Hacker de 19 anos é preso em Portugal por ataque ao TSE

Originally published at: Hacker de 19 anos é preso em Portugal por ataque ao TSE – Brasil – Tecnoblog

Após ataque ao sistema do TSE, polícia Federal também cumpriu mandados de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais

O ataque DDoS foi bem sucedido sim, durante todo o dia das eleições, não era possível consultar informações no site e no app do e-Título, sempre dava erro de serviço indisponível, inclusive para quem queria justificar ausência. Somente depois de algumas horas é que o TSE liberou um bot no WhatsApp para consultas e esse funcionou, provavelmente foi um servidor separado ao que estava recebendo os ataques.

Não sei se me admiro que a policia identificou um hacker muito bom que foi capaz de superar os sistemas de segurança do TSE ou se me preocupo do TSE ter sido invadido por um hacker que não foi capaz nem de ocultar a sua identidade.

1 curtida

Mas isso foi DDoS? Ou muita gente mesmo tentando acessar?

Hacker bem nutella, hein? Pelo visto não usou VPN, proxy, Tor ou alguma outra ferramenta que anonimizasse o usuário.

7h da manhã já não dava para acessar os serviços, impossível a essa hora ter algum fluxo elevado de acessos.

2 curtidas

Mas o objetivo do DDoS é derrubar o serviço, o que acontece é que provavelmente eles bloquearam todas as requisições e liberaram somente as requisições internas pra não deixar as eleições desassistidas. O objetivo era atrapalhar as eleições, acho que falharam.

Sim, o objetivo de DDoS é derrubar, mas, também sobrecarregar sistemas e afetar a disponibilidade. O ataque sobrecarregou e não estava sendo possível o uso do e-Título, nenhuma consulta de local de votação, justificativa, entre outros, estava funcionando. No site do TSE, problema também, as consultas não retornavam resultados, ficava carregando eternamente. Esse é um efeito de um ataque DDoS.

Acho que infelizmente é a segunda opção.

2 curtidas

Pegaram o “hacker” pelo IP dele? Sério isso?

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.