Hare é uma nova linguagem de programação que tenta substituir o C

1 curtida

Bom, pra mim vai ser como quando tentaram substituir o COBOL. O que sobrou é que até hoje tem muito legado da linguagem rodando. Apesar que eles tentam aproximar bastante o workflow da linguagem do C propriamente dito. Bom, vamos ver o que o futuro reserva.

2 curtidas

Acho complicado querer emplacar uma nova linguagem e ignorar o windows.

Não sabia que grego era linguagem de programação. D:

Muito parecido com Python. Seguindo a lógica, a linguagem será depreciada pois quem gosta de linguagens difíceis não gostam das fáceis.

Provavelmente vai virar uma limguagem de nicho.

Por exemplo, Julia veio querendo ser a principal linguagem pra substituir python e matlab (sendo em muitos casos mais eficiente que C) em estatística (Machine Learning), engenharia, etc. Tem muita coisa boa em Julia (com exceção do gerenciador de pacotes na minha opinião), mas a concorrência é muito forte e a linguagem não consegue crescer.

Go também veio pra ser uma boa alternativa ao C, mas ficou conhecida praticamente só pra uso em servidores.

Hare provavelmente vai cair numa dessa, vão achar uma área em que serve muito bem e vai ficar nesse nicho. C de certa forma continua sendo atual. E também, imagina ter que passar tudo de C pra Hare. Cobol em comparação com C era muito usado, mas talvez não com a mesma “profundidade”

O objetivo deles é bem claro, ser uma linguagem pra substituir C principalmente em sistemas operacionais. Isso só é importante no mundo Linux

1 curtida

Pelo que eu entendo o kernel do Windows também usa muito C e C++, então poderia se beneficiar de uma nova linguagem de programação que tem por objetivo substituir o C.

1 curtida

Não é ignorar. é que Windows é muito lixo pra começar algo assim.
Quando ela estiver mais madura, criar um compilador será mais simples.

Primeiro ela tem que crescer e aparecer.

Ou morrer na praia pois está limitada a nichos.

Não vejo hoje como algo queira crescer e aparecer sem estar nos planos de curto prazo um suporte a vários SO, não precisa ser perfeito, mas tem de mostrar interesse nisso.

4 curtidas

Criar uma linguagem não é fazer um programa pra rodar no kernel que a galera usa mais.

É totalmente diferente, muito complicado, demanda coisas que o Windows não pode oferecer agora.

Ser um sistema fechado e com apis muito ruins atrapalha tudo

1 curtida

Deve ter tido alguma treta cabulosa na equipe de desenvolvimento do Go pra eles fazerem esse Fork, só isso explica a criação de uma nova linguagem idêntica ao Go. Os caras poderiam ter melhorado o Go, mas não, né, preferem forkar.

Eles teriam que reescrever muita coisa pra portar a linguagem pro Windows, já que ele segue o padrão DOS e os sistemas com suporte a Hare seguem o padrão UNIX.

2 curtidas

Sinceramente não gostei da sintaxe, parece um typescript. Cheio de dois pontos “:”. Acho que Go por exemplo já veio com uma pegada parecida de manter um pouco do desempenho do C (embora perca um pouco) mas ter uma sintaxe muito mais simples que C com grandes nomes e empresas dando suporte. Já o rust eu vejo que tem desempenho melhor que C mas a sintaxe é uma loucura.

Zig >>> hare

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.