Há necessidade de usarmos películas em nossos celulares?

Sou usuário de um S21 Ultra. Permaneci semanas com uma película e, com toda a certeza, o sensor de digitais foi prejudicado. Além de muito mais lento, passou a errar diversas vezes. Resolvi me libertar e retirar a película e me espantei com a tela. Como há tempos não usava o aparelho sem o protetor de tela, esqueci de como é bonita e tem as cores vivas. Parecia que eu tinha um celular novo em mãos. Acho que não volto mais e só investirei em capas mais robustas. Há real necessidade em usarmos películas?

5 curtidas

Não uso película há muitos anos. Apenas uma capa/bump que impeça de a tela bater no chão em caso de queda.

Pequenos riscos não me incomodam. Como não deixo cair, normalmente não tenho avarias.

7 curtidas

Acho essencial, depois de riscar dois aparelhos (Nexus 4 e iPhone XR) quando teimosamente decidi usar sem, indo pelas conversas de internet “uso a anos e nunca riscou”.

E foram aqueles riscos que são visíveis, que formam um arco íris no risco. Sempre coloquei em bolso separado, sempre fui extremamente cuidadoso para que não ocorresse algo do tipo. Mas sempre acontece. Gorila Glass e essas proteções ai são puro marketing.

Quer arriscar? Boa sorte, mas não tem coisa mais desgostosa do que tu ver a tela do seu smartphone com um risco aparente em qualquer imagem mais clara.

Sobre o S21 Ultra, recomendo as películas de plástico (como a que veio nele). O leitor continua 100% e ela oferece proteção contra riscos e fica bem mais amigável no smartphone do que essas de acrílico 3D, que qualquer coisa já trincam e costumam tirar um pouco da visualização da borda do aparelho.

2 curtidas

Nunca notei diferença na qualidade da imagem ao usar as películas de vidro.

2 curtidas

Hoje uso no máximo uma película de gel, fica praticamente invisível se for aplicada corretamente (até mesmo em telas curvas) e não causa problemas com leitores biométricos na tela. No entanto, ela protege apenas contra riscos, zero proteção contra quebras…

1 curtida

OBRIGATÓRIO, cara você jamais terá a mesma qualidade da primeira tela, falar que nunca vai quebrar é raríssimo, e na troca sempre tem uma perda, vale até trocar de aparelho, sobre sensores nunca senti prejuízo algum, tudo que era possível de usar dava sem problemas.

Ah… E SIM gorila Glass é marketing.

3 curtidas

depende da pessoa, se a pessoa for um pouco desastrada e anda com muitas coisas no bolso é bom colocar para evitar arranhões, se não, coloca puramente por prevenção.

eu como sou desastrado e desprevenido, meu celular está sem películas há uns bons anos, uns três anos no mínimo

4 curtidas

Sempre odiei e nunca usei. Nem capinha sequer eu usava, passei a usar no celular anterior por ser muito escorregadio, a ponto de andar no mínimo desnível e o A50 por arranhar só em olhar, e tá todo arranhado mesmo com a capinha, maldito plástico brilhoso.

Em mais de 3 anos com o A50 só tem um risco que pode ser visto mesmo com a tela ligada, e nem foi minha pessoa a responsável por ele, de resto só pequenos arranhões visíveis com a tela desligada e na luz.

4 curtidas

Se gorila glass é marketing, que dirá essas películas chinesas…

A tela é mais resistente que a própria película.

9 curtidas

Eu fiquei com preguiça de comprar uma pelicula e uma capinha pro meu A03 (desde que faça ligações e rode apps, tá bom. hahaha), faz uns três meses e até agora nenhum risco que me incomode num aparelho lowend.
Claro que tem uns, mas eu abuso do celular… bolso com chave, quedas, etc… (cuido menos que do meu Redmi 7 que nunca caiu uma vez e queimou do nada)

1 curtida

Nunca usei porque antigamente perdia muito a sensibilidade e hoje em dia não tem necessidade. Duvido muito que uma película vai impedir uma tela de trincar ou quebrar, e pra riscos as tecnologias padrão já cumprem o papel.

3 curtidas

Depende. Você se importa com as abrasões? Porque elas eventualmente aparecem. Eu não uso nem capa nem película (meu iPhone tem AppleCare+). Os aparelhos atuais são super resistentes, mas mesmo assim sempre surge um risco ou outro por mais cuidado que eu tenha. Mas como eu troco de celular todo ano não me incomoda muito.

2 curtidas

Eu usava porque é o senso comum usar, mas depois de anos usando a mesma película (que nem arranhada estava) eu tava com a impressão de que meus dedos deslizavam menos nela, além da moldura que estava me incomodando, acabei tirando. Capinha eu uso porque o celular parece um sabonete molhado, até com desnível em superfície lisa ele começa a escorregar (umas das poucas vezes que ele caiu foi assim).

1 curtida

A película é uma camada descartável, então faz sentido ela ser mais fraca.

Em conjunto com a tela ela forma um sistema laminado, recebendo o impacto de objetos pontiagudos e dissipando parte da sua energia ao se quebrar.

Um sistema parecido é o parabrisa dos carros, um sistema de vidros laminados, onde é comum em pequenos impactos a camada externa do vidro quebrar e a interna não, assim não gerando riscos ao motorista em continuar dirigindo até o seu destino.

Claro que num impacto lateral no celular o vidro será pressionado em um ponto sem o reforço e a tela vai quebrar igual, ai cabe uma capinha com bordas reforçadas (essas simples de tpu não servem) para dissipar a energia vinda daquele canto.

5 curtidas

Eu nunca usei película. Deixa a tela muito ruim e o touch pior ainda. Só uso capinha anti-impacto, aquelas com uma borda além da tela. Estou a anos usando dessa forma e nunca tive tela nenhuma trincada. No máximo arranha, mas coisa bem imperceptível.

5 curtidas

Sempre usei apenas películas de plástico ou qualquer q seja o material da moda q usam no nome, simplesmente pelo fato de que não acredito que películas de vidro protejam TANTO assim. Uso mais pra evitar riscos pq não gosto e caso eu decida vender o celular depois, é um fator que avaliam, mas não diria q é essencial como uma capinha é.
Ps: nos celulares samsung a maioria usei apenas a película pré instalada e nunca achei que atrapalhou o sensor biométrico da tela no N10+ e N20U, comprei uma pro meu S22Ue tbm não sinto que atrapalhe

2 curtidas

Eu uso uma película comum de plástico e uma capinha. Se eu uso sem película/capa fico agoniado em deixar o celular jogado dentro de mochila, junto com chaves no bolso etc.

Tenho isso desde um iPhone 7 que deixei no bolso junto com um outro celular e, quando tirei, tinha um arranhado tão feio que passaria facilmente por uma trincadura.

Uma simples película de plástico ou silicone fininha não me incomoda em absolutamente nada, me tranquiliza e, se riscar feio, só trocar por uma nova.

1 curtida

Não essas películas chinesas.
Engenharia dos materiais não é tão simples assim, Felipe.

As películas são apenas um placebo. Pode ser que ajudem em algum impacto específico, mas nenhuma dessas chinesas foi projetada para proteger alguma coisa. Se fosse, não custaria tão barato.

1 curtida

Se trocar a tela em assistência técnica autorizada da marca é utilizada uma peça igual a original. Nesse caso a qualidade é a mesma. Pelo menos nas minhas poucas trocas de tela, ficou exatamente igual a original.

3 curtidas

Necessidade vai depender do quão desastrado vc é. Eu não uso película desde 2016 e nunca tive problema com riscos ou quebrados, mas tenho cuidado com meus aparelhos. Sempre tenho um bolso da calça dedicado só para o celular e uso capinha apenas para não danificar a carcaça no caso de uma eventual queda ou batida.

Já no caso da minha filha, troco a película do celular praticamente todo mês rs

1 curtida