Guitarras, microfones e home studio; a tecnologia dos instrumentos musicais

Originally published at: Guitarras, microfones e home studio; a tecnologia dos instrumentos musicais – Tecnoblog

A tecnologia sempre amplificou — com o perdão do trocadilho — a música. Um giro da primeira guitarra até o “estúdio no celular”

2 curtidas

Excelente matéria

2 curtidas

A tecnologia trouxe muitas coisas legais sim. A comunicação permitiu que músicos de todo mundo também divulgassem seus trabalhos, permitiu compor remotamente, eu mesmo tive uma banda virtual com uma galera do cifras.com.br e depois um estúdio online americano. Mas também acabou com uma coisa muito importante na era de outro da música, a coletividade. Por isso hoje vemos muitos trabalhos de “bandas de uma só pessoa”. Banda por si já se trata de um coletivo, ainda existe, mas por facilitar tanto as coisas, tornou menor o desafio de compor e na minha opinião, capou a criatividade. São tantos loops, tantos softwares que se tornaram máquinas de costura de compassos, corretores, efeitos, que no fim tirou um pouco da alma coletiva. Não é a toa que estamos inundados de novas versões de antigos sucessos.

1 curtida

Que matéria sensacional! Sentia muita falta de coisas assim aqui no tecnoblog, obrigado Melissa!
Atualmente eu tenho um mic da Apogee pra gravar violão e voz, e utilizo os instrumentos virtuais do garageband no iPad quando quero elaborar melhor a brincadeira. A qualidade do áudio fica excelente! Estou atrás da Apogee jam por um preço razoável pra gravar guitarra agora.
Ficou tão “democratizado” o processo de produção musical depois dessa modernização através dos acessórios com foco em mobile. E são coisas que antes eram caras e inacessíveis.
Minha última descoberta foi uma plataforma de masterização digital, que utiliza de inteligência artificial pra fazer o processo. A plataforma se chama LANDR.
Dá pra testar gratuitamente, e o valor pra exportar em MP3 padrão é justo (R$55,00 por ano).

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.