraçar muitas coisas. E se descartar os programas atuais a chances do SO fracassar são grandes.
Uma busca sobre a compatibilidade dos APK em outros sistemas vai ver que sempre tem alguma coisa quebrada, que tem de usar versões bem especificas dos programas, e esse seria justamente o problema do SO que tentar substituir o Android.

1 curtida

Realmente me expressei de forma equivocada, o KaiOS não pertence diretamente ao Google, porém hoje em dia a Google é a principal desenvolvedora da plataforma, ou seja, sem o Google, o KaiOS não existiria; um paralelo com o Tizen, que pertence a uma aliança de empresas (Linux Foundation, Samsung, Intel, Tizen Community e Panasonic), mas que essencialmente depende da Samsung como desenvolvedora.

1 curtida

Mas aí é porque o Google construiu o SO dentro dos seus serviços, e vende assim para as fabricantes, que repassa aos clientes devido a grande maioria não conseguir usar sem o ecossistema do Google, nem saber instalar fora da Google Play. São anos construindo e manipulando o Android e o mercado.
Outro SO construir do zero vai levar quase uma década para ficar pronto para o mercado, mesmo sabendo se o mercado vai aceitar ou não, a chance de falhar é grande como você falou, ainda mais que as pessoas não são tão abertas a alternativas como dizem que são.
Usar o kernel do Linux por baixo, poderia diminuir pelo menos três anos no desenvolvimento em ralação de construir do zero, e a chances de falhar, isso não vai mudar.
Para aparecer outro SO alguém terá que ter muito dinheiro, muito mesmo, para apostar (mesmo sabendo que concorrentes falhou, como a Microsoft), conseguir trazer a comunidade de desenvolvimento para o sistema e fazer a comunidade acreditar que vai dar certo, tem que fazer bonito (tem que ser, aparência para todo mundo é essencial, ainda mais que a concorrência já tem, e maioria são leigas e o que sabe são os que olhos veem), e fazer as pessoas aceitar alternativa (isso acho mais difícil) de outro SO.
Não tem muitas pessoas no mundo para arriscar tanto assim.

2 curtidas

Seria legal o ElonMusk lançar o DogeOS pra celular. hahaha

Se ele conseguir lançar, eu sou um que não vou comprar

É uma linguagem cringe dos jovem dessa nova geração!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.