É possível reaproveitar placas de GPU de mineração usadas ou já estão ruins?

Esses dias atrás o Linus fez um vídeo no qual mostrava que a maioria das placas ainda funciona direito e uma tinha morrido (claro que tinha de ser uma Gigabyte, claro!). Pensando melhor, acho que a maior parte do que se acredita sobre placa de vídeo usada é noia das fabricantes de placa de vídeo e as placas de vídeo do AliExpress podem ser menos piores que a gente acredita.

Claro que existem certos problemas:

  • certas marcas chinesas como JieShuo que usam coolers terríveis e tendem a sobreaquecer (segundo relatos).
  • aquele pessoal que lavou as placas de vídeo com mangueira e acabou que quem comprou acabou pegando uma placa de vídeo cujo die estourou por causa da água…
  • degradação acelerada do silicio caso o minerador tenha feito um overclock agressivo na placa de vídeo, mas geralmente eles reduzem para serem mais energéticamente eficientes possível
  • placas podem morrer a qualquer hora. Mas qualquer placa de vídeo pode morrer a qualquer hora… o problema aqui é quanto tempo ela vai durar. Três anos por 1/3 do preço de uma nova? MUITO bom, tu fará três atualizações de placa de vídeo pelo preço de uma! Agora, 6 meses? Ai já não tanto…
  • zero garantia real (eles até dão garantia, porém para enviar pra china de volta? Comofas?)
  • tem placa vindo sem backplate/shield (sério, quem infernos tira o shield?!)

Antes ele já tinha feito outro desses vídeos.

Mas o que vocês acham? Será que é tudo minhoca que os fabricantes colocam na cabeça das pessoas? Ou será que tem alguma verdade que realmente seja um contra?

1 curtida

Única coisa que não recomendo é comprar um GPU de mineração cujo o cooler não pega as memorias, acredito que hoje tá mais difícil ter designs dessa maneira, normalmente as memorias são muito estressadas em mineração, e é fácil ocorrer de não ter refrigeração correta para elas já que não há sensores de temperatura.

Agora, degradação de silício ocorre mesmo? Eu tenho isso na cabeça como um mito, eu tenho muito receio de relato na internet, pois pode ser simplesmente a pessoa que não soube estabilizar o overclock, e depois que achou uma aplicação que crasha o PC acha que o silício degradou.

1 curtida

As usadas do AliExpress são “95% novas”, tipo certas RX 580 da Afox. GPU usado, resto tudo novo.

Se eu pudesse afirmar algo baseado num sample size of one, eu diria que até acontece. A minha GTX 750 de 2015 (Maxwell, 1GB, GV-N750OC-1GI) parece estar degradando já. Antes eu conseguia puxar ela até 1475~1520MHz. Ano passado dava para puxar até 1425MHz e agora, dependendo do load, tá já crashando em 1350MHz. O boost padrão dela é 1137MHz… mas leve em conta que é uma placa com 8 anos de abuso casual. (Sim, temperatura nunca foi minha maior preocupação… em jogo, quase sempre 85°C+. hahaha) (Mas já to para aposentar ela, finalmente…)

O osso que há outros componentes que podem influenciar no comportamento dela, como o VRM não ter perdido sua capacidade de alimentar corretamente em altas cargas. Pelo menos no meu desktop, o FX8320e, desde do primeiro dia de funcionamento levou overclock, e por volta de uma década depois continua do mesmo jeito.

1 curtida

Tá ai um ponto que eu não tinha parado pra olhar, se for isso… pode ser que as 95% novas sejam uma boa idéia. Assim como as placa mães remanufaturadas de Xeon, apesar de ninguém saber a procedência/qualidade dos VRMs usados nessas MoBos e levando em conta que até as fabricantes normais costumam colocar lixo nas placas mais baratas (né Gigabyte?).

Mas, pelo que lembro, nunca deu para mexer na tensão dessa placa aqui… era limitado pelo BIOS e eu nunca me interessei em mudar isso, apesar do editor de bios do Maxwell parecer permitir isso.

1 curtida

fica repetindo isso não, pela amor de Deus,

minha placa e fonte é gigabyte kkkkkkkkkkkkk

Eu confio em placa mãe Gigabyte, mas não em todas… Sò não confio mais nas fontes e placa de vídeo low profile.

nem as VGA high-end mostra que são confiáveis, fico com um pé atrás.

Tem uma 3090 dela que é uma única fan de refrigeração, toda vez que olho, penso que foi feita para as pessoas que moram nos países nórdicos

image
Essa? Essa usa um sistema diferente, é blower com vapor chamber. Detalhe: a nVidia também usa sistemas do tipo, vide as founders Editions. AMD também usa nas 7000, porém os da AMD não funcionam muito bem pelo jeito.

essa mesmo, pode ser que o sistema de refrigeração diferente oferece o mesmo ou melhor resultado, kkkk mas o pé atrás continua.

a quadro que tem é assim e é bastaste silenciosa, mas já vi umas que fazem muito barulho só por está ligada, só que os chips da Nvidia são a nata da produção

Comp vocês recomendo iniciar uma mineração?

Quais criptomoedas escolher?

Não é bem esse o foco do tópico… mas já nem dá pra farmar as maiores criptomoedas com GPU. Bitcoin só com ASIC, Eth virou proof of stake…

1 curtida

Por isso mesmo que estou perguntando, estou pensando em tentar Vertcoin

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.