200 dolares para usar kkkkk Bem feito ai pros manjarolas da OpenAI. Obrigado Claude, Gemini, Deepseek…etc por existirem =)
Alucinação não é de todo ruim. Para textos Dadaístas, inspiração para fluxo de consciência, surrealismo e até pra usos esotéricos/místicos, a alucinação é sine qua non (pra quem não sabe o que é Dadaísmo/Surrealismo, um exemplo próprio que acabei de digitar nesse comentário: “Um cavalo que voa, eu falo que soa, mas galo não voa, fez um ralo à toa”).
O problema é alucinação para coisas que precisam de informação precisa. Só que a própria natureza de uma LLM (uma Markov Chain sob anabolizantes) é de alucinação, ao menos sob uma perspectiva humana (o “caótico” e “aleatório” fazem parte dos fundamentos cósmicos, mas pra nós são quase sempre “estranhos” porque vão contra a suposta percepção de “ordem”).
O que fizeram foi provavelmente aumentar mais ainda a quantidade de parâmetros do Transformer, o que exige muito mais computação. O que encarece os custos, que já são caros…
e ainda assim a OpenAI tem prejuízo.
“OpenAI Spent $9 Billion to make $4 billion In 2024, and the entirety of its revenue ($4 billion) is spent on compute ($2 billion to run models, $3 billion to train them)”
(Fonte: There Is No AI Revolution que por sua vez usa o The Information e outros como fonte para sintetizar aquilo que a OpenAI não anuncia de forma numérica para não estourar a bolha da IA)
Além do DeepSeek, tem outros também, sendo muitos deles fora do eixo EUA-Europa:
- Amazônia IA (Brasileiro)
- Maritaca IA (Brasileiro)
- Qwen (Chinês)
- Kimi (Chinês)
- Baidu (Chinês, inclusive com a interface em Mandarim, mas entende perguntas em Português e Inglês também)
- Doubao da ByteDance (Chinês, também todo em Mandarim, e eu não sei se vai permitir criar conta porque ele tem me avisado de uns tempos pra cá sobre uma nova exigência de números chineses, embora na época que encontrei consegui cadastrar com número brasileiro, mas fica a sugestão mesmo assim)
Falando de modelos/plataformas do eixo EUA-Europa, temos:
- Grok (Estadunidense)
- IBM Granite (Estadunidense?)
- Vários modelos, incluindo Hermes, Phi, Llama e Mixtral, no HuggingFace (desconheço a nacionalidade desse, mas é em Inglês)
- Cinco modelos para conversar sem ter conta no DuckDuckGo (mas tem um limite baixíssimo de mensagens por dia)
Ué, mas eu uso ChatGPT sem pagar, e a versão gratuita é mais precisa (pelo menos nos meus testes) que essas alternativas que você citou.
Eu uso GPT pago porque a empresa onde trabalho assina o plano pago, porém, a versão gratuita é muito equivalente a versão paga.
A diferença era muito maior quando na versão gratuita era o GPT 3.5, mas desde que liberaram o 4o na versão gratuita eles ficaram bem equivalentes.
A principal diferença entre o pago e gratuito são os limites.
Pra quem programa, na versão gratuita ele aceita menos linhas de código.
Pra enviar arquivos acho que o GPT gratuito nem aceita, ou se aceita é só com arquivos pequenos.
Na versão paga o GPT também consegue trabalhar com mais contexto, então você pode conversar por bastante tempo com ele entendendo o contexto total do que foi dito.