Hacker invade Windows 7 sem firewall e quase envenena água de uma cidade

Originally published at: Hacker invade Windows 7 sem firewall e quase envenena água de uma cidade – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Ao acessar Windows 7 desprotegido, hacker tentou aumentar nível de soda cáustica em estação de tratamento de água

Por isso prefiro uso de VPN em vez dessas ferramentas de acesso remoto simplificadas.

1 curtida

Não entendi a relação do firewall se o cara usou o teamviewer

3 curtidas

O invasor conseguiu entrar no TeamViewer (ferramenta para acesso remoto) instalado no computador de um funcionário e, partir dali, acessou o sistema que controla a estação de tratamento.

Uh… como a pessoa sabia exatamente qual era o ID desse computador? Pareceu inside job…

Pois é hehehe. Poderia ser até Windows 10 ou Mac OS que o resultado seria o mesmo hehehehe.

Notícia de 2 dias atrás!

Pois é.
O autor desceu a lenha no TI, mas nem sabe como funciona um TeamViewer…

1 curtida

O invasor acessou um PC com Windows 7 e sem firewall. Dentro dessa máquina, ele abriu o TeamViewer para acessar o sistema da estação. Modifiquei o texto para deixar isso mais claro.

3 curtidas

O autor (prazer, Emerson Alecrim) sabe, sim, como o TeamViewer funciona. O invasor acessou um PC com Windows 7 e sem firewall. Dentro dessa máquina, ele abriu o TeamViewer para acessar o sistema da estação. Modifiquei o texto para deixar isso mais claro.

7 curtidas

Pô, agora sim… pelo que estava escrito, parecia que ele tinha invadido o TeamViewer de algum jeito. hahaha

Ahhh, agora sim!
Retiro meu comentário maldoso.

Vlw!

Verdade deveriam prender estas pestes tudo

Então o problema não foi o sistema operacional e sim a inexistência de firewall. Podia ter sido com Windows 10 devidamente atualizado também, se estivesse com firewall desabilitado… estou errado?

Estranho um PC de uma estaçao de agua sem firewall. Se fosse win 8 ou 10 o resultado seria o mesmo. Me parece propaganda da Microsoft pra vender win 10.

O que não entendi e porque desabilitar o firewall nativo do windows 7

Tu não tem acesso ao PC só pq ele está com o firewall desabilitado, tem de explorar mais alguma falha de segurança.

Isso está cheirando a ex funcionário revoltada…

Ok, mas então poderia ter acontecido se fosse Windows 10 atualizado também, considerando as demais falhas apontadas na notícia. O fato de o sistema ser o Windows 7 e este não receber mais atualizações, nesse contexto, parece irrelevante.

Acho que a questão é como algo crítico ainda estava sendo mantido por um software tão antigo.